Matemática Rock – Um livro do italiano Paolo Alessandrini
Aqui ele explica, entre outras curiosidades, como Brian May compôs We Will Rock You através de … NÚMEROS PRIMOS
Mas, primeiro, quem é Paolo Alessandrini ? Ele mesmo responde –
– Sou um divulgador científico, autor e blogueiro de Matemática, professor de Matemática em um Instituto Técnico e Científico na província de Treviso (Itália) e, em minha vida anterior, Engenheiro de Computação.
E qual é a relação entre música e números ?
O livro explica todas as inúmeras afinidades entre as duas disciplinas, das escalas musicais às harmonias, do ritmo às simetrias. E a música é realmente plena de conceitos matemáticos.
O livro se concentra em particular na música Rock, dos Beatles ao Queen e Led Zeppelin, justamente porque as Bandas de Rock trazem matemática, cada uma à sua maneira.
Aqui um trecho de uma entrevista de Paolo, em 2019.
Os números primos do Queen !
– Entrevistador –
Qual é a história que mais o intrigou e o levou à escrever este livro ?
– Paolo –
Uma é a história do popular ritmo We Will Rock You do Queen. Sim, o popular stomp-stomp-clap. Poucas pessoas sabem que Brian May usou os números primos para fazer essas batidas soarem no disco como se estivessem sendo executadas por milhares de pessoas, como espectadores em um show em um Estádio.
May é um magnífico exemplo de uma estrela do Rock que também possui uma mente matemática brilhante. Isso não é surpreendente, também porque o guitarrista tem Doutorado em Astrofísica e colaborou com a NASA na missão New Horizons para estudar Plutão.
Brian May conseguiu equilibrar perfeitamente a Matemática na música, caso contrário o efeito teria sido desagradável.
Basicamente se a parte rítmica de We Will Rock You soa aos nossos ouvidos de uma forma perfeita e apaixonante, também é graças à Matemática.
E os números primos ?
– Paolo –
Entre outras coisas, We Will Rock You foi lançado em 1977, mesmo ano em que os números primos deixaram de ser um brinquedo para Matemáticos sem aplicações práticas, e se tornaram fundamentais como ingrediente básico para os algoritmos que gerenciam a criptografia de mensagens e, portanto, segurança nas comunicações (por exemplo, em nossos dias, transações na Internet).
Por isso, no livro defino 1977 como o ano dos números primos !
– Entrevistador –
Como Brian May conseguiu fazer isso ?
Paolo –
Bem, para saber você tem que ler o livro !
– Entrevistador –
Seu livro é um caminho da Matemática através da música. Vamos redescobrir a Matemática que conhecemos, partindo da Aritmética e da Geometria até sequências como a de Fibonacci ?
– Paolo –
Sim, o livro está dividido em quatro partes, cada uma dedicada à um ramo da Matemática – Aritmética e Álgebra.
– Combinatória, Probabilidade e Estatística.
– Geometria e Topologia.
– Análises.
Se você quer saber mais, aqui o link para a compra do Livro –
Edição somente em italiano.
Um trabalho curioso que combina vários aspectos matemáticos tendo como inspiração soluções musicais dos grandes nomes do Pop/Rock. Não para todos, mas para paladares finos e mentes abertas. Muito interessante !
Bem que poderiam substituir Matemática por Queen
Fonte – Redooc