Primeiro show do Queen

27 de junho de 1970 – 53 anos atrás…

Brian May e Roger Taylor se apresentavam publicamente em seu primeiro show, com seu novo vocalista, Freddie Bulsara (ainda não Mercury) sob o nome de “Queen at City Hall in Truro, Cornwall” (Queen na Prefeitura em Truro, Cornualha). Mike Grose estava no baixo.

Em alguns anos, eles lançariam discos de sucesso e tocariam na frente de milhares de fãs gritando, mas em 27 de junho de 1970, os caras do Queen eram apenas mais uma banda de rock em dificuldades aparecendo para um show agendado pela mãe de Roger Taylor, Winifred.

Foi organizado como um evento de caridade para a Cruz Vermelha. Winifred estava envolvida na caridade. Ela postou vários anúncios, o primeiro em fevereiro.

Um roadie na época, Ken Testi, insiste que eles foram chamados de Queen no primeiro show. Roger Taylor confirmou isso em 2019 com uma foto de seu diário de 27 de maio de 1970 que ele postou em seu Instagram.

Outra foto que ele postou indica que eles consideraram chamar a banda de “Stone Cold Crazy” alguns dias antes.

Conforme observado no site de Brian May, o Queen continuou a usar seu nome original, Smile, quando foram contratados para se apresentar no concerto. É por isso que o anúncio mostra o nome “Sorriso”.

Depois de conhecer Roger Taylor, Brian disse:

“𝐿𝑒𝑚𝑏𝑟𝑜-𝑚𝑒 𝑑𝑒 𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟 𝑖𝑚𝑝𝑟𝑒𝑠𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑅𝑜𝑔𝑒𝑟 𝑝𝑟𝑒𝑝𝑎𝑟𝑜𝑢 𝑠𝑒𝑢 𝑘𝑖𝑡 𝑛𝑜 𝐼𝑚𝑝𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙 𝐶𝑜𝑙𝑙𝑒𝑔𝑒. 𝑆𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑜 𝑠𝑜𝑚 𝑑𝑒𝑙𝑒 𝑎𝑓𝑖𝑛𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑏𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎 𝑗𝑎́ 𝑒𝑟𝑎 𝑚𝑒𝑙ℎ𝑜𝑟 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑢 𝑡𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑜𝑢𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑎𝑙𝑞𝑢𝑒𝑟 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑎 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎.”

O Smile tinha desenvolvido a reputação de ser uma banda sólida no circuito de clubes e faculdades de Londres. Brian May, sendo um estudante do Imperial College, fez contato com as pessoas certas no campus e logo reservou grandes artistas como Jimi Hendrix e Pink Floyd para se apresentarem lá, garantindo sua banda na abertura.

Atuar no Royal Albert Hall foi outro destaque de sua carreira. Eles gravaram seis músicas originais no estúdio e lançaram um single nos EUA chamado “Earth”, que fracassou. Não sentindo nenhum progresso, eles terminaram em 1970.

Das cinzas do Sorriso veio a Rainha.

John Deacon ainda não estava na banda neste momento. Mike Grose foi o primeiro de muitos baixistas do Queen. Ele tocou brevemente em uma banda com Roger Taylor em 1965 chamada “Johnny Quale and The Reaction”, que foi fundada por seu irmão, John Grose.

Nascido Farrokh Bulsara, o cantor se fazia chamar Freddie Bulsara neste momento. Freddie conhecia bem os três membros do Smile. Ele era colega de quarto de Brian na época, participou de muitos de seus shows e às vezes atuou como roadie. Ele adorava a música deles, mas também havia expressado abertamente para eles sua opinião de que sua apresentação no palco estava errada e precisava de mais teatralidade.
Brian então lembrou Freddie, que disse:

“𝐼𝑠𝑠𝑜 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑏𝑜𝑛𝑖𝑡𝑜 – 𝑒́ 𝑜́𝑡𝑖𝑚𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑣𝑜𝑐𝑒̂ 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖𝑟 𝑎𝑡𝑚𝑜𝑠𝑓𝑒𝑟𝑎𝑠 𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖́-𝑙𝑎𝑠. 𝑀𝑎𝑠 𝑣𝑜𝑐𝑒̂ 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑏𝑒𝑚, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑒 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑑𝑒𝑞𝑢𝑎𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒. 𝐻𝑎́ 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑎 𝑜𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑒 𝑠𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑒𝑐𝑡𝑎𝑟.”

Em abril de 1970, Freddie, Brian e Roger estariam unidos musicalmente. Algumas das fotos abaixo são de seu primeiro ensaio no Imperial College, conforme confirmado por Brian May em 2019.

Embora o concerto de 27 de junho tenha servido como um marco importante, marcando a primeira vez que May e Taylor se apresentaram publicamente com o cantor Freddie como Queen, os membros da banda mais tarde se lembraram dele como um show menos auspicioso em termos musicais. Mike disse:

“𝑇𝑒𝑛𝑡𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑎𝑠 𝑔𝑎𝑓𝑒𝑠, 𝑚𝑎𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑏𝑟𝑢𝑡𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑓𝑟𝑎𝑛𝑐𝑜𝑠, 𝑓𝑜𝑚𝑜𝑠 𝑑𝑢𝑟𝑜̃𝑒𝑠.”

De acordo com uma entrevista em uma edição de 1977 de “Circus”, Freddie lembra que a primeira música que a banda tocou foi “Stone Cold Crazy”, a única música original que a banda tocou naquela noite.

“𝐸𝑙𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑡𝑎̃𝑜 𝑙𝑢́𝑐𝑖𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑙𝑒𝑠 𝑔𝑜𝑠𝑡𝑎𝑟𝑖𝑎𝑚 𝑒 𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑒𝑟𝑎 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑒𝑞𝑢𝑒𝑛𝑜, 𝑚𝑎𝑠 𝐹𝑟𝑒𝑑𝑑𝑖𝑒 𝑛𝑢𝑛𝑐𝑎 ℎ𝑎𝑣𝑖𝑎 𝑡𝑜𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑛𝑎 𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑟𝑒𝑎𝑙 𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠”, escreve Jacky Gunn no livro “As It Began”.

Muitos relatos lembraram que era uma versão muito mais lenta da música, mas Brian May disse o contrário em 1998:

“𝑄𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑎 ‘𝑆𝑡𝑜𝑛𝑒 𝐶𝑜𝑙𝑑 𝐶𝑟𝑎𝑧𝑦’ – 𝑠𝑖𝑚, 𝑒́ 𝑎 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎̃𝑜, 𝑒𝑚𝑏𝑜𝑟𝑎 𝑡𝑒𝑛ℎ𝑎 ℎ𝑎𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑒𝑛𝑡𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑟𝑒𝑐𝑜𝑐𝑒 𝑑𝑒 𝐹𝑟𝑒𝑑𝑑𝑖𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑠𝑒𝑢 𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜 𝑎𝑛𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟, 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚 𝑟𝑖𝑓𝑓 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑚 𝑢𝑚 𝑟𝑖𝑡𝑚𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑙𝑒𝑛𝑡𝑜. 𝐴𝑐ℎ𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒́ 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑡𝑖́𝑛ℎ𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑐𝑒𝑟𝑡𝑒𝑧𝑎 𝑠𝑒 𝑒𝑟𝑎 𝑏𝑜𝑚 𝑜 𝑠𝑢𝑓𝑖𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑎́𝑙𝑏𝑢𝑚 𝑒 𝑛𝑎̃𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑖𝑛𝑎𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑎́𝑙𝑏𝑢𝑚 – ‘𝑄𝑢𝑒𝑒𝑛 𝐼𝐼’. 𝑄𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 ‘𝑆ℎ𝑒𝑒𝑟 𝐻𝑒𝑎𝑟𝑡 𝐴𝑡𝑡𝑎𝑐𝑘’ 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑠𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜, 𝑡𝑖́𝑛ℎ𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎 𝑝𝑟𝑎́𝑡𝑖𝑐𝑎 𝑛𝑖𝑠𝑠𝑜!”

Roger Taylor se lembra bem do concerto, e afirmou que a banda também tocou “Son And Daughter”. O resto do set era provavelmente covers – talvez incluindo algumas músicas do Smile, que tanto Freddie quanto Mike estariam familiarizados como “Doin’ Alright”, que mais tarde seria retrabalhada para o álbum de estreia do Queen (e reescrita como “Doing All Right”), como provável candidata.

Mike Grose diz que a banda fez covers de músicas do Led Zeppelin nesses primeiros shows. Entre eles provavelmente estava “Communication Breakdown”, já que Freddie havia tocado no passado com sua banda, “Wreckage”. Mais tarde, Mike afirmou que fazer covers era fácil, porque eles podiam simplesmente tirar as músicas do disco nota por nota, enquanto os arranjos dos originais do Queen continuavam mudando.

Roger então lembrou como Freddie:

“N𝑎̃𝑜 𝑡𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑎 𝑡𝑒́𝑐𝑛𝑖𝑐𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑒𝑢 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑡𝑎𝑟𝑑𝑒; 𝑒𝑙𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑐𝑖𝑎 𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑜𝑣𝑒𝑙ℎ𝑎 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎.”

Em outra ocasião ele disse:

“𝐹𝑟𝑒𝑑𝑑𝑖𝑒 𝑡𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑛𝑎𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙. 𝐹𝑜𝑖 𝑢𝑚 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑚𝑎𝑠 𝑡𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑢𝑚 𝑣𝑖𝑏𝑟𝑎𝑡𝑜 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑛ℎ𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛ℎ𝑒𝑐𝑒𝑚𝑜𝑠, 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑙𝑔𝑢𝑚𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑎𝑐ℎ𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑏𝑎𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎𝑛𝑔𝑢𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛𝑡𝑒. 𝑀𝑎𝑠 𝑒𝑙𝑒 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑙𝑖𝑐𝑜𝑢 𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑗𝑜𝑢 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎. 𝐸𝑙𝑒 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑛𝑡𝑜𝑢 𝑎 𝑠𝑖 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜.”

Em outra ocasião, ele lembrou como se sentiram ricos ganhando 50 libras pelo show. Em uma entrevista de 2018, ele acrescentou:

“𝑁𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑓𝑜𝑖 𝑜𝑟𝑔𝑎𝑛𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑚𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑚𝑎̃𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎𝑟 𝑎 𝐶𝑟𝑢𝑧 𝑉𝑒𝑟𝑚𝑒𝑙ℎ𝑎. 𝐸𝑙𝑒𝑠 𝑛𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑔𝑎𝑟𝑎𝑚 £ 50, 𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑟𝑎 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑛ℎ𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑛𝑎 𝑒́𝑝𝑜𝑐𝑎.”

Longe das vastas plataformas de iluminação que teriam no futuro, eles tocaram sob apenas duas luzes próprias.

Brian também tocou com uma moeda de seis pence em vez de uma palheta desde o início, outro elemento-chave de seu som único, um dos tons mais cobiçados de todos os tempos para aspirantes a guitarristas e profissionais.

O Queen permaneceria no fluxo durante o resto do ano, tocando semi-regularmente com o novo baixista Barry Mitchell assumindo em agosto, e finalmente se unindo em sua formação de maior sucesso com a chegada de John Deacon em março de 1971. Um pouco mais de dois anos mais tarde, eles lançaram seu LP de estreia.

O resto é história!

@ Queen Live by Greg Brooks

Fontes:
“Freddie Mercury – Queen Online”
Queen Fatos e Fotos

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *