A Iluminação do Queen – Parte I

Equipamentos de iluminação do Queen

 

▪️O Queen acreditou na constante atualização de seus equipamentos de palco e, portanto, foi uma força por trás da promoção de novas tecnologias nessa área. Eles possuíam todos os equipamentos de iluminação (diferentemente de outras Bandas) e vendiam alguns deles para outras (ELO excursionou com seu equipamento Crown, por exemplo).

 

1) Sheer Heart Attack – 1974

▪️O equipamento consistia em 64 luzes sem incluir os holofotes em frente ao palco. As 16 luzes laterais estavam em uma luminária de piso, enquanto as 48 luzes principais estavam suspensas em colunas em 4 pares de vértices.

 

 

2) A Night At The Opera – 1975

▪️Basicamente o mesmo que o anterior. Outra mudança é a adição de mais luzes laterais e a estreia de luzes de teto no na frente do palco. Também foram adicionadas pequenas luzes cor-de-rosa na fileira principal de luzes entre as luzes amarelas.

▪️Um dos primeiros equipamentos de iluminação que o Queen já teve ( aparentemente este ) foi vendido mais tarde para o Saxon, que excursionou com ele alguns anos atrás.

 

 

3) A Day At The Races – 1977

▪️Mais duas colunas de luzes emparelhadas foram adicionadas ao equipamento de iluminação anterior e foram dispostas em um arranjo de semicírculo com luzes spot nas extremidades e uma no centro. As luzes laterais foram conectadas às luzes do teto. Eles começam nas laterais do palco e sobem em semicírculo e se encontram no teto. Deus sabe quantas luzes havia naquele equipamento.

 

4) Earls Court – 1977

▪️O equipamento de iluminação ” Crown ” ( Coroa ) do Queen foi usado nos dois últimos shows da turnê A Day At The Races de 06 à 07 de Junho de 1977 em Earl’s Court. O custo total foi de £ 50.000 e foi o primeiro equipamento de iluminação móvel. Pesava 2 toneladas.

▪️Havia uma tela muito grande ou material de tecido que moldava o topo lembrando uma coroa forrada de luzes. A plataforma sobe no início do show revelando o palco e desce no final do show cobrindo o palco.

 

 

5) News Of The World – 1977

▪️O equipamento para esta turnê é praticamente um equipamento reduzido daquele dos shows de Earls Court em Junho de 1977. O Crown foi construído em Boston, Massachusetts, EUA. Existem filas únicas de luzes que correm ao longo da treliça da parte inferior da plataforma. A plataforma é uma treliça circular forrada com luzes. Há um tecido enorme que é esticado verticalmente na parte superior que é moldado para parecer uma coroa. Nos pontos da Coroa são colocadas luzes estrategicamente para iluminar o tecido durante o show.

▪️A coroa tinha 52 pés de largura e tinha uma estrutura circular interna que escondia o equipamento de iluminação. Este foi então vendido para a ELO, onde formou a metade superior do palco ‘ UFO ‘ para a turnê Out of the Blue.

 

6) Jazz – 1978

▪️O Forno de Pizza consistia de 320 luzes na treliça principal. A enorme plataforma foi nomeada devido ao intenso calor que produzia. Há 4 holofotes nas laterais das torres, dois à esquerda, dois à direita. As luzes ao redor do gongo atrás dos tambores são posicionadas ao redor formando um semicírculo composto por 15 luzes.

▪️A montagem variava de acordo com o método de suporte. Se o equipamento estiver pendurado no teto, ele começará por volta das 08h às 17h, aproximadamente 09 horas. Se o teto for muito fraco para suportar, são construídas torres para dar o suporte necessário. O processo da torre dura desde a meia-noite do dia anterior até a tarde do dia seguinte.

▪️O equipamento é inclinado para onde o público não pode ver o palco antes do show. Quando o show começa, o equipamento sobe, revelando lentamente o palco engolido pela fumaça.

▪️O Pizza Oven foi desmontado após a Turnê Crazy e reconstruído em seções para a turnê de 1981/1982.

 

 

Fonte –

Queen Concerts

Fotos na ordem.

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *