Há 50 anos atrás, John Deacon trouxe equilíbrio para o Queen

Três anos se passaram desde o nascimento do Queen em 1970 até o lançamento de seu primeiro álbum autointitulado Queen, em 1973. Um período de treinamento para a banda criada por Brian May e Roger Taylor, que mudou de nome com a chegada de Freddie Mercury.

“Na formação do Queen queríamos o melhor. Não teríamos ficado satisfeitos com nada menos ”, disse Freddie, um símbolo da fusão única de imprudência e presunção, perfeccionismo e extravagância que, juntamente com a capacidade de oferecer um show ao vivo único, são as bases sobre as quais o Queen constrói suas carreiras .

“Dissemos a nós mesmos: ok, vamos nos ocupar com o rock’n’roll, e levamos isso a sério. Todos nós tínhamos carreiras em potencial pela frente, mas as abandonamos ”, diz Freddie, arrastando o grupo para o sonho de uma estrela do rock destinada ao sucesso, simplesmente porque estava convencido de sua inevitabilidade.

A qualidade da escrita das peças, a técnica de Brian May, o poder do rock de Roger Taylor e a grandeza de Freddie no palco colocaram o Queen em outro patamar desde o primeiro show em 27 de junho de 1970 na prefeitura de Truro, na cidade de Taylor, na Cornualha (onde ainda são chamados de Smile como a primeira banda formada por Taylor e May, mas já são Queen).

O verdadeiro problema, de acordo com o que Brian May disse em um post no Instagram relembrando os primeiros shows da banda, era encontrar um baixista.

O primeiro é Mike Grose, amigo de Roger Taylor que faz três shows com a banda e depois decide voltar à Cornualha em busca de trabalho, o segundo é Barry Mitchell que estreia no dia 23 de agosto no palco do Imperial College e sai em 1970  (“Achei que eles não iriam muito longe, mas Brian era um ótimo guitarrista e Freddie sabia exatamente o que queria”, disse ele mais tarde).

Então vem Doug “Bogie” Ewood, cuja carreira na banda estava destinada a se tornar o mais famoso da Inglaterra durando apenas três dias. Em 19 e 20 de fevereiro de 1971, o Queen teve duas datas importantes no Hornsey Town Hall e na Kingston Polytechnic como o banda de apoio do Yes, cujo álbum de estreia The Yes Album alcançou o quarto lugar nas paradas na Inglaterra. Doug lembrou que os dois shows foram muito bem, mas ele esqueceu que cometeu um erro: ele tentou roubar o show de Freddie: “Ele começou a pular no palco sem critérios”, disse Brian diplomaticamente. Freddie não aceita bem, e no dia seguinte Doug é afastado da banda.

Após três tentativas infrutíferas, a escolha do baixista começa a se tornar um problema sério. É preciso alguém que esteja no seu nível musical, mas também seja capaz de se adaptar às suas personalidades fortes e diferentes.

Dez dias depois, em uma festa de estudantes, um amigo apresenta um menino chamado John Deacon a Roger e Brian.

“Todos nós nos conhecíamos muito bem e sabíamos que éramos um pouco estranhos. Ele, por outro lado, era muito calmo e era um mágico da eletrônica. Pareceu-nos excepcional ”, disse Roger Taylor.

A estreia do Queen com John Deacon no baixo foi em 2 de julho de 1971 no Surrey College.

Diz-se que Freddie não gostou da blusa de John e por isso emprestou-lhe outra, mas naquele dia nascia a formação definitiva do Queen.

Fonte: www.virginradio.it

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Próximo Show do Queen Cover

Postado por - 15 de agosto de 2003 0
A banda Queen cover já conhecida por muitos fãs daqui de SP, fará a sua próxima apresentação no dia 21/08/2003,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *