A Queda De Popularidade Do Queen Na América Nos Anos 80 – Por Sheila Pauka

Por que o Queen dos anos 80 falhou na América?

Uma série de fatores levou à isso

 

– Os EUA realmente odiavam disco nos anos 80, e uma vez que o Queen se entregou totalmente à ela com Hot Space, sua popularidade decaiu.

– A música disco adquiriu um status muito negativo, especialmente entre os fãs de Hard Rock. Assim que o Queen começou à se mover em uma direção mais Dance Music com HS, começaram à ser referenciados como ” os caras do Álbum Disco. ”

-De maneira mais geral, o Queen mudou seu estilo de Rock Progressivo / Hard Rock em direção à estilos de música Pop. Isso alienou a base deles, os fãs de Hard Rock.

– O videoclipe I Want to Break Free foi muito controverso nos EUA. Foi visto como engraçado em muitos países, mas moralmente errado nos Estados Unidos.

– O vídeo e a música foram banidos de várias estações de Rádio e eles pararam de o reproduzir. Os americanos, muito conservadores, não gostaram do que o Queen tinha feito, e meio que caíram em desgraça.

– Nesse ponto, o Queen praticamente cimentou sua irrelevância na cultura mainstream americana.

– Freddie não gostou da forma como o Álbum tinha afundado na América, então ele parou de fazer turnês por lá, depois de 82, o que os tornou ainda mais impopulares … e quanto mais impopulares eles eram, menos provável que a Banda quisesse fazer uma turnê lá novamente, focando no resto do mundo, onde estavam sendo bem recebidos.

– E sem turnês, os fãs americanos se afastaram.

– Este foi o prego no caixão!

– Depois veio The Works, um Álbum com uma variedade de gêneros e humores. Os próximos dois Álbuns à seguir teriam o mesmo destino ( sem turnê, supostas brigas entre Queen e Capitol Records sobre quais discos deveriam ser lançados, nenhum de seus Álbuns anteriores em circulação nas lojas de discos ).

– Em outras palavras, escândalos promocionais, turnês, mudança de gênero musical com o público em geral e a vida privada de Freddie, tudo isso contribuiu para o tiro pela culatra do Queen nos anos 80.

– Havia também uma fofoca rolando, mas não sei se procede, de que as Companhias de Seguro dos EUA queriam testes de HIV/AIDS ou não cobririam as turnês dos EUA, então eles não foram porque Freddie não queria fazer um teste.

– Não sei até que ponto isso seria verdade, já que 1982 era muito cedo para se falar em AIDS e ainda mais, em testes.

– No que diz respeito ao entretenimento, você não ostentava nos anos 80. Os anos 70, tudo bem, mas nos tornamos conservadores nos anos 80. Aliás, o setor privado sempre foi homofóbico.

– The Game foi o Álbum de estúdio de maior sucesso comercial do Queen na América, graças aos seus dois sucessos número 01 – Another One Bites The Dust e o rockabilly Crazy Little Thing Called Love. No entanto, o sucesso do Álbum também marcou o fim de um capítulo da história do Queen e marcou o início da dramática queda de popularidade da Banda nos EUA durante a maior parte dos anos 80 – mesmo quando o Queen permaneceu enorme em outras partes do mundo.

 

 Sempre pensei que havia um instante em que éramos a maior coisa do mundo “, disse Brian, no programa de Rádio In The Studio With Redbeard. Another One Bites The Dust meio que conquistou, porque de repente passou para o mercado negro de R&B. De repente, em vez de um milhão de Álbuns, estávamos vendendo três ou quatro milhões de Álbuns. E naquela época, isso era o máximo que qualquer um já havia feito. Isso foi antes dos dias de Thriller, onde as coisas ficaram totalmente fora de controle. Mas era grande. Acho que não percebemos que as coisas seriam diferentes. Estávamos meio que estragados por esse ponto.

 

– Embora sua fundação tenha sido no Hard Rock – caracterizado por valores de produção muito elaborados, harmonias vocais complexas em várias camadas, a majestosa guitarra de Brian e os vocais exagerados de Freddie – o Queen quebrou a fórmula em algumas ocasiões ao se envolver em outros gêneros.

– O Queen estava se aventurando em território amigo do Pop, longe de seus primórdios do Rock Progressivo e Glam.

– Em 30 de Junho de 1980, The Game foi lançado. Foi o Álbum de estúdio mais vendido da Banda nos Estados Unidos. Com o sucesso do disco e a turnê que incluiu uma apresentação de três noites no Madison Square Garden de Nova York, o Queen solidificou sua popularidade na América.

– E o lançamento de Greatest Hits, que contou com Crazy Little Thing Called Love, Another One Bites The Dust, Save Me e Play The Game, acumulou mais de cinco milhões de vendas no Reino Unido. Nos EUA, vendeu oito milhões de cópias.

– Mas o Queen não conseguiu manter o ritmo por muito mais tempo e começou um declínio vertiginoso na popularidade nos EUA …

– Vejam o relato dessa fã –

Sinto que não estava sozinha com minha insatisfação, relembrou Susan Mitcham-Magro, que viu o Queen no Boston Garden em 1982 durante a turnê Hot Space . O que originalmente me atraiu para o Queen parecia ter sido substituído por uma sensação mais disco.

 

– Não apenas o Hot Space despertou uma reação mista dos fãs, mas também de alguns membros da Banda.

Acho que Hot Space foi um erro, mesmo que apenas em termos de tempo “, disse Brian em 1989. Entramos muito no Funk e foi bastante semelhante ao que Michael Jackson fez em Thriller. Mas o momento estava errado. Disco era uma palavra suja.

 

– Durante a turnê Hot Space, Freddie disse ao público durante um show no Milton Keynes Bowl em 1982 (mais tarde lançado como Queen on Fire em 2004) –

Agora, a maioria de vocês sabe que lançamos alguns novos sons na última semana. Se valer a pena, vamos fazer algumas músicas na categoria Funk Black, seja lá como você chamar. Isso não significa que perdemos nossa sensação de Rock And Roll, ok ! Quero dizer, é apenas um registro sangrento ! As pessoas ficam tão animadas com essas coisas. Nós só queremos experimentar alguns novos sons.

 

– O Queen tocou nos EUA mais uma vez, e seu show em 15 de Setembro de 1982 no L.A.’s Forum seria a última vez que os quatro membros originais se apresentaram juntos no palco nos Estados Unidos.

– Brian lembra o que Freddie disse à ele –

Eu provavelmente terei que morrer, antes que a América nos queira ..

– Infelizmente, o renascimento da popularidade do Queen na América começou após a morte de Freddie, de complicações devido à AIDS em 1991, graças em grande parte à inclusão de Bohemian Rhapsody no filme Wayne’s World, e com a indução do Rock and Roll Hall of Fame da Banda em 2001. Com a sua música se tornando um marco regular em comerciais e filmes, o Queen reentrou na consciência dos americanos.

– Em uma carreira histórica marcada por destaques como Bohemian Rhapsody, Live Aid e as turnês sul-americana e Magic, a era The Game de 1980 representou um período mágico para o Queen na América, que nunca seria recapturado ou repetido.

– É como dizem- Se não está quebrado, não conserte

 

Fontes –

Medium

today.yougov.com

Reddit.com

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *