Curiosidades sobre o filme Highlander

Mais de 30 anos se passaram desde o lançamento de Highlander, o guerreiro imortal, um dos filmes mais icônicos do cinema dos anos 80.

O filme, dirigido pelo diretor australiano Russell Mulcahy, conta a história do bravo Connor MacLeod e que alterna entre um passado antigo na Escócia e o presente em Nova York, onde Connor vive com o nome de Russell Nash.

Em 7 de março de 1986, o filme estrelado por Christopher Lambert foi exibido nos cinemas. O filme é lembrado por muitos também (senão acima de tudo) pela trilha sonora em que há inúmeras canções do Queen.

Entre as músicas  está  Who wants to live forever,  um dos maiores sucessos cantados por Freddie Mercury. Aqui estão os cinco fatos mais interessantes sobre Highlander, o guerreiro imortal.

 

1) FIASCO DE BILHETERIA, TRIUNFO NOS ANOS SEGUINTES

Embora agora seja um culto ao cinema e tenha sido capaz de produzir outras sequências, uma série de TV, quadrinhos e livros, na bilheteria  Highlander foi uma verdadeira decepção. Na verdade, quando foi lançado, o filme provou ser um verdadeiro fracasso considerando que havia custado 16 milhões de dólares, mas arrecadado menos de 13. A história, contada através da alternância de flashbacks entre a Escócia antiga e a Nova York contemporânea, a sangrenta os duelos entre os protagonistas, as cenas românticas, a interpretação de Christopher Lambert e a trilha sonora de Queen não foram, a princípio, apreciadas pela crítica e pelo público. Eles seriam então refeitos, com juros, nos anos seguintes.

 

2) LAMBERT NÃO DEVERIA SER O PERSONAGEM PRINCIPAL E ELE NÃO SABIA INGLÊS

Como costuma acontecer nos filmes mais famosos, mesmo para Highlander o protagonista principal não era a primeira escolha. Na verdade, parece que o diretor do filme havia pensado em Mel Gibson para o papel de ator principal. Apenas aquele que, 10 anos depois, ganharia o Oscar por atuar em Braveheart (no Brasil Coração Valente) , outro filme ambientado na Escócia. A recusa de Mel Gibson levou Russell Mulcahy a recorrer a Christopher Lambert que, apesar de ter nascido no estado de Nova York, ser francês, não conhecia bem a língua inglesa, tanto que teve que seguir as aulas de um professor de língua materna para atuar na o filme. O resultado, porém, foi extraordinário: Lambert aprendeu rápido e até agiu sem sotaque.

 

3) SEAN CONNERY PERDEU UMA APOSTA COM O DIRETOR

Entre os protagonistas do filme está também o lendário Sean Connery que interpreta Juan Sánchez Villa-Lobos Ramírez, um mestre espanhol das armas de origem egípcia que revela sua imortalidade a Connor e depois o treina no uso de armas e lhe revela tudo os segredos dos imortais. Devido à agenda lotada da estrela escocesa, todas as cenas com Ramirez foram filmadas em pouquíssimo tempo. Por isso, Sean Connery apostou com Russel Mulcahy que nunca conseguiriam finalizar o filme, mas perdeu a aposta.

       

 

4) O ROTEIRO ERA UMA DISSERTAÇÃO

Pouca gente sabe que o roteiro de um dos filmes mais famosos dos últimos 35 anos nasceu na verdade de uma tese de graduação. Gregory Widen, o escritor de Highlander , disse que pensou na história do filme enquanto estava de férias na Escócia. Durante o passeio, ele estava visitando um museu em Edimburgo quando se deparou com uma armadura que o fez se perguntar o que poderia ter acontecido se o proprietário ou quem quer que tivesse usado aquela armadura nos tempos antigos ainda estivesse vivo. Widen decidiu escrever o roteiro como uma dissertação (ele estava matriculado na Universidade da Califórnia na época) e intitulou-o Cavaleiro das Trevas . Uma tese que mais tarde, vendida como roteiro do filme, rendeu a ele US $ 200.000.

 

5) A LENDÁRIA TRILHA SONORA DO QUEEN

Quando se trata de  Highlander,  é difícil separar o filme de sua trilha sonora. O sucesso de Russell Mulcahy também se deve à música de seu filme que leva a assinatura do Queen. Essas obras-primas, no entanto, corriam o risco de nunca serem produzidas porque, na realidade, outros artistas como David Bowie, Sting e Duran Duran foram contatados antes da banda de Freddie Mercury. Além disso, parece que o Queen no início teve que escrever apenas uma música, mas depois eles se deixaram levar e se inspiraram no filme. Nasceram canções famosas como  Princes of the Universe, Who Want to Live Forever  e  A Kind of Magic.

                               

 

 Algumas músicas do filme: 

 

https://tg24.sky.it

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *