Queen The Greatest – Episódio 4 – “1974 Early Tours: Queen in Finland”

Continuando semanalmente até março de 2022, o Queen YouTube está levando os fãs do Queen em uma jornada única e notável – uma chance de revisitar alguns dos momentos mais icônicos da banda e descobrir alguns aspectos da história que não conhecíamos. Episódio 4, 1974 Early Tours: Queen In Finland, pode ser visto abaixo.

Alguns desses momentos serão familiares, outros raros ou esquecidos, alguns marcos recordes, outros peculiares e incomuns, mas todos nos lembram do impacto que o Queen manteve por cinco décadas e continua até hoje.

Nos primeiros meses da produção semanal regular, ele celebrará sucessos clássicos como “Killer Queen”, “Somebody To Love” e, é claro, “Bohemian Rhapsody”, junto com apresentações icônicas no The Rainbow, em Londres, no Hammersmith Odeon e no massivo outdoor da banda Concerto do Hyde Park. Além disso, revelando algumas joias das primeiras turnês da banda no exterior, na Europa, Escandinávia e América do Norte.

O produtor e criador da série Simon Lupton diz: “A história do Queen é diferente de qualquer outra e espero que os fãs de todo o mundo gostem de comemorar as muitas realizações extraordinárias, canções atemporais e performances icônicas que Freddie, Brian, Roger e John deram nós. Embora estejamos revisitando alguns de seus marcos mais famosos e lendários, espero que também haja algumas surpresas ao longo do caminho para entusiasmar as pessoas, sejam elas fãs fervorosas ou novatas curiosas. Esta história tem tantos capítulos para explorar, e quem sabe … pode muito bem haver alguns novos ao longo das próximas 50 semanas! ”

Sobre o Episódio 4 – Early Tours: Queen In Finland

No final de 1974, o Queen alcançou sucesso nas paradas de singles, lançou três álbuns e se estabeleceu como banda principal no Reino Unido.

No entanto, as ambições da banda não pararam por aí. Seus olhos estavam firmemente voltados para apresentações no exterior. O interesse por outros países já estava começando a crescer, ajudado pelo sucesso de Killer Queen na Bélgica, Alemanha, Áustria, Holanda, Irlanda e Estados Unidos.

Já em 1973, o Queen já havia se apresentado na Alemanha e em Luxemburgo, então, quando a turnê Sheer Heart Attack veio no final de 74, desta vez, a Escandinávia se tornaria o novo destino do Queen na primeira turnê europeia da banda.

Embora os horários da turnê não permitissem muito tempo para passeios turísticos, cada viagem foi uma experiência nova e emocionante para esses jovens músicos, e muitas vezes cheia de surpresas.

Uma dessas surpresas ocorreu na coletiva de imprensa antes da apresentação da banda em Helsinque, Finlândia, em 25 de novembro de 1974. Entre os jornalistas habituais, apresentadores de TV e rádio, segurando um pequeno gravador estava Juha Kakkuri, um garoto de 12 anos , que depois de ouvir Brighton Rock decidiu que queria os autógrafos da banda. O corajoso rapaz ligou para a gravadora e acabou sendo convidado para entrevistar a banda, para saber o que John comprou na Finlândia e quais eram os doces favoritos de Brian May na época e por que o jovem Juha teve que perder a oportunidade de ver o banda se apresentar naquela noite.

Falando agora, Juha lembra: “O interessante é que o primeiro membro da banda que entrevistei foi Freddie. Quer dizer, eu não sabia que ele era o vocalista, ele poderia ter sido o baixista ou o baterista. Mas por acaso entrevistei Freddie primeiro e, durante minha carreira no rádio, conheci muitas grandes estrelas. Robbie Williams. Rolling Stones. Pessoas assim. Mesmo assim, acho que nada pode superar a experiência de que a primeira pessoa que você entrevistou, aos 12 anos, foi Freddie Mercury. ”

Mesmo que a banda nunca tenha se apresentado lá novamente com Freddie, a base de fãs permaneceu sólida e continuou a crescer, evidenciada pela resposta entusiasmada de Brian e Roger quando retornaram a Helsinque com Adam Lambert em 2016.

Como iremos testemunhar com tantos outros países ao longo da série Queen The Greatest, desde o início a banda teve uma habilidade extraordinária de formar um vínculo profundo e especial com fãs de todo o mundo que perdura até hoje.

Fonte: www.queenonline.com

www.bravewords.com/news/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *