Queen The Greatest Live – Episódio 40 – Stone Cold Crazy

Para os aspirantes a músicos britânicos dos anos 70, todos os caminhos levavam ao lendário Rainbow Theatre de Londres. Em 1974, o Queen alcançou esse marco ao ascender ao status de headliner – e como mostra esta filmagem de arquivo de novembro de 1974, eles aproveitaram a oportunidade com uma performance marcante deste hard-rocker do Sheer Heart Attack.

A filmagem é notável por marcar a primeira vez que o Queen foi filmado profissionalmente ao vivo.

Nenhuma banda de rock nasce em um estádio. No início dos anos 70, quando o Queen era uma boa pedida, mas ainda não era um tesouro nacional, o Rainbow Theatre, no Finsbury Park, em Londres, era um imponente rito de passagem, desafiando todos os grupos de aspirantes a provarem que eram capazes de se formar no circuito de clubes.

O Queen já havia enfrentado o palco do Rainbow uma vez antes como suporte para Mott The Hoople em 1973. Mas quando Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon voltaram a ser a atração principal do local com 3.000 lugares em março e novembro seguintes – promovendo os álbuns inovadores daquele ano Queen II e Sheer Heart Attack – a formação estava agitada e empenhada em provar seu valor.

Quando vejo nossas filmagens desses shows agora, vejo muita confiança e adrenalina”, disse Brian ao Mojo em 2014. “E eu penso: ‘Meu Deus, éramos garotos tão impacientes’” . ficou na tradição do Queen como o momento em que a banda anunciou suas ambições e subiu ao topo da tabela do rock britânico. E embora o setlist da banda tenha variado em novembro, talvez o momento mais agitado seja a versão violenta de Stone Cold Crazy revisitada nas imagens de arquivo desta semana.

 

Com Roger contando na banda com um berrado proto-punk ‘1-2-3-4!’ , Freddie disparando seu vocal rápido sem perder uma sílaba e o solo de guitarra espacial de Brian escalando a altura do pescoço de seu Red Special, este destaque de Sheer Heart Attack nunca soou tão rock. “Quando ouço Queen At The Rainbow agora, acho extraordinário”, disse Roger sobre o álbum ao vivo lançado em 2014. “Eu tinha esquecido o quão pesados éramos com coisas como Stone Cold Crazy e Flick Of The Wrist. Não éramos uma banda pop. Éramos como Led Zeppelin com harmonias…”

 

Próximo episódio:

Queen The Greatest Live – Encores

Foto ©Queen Productions

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

A EMI em defesa do Queen

Postado por - 15 de outubro de 2024 0
A extraordinária resposta da EMI à Indústria Fonográfica Britânica por não premiar o Queen em 1986. 1986 O ano em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *