Entrevista definitiva de Brian May para a revista ‘Total Guitar’ – Parte 6 – Live Aid e Adam Lambert

Parte 6 Live Aid e Adam Lambert

Como o Queen tocou no maior palco de todos

 

Live Aid

TG: Foi anunciado como O Maior Show da Terra e uma ‘jukebox global’, e o Queen se saiu bem em ambos os casos. O set de 20 minutos da banda foi cuidadosamente estruturado para o máximo impacto, começando com uma abreviada Bohemian Rhapsody e culminando com We Will Rock You e We Are The Champions. E com Freddie no auge, esta foi sem dúvida a maior performance da carreira da banda. Mas o Live Aid teve uma configuração pouco ortodoxa, com um rápido intervalo entre os artistas. Então, isso foi estressante?

 

BHM: Era uma espécie de Velho Oeste, porque ninguém nunca havia feito isso antes. Bob Geldof [vocalista do Boomtown Rats e co-criador do Live Aid] insistiu que seria possível, mas muitas pessoas disseram a ele que isso não poderia ser feito – que você não conseguiria o entrar e sair de bandas com rapidez suficiente. Realmente não havia um precedente para o Live Aid. Então, sim, estávamos estressados, mas havia tanta alegria e emoção que superava tudo.

Foi um dia glorioso, um belo dia de sol. Para a cerimônia de abertura, chegamos ao Estádio de Wembley em um helicóptero, o que foi muito emocionante para nós, meninos, e quando assistimos ao Status Quo abrir o show com Rockin’ All Over The World, eu estava sentado no camarote real com o Príncipe Charles e Princesa Diana. Foi incrível. Quero dizer, a princesa Diana teve muito a ver com isso – ela meio que tornou o rock’n’roll bom para a realeza. Parecia um novo mundo.

Logo após a cerimônia, voltei a voar de helicóptero para Barnes (no sul de Londres) e fui a uma feira com meus filhos. E em todos os lugares que eu andei no parque de diversões, havia rádios ligados e você podia ouvir o Live Aid evoluindo. Então eu me lembro de ter uma emoção incrível no estômago, pensando: Meu Deus, logo estaremos de volta lá fazendo isso. E quando voltamos lá, sim, havia muito nervosismo, muita adrenalina.

 

TG: É amplamente aceito que o Queen roubou aquele show em particular, é claro.

BHM: Bem, nós não fomos lá para fazer isso. A gente foi lá fazer a nossa parte. Eu acho que a coisa toda foi muito pura e genuína. Ninguém estava tentando capitalizar isso. Todos estavam lá porque foram inspirados por Bob Geldof em sua busca para resolver os problemas da fome no mundo. Ninguém nunca tinha feito isso antes, então todos queríamos ajudar. E claro, ninguém queria acordar na manhã seguinte e pensar que não tinha participado daquilo.

 

TG: O que passou pela sua cabeça durante aqueles 20 minutos no Live Aid? Você sentiu que esse seria um momento decisivo para o Queen?

BHM: Quando saímos, não pensei que fosse nosso melhor desempenho ou algo assim. Eu estava consciente de que tinha sido um pouco irregular. E quero dizer, os shows isolados sempre são, sempre há partes que você ama e partes que você odeia. O que fizemos não era algo que tínhamos feito no palco várias vezes. Foi uma apresentação montada especialmente para aquela ocasião. E quando você assiste agora, não deixa de ter momentos tensos. O final de Hammer To Fall é muito questionável, sabe? Mas ninguém se importava – porque a adrenalina que fluía em Freddie era magnífica.

 

                         

 

Ele, e também o resto de nós, se beneficiou do fato de já termos tocado em estádios antes, e muito poucos artistas que estavam lá naquele dia já tinham feito isso. Estivemos na América do Sul e fizemos shows incríveis em estádios na Argentina e no Brasil. Assim, tivemos uma medida do que é necessário para tocar para 100.000 pessoas, em vez de uma casa de shows ou uma arena. Freddie, quando você o observa agora, ele parece tão cheio de confiança. E ele é. Ele sabe que pode fazer isso. Ele sabe que já fizemos essa coisa de envolver o público. Ele sabe que pode atrair o público para o seu lado, apesar de ninguém ter comprado ingressos para nos ver. Não estávamos na programação quando as pessoas compraram todos aqueles ingressos. Então esse foi um passo para o desconhecido. Mas acho que Freddie nunca teve dúvidas.

 

TG: E quando você está se apresentando com um cantor com tanto poder e domínio do palco, há algo em sua mente sobre como você deve tocar para apoiá-lo? Como tocar nesse nível?

BHM: Não sei. Você vê, nós meio que crescemos juntos muito rapidamente. E interagimos desde o início. E era um tipo de relacionamento muito natural e orgânico, mas eu não estava tentando conscientemente apoiá-lo. Se eu estava tentando fazer alguma coisa, era ser o contraste certo.

Nós éramos muito interativos. Você sabe, Freddie estaria muito consciente de mim no palco, e eu estaria muito consciente dele – no sentido musical e também no sentido físico. Estar no palco é uma coisa muito física. Vocês têm uma espécie de consciência um do outro, e é no posicionamento, na linguagem corporal e nos canais de energia que atingem o público. Então estávamos muito em harmonia, mesmo sem tentar.

Éramos uma máquina que funcionava. E isso se aplica a toda a banda. Todo mundo tem seu lugar. E simplesmente evoluiu de uma forma que você não poderia ter montado. Não poderia ter sido fabricado. Apenas evoluiu. Felizmente, éramos as pessoas certas para estarmos juntos na hora certa.

 

 

Queen + Adam Lambert

 

TG: E assim, 50 anos depois do primeiro álbum do Queen, a história continua. Você disse antes que sente que Freddie teria amado a maneira como Adam canta aquelas músicas antigas…

 

BHM: Já ouvi um bilhão de vozes em minha vida e nunca ouvi uma voz como a de Adam. Uma vez após a outra, posso imaginar Freddie dizendo: ‘Seu bastardo!’ Porque o alcance de Adam é ridículo, não é? E muitas vezes, eu me peguei desejando que Freddie e Adam pudessem ter se encontrados, porque eles teriam se divertido muito. Eles são tão parecidos em alguns aspectos, pessoal e musicalmente.

 

TG: Poderia haver um novo álbum do Queen com Adam?

BHM: Bem, nós estivemos no estúdio. Nós discutimos algumas ideias no meio de uma dessas turnês. Mas nunca chegou ao ponto em que sentimos que seria o certo. Portanto, não fomos por esse caminho até agora. Isso é tudo o que posso dizer.

Então eu realmente não sei. Mas acho que há um pouco de barreira aí. Eu acho que se as pessoas virem o Queen em uma gravadora, elas ainda querem que seja Freddie cantando. Pode ser Jesus Cristo, mas eles ainda querem Freddie, e não culpo as pessoas por isso. Tem gente no Instagram que fica chateada comigo: Por que você continua sem o Freddie? E eu digo: Não me diga o que fazer! Eu faço o que sinto que devo fazer. Há pessoas que acham que não deveríamos nem subir no palco sem Freddie. Mas acho que teria sido muito triste, e também não é o que Freddie gostaria. Ele gostaria que continuássemos nos desenvolvendo. E, claro, porque continuamos e nos desenvolvemos, isso mantém esse legado vivo.

Sabe, sempre tenho essa conversa com a irmã de Freddie, Kash. Ela também recebe essas perguntas: Por que eles estão fazendo isso sem Freddie? E ela entende completamente o que estamos fazendo. Ela diz: Isso é o que Freddie teria desejado. Ele não gostaria que suas canções ou as canções da banda se tornassem peças de museu. Ele gostaria que elas vivessem. E é isso que estamos fazendo. Nós damos vida ao legado da Rainha. Absolutamente.

A última turnê que fizemos foi fantástica. Provavelmente a maior turnê de arena que já fizemos, e a mais emocionante em termos de todos os shows esgotados e da energia do público. O problema é que as pessoas querem música ao vivo. Eles precisam de música ao vivo. E estamos felizes em continuar fornecendo isso enquanto pudermos. Enquanto eu estiver vivo, estarei lá!

 

E aqui termina a grande entrevista dada por Brian May à Revista Total Guitar.

Agradecemos imensamente a revisão das traduções feitas pelo nosso amigo e colaborador Arnaldo Silveira.

 

Se você perdeu alguma parte, clique nos links abaixo:

Primeira parte

Segunda parte

Terceira parte

Quarta parte

Quinta parte

 

Fontes: www.queenonline.com e Revista Total Guitar

Fotos de Neil Preston e Total Guitar e internet.

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Urso de Pelúcia do Queen

Postado por - 9 de agosto de 2021 0
Apesar do Queen celebrar seu 50º aniversário, a banda não estava muito interessada em comemorar. “Não queríamos chamar a atenção…

Live Aid Premiere

Postado por - 9 de novembro de 2004 0
Roger e Brian foram convidados especiais da Festa de lançamento do DVD LIVE AID, que teve a presença de grandes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *