Queen The Greatest – Episódio 17 – Dia da Independência

O 17° episódio da série Queen the Greatest do Queen dá uma olhada nos bastidores de um dos momentos mais memoráveis da história da banda – o momento em que um de seus objetivos finais foi alcançado – no “Dia da Independência do Queen”.

Depois de sete anos juntos, o sonho do Queen de um “dia da independência” criativo e financeiro finalmente se tornaria realidade. O vídeo desta semana dá uma olhada nos bastidores deste momento crucial, com imagens de arquivo de Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, bem como uma rara entrevista com o gerente de longa data da banda, Jim Beach.

O episódio da semana passada foi dedicado ao baixista John Deacon e os hits que ele forneceu ao Queen. Deacon aparece com destaque novamente no episódio desta semana em que a banda revela a situação desesperada em que se encontravam mesmo após três álbuns de sucesso, e como a mão firme e o senso aguçado de John levaram o Queen a um dos pontos mais importantes de sua carreira – o momento em que finalmente alcançaram seu objetivo de independência financeira e criativa.

John revela:

“Não recebemos um centavo em royalties nos três primeiros álbuns. O que estávamos procurando naquele momento era basicamente cuidar de nós mesmos e fazê-lo completamente por conta própria.»

Roger Taylor acrescenta:

“É o longo caminho para a liberdade artística e financeira que é tão difícil de encontrar se você tiver sucesso em qualquer grau, porque há um milhão de tubarões por aí.”

No início de 1978, pouco antes de embarcarem na gravação de seu álbum  Jazz, o Queen finalmente assumiu o controle total de seus negócios – criando três entidades para operar e gerenciar seus esforços criativos: Queen Productions Limited, Queen Music Limited e Queen Films Limited. Na época, era um movimento muito incomum para uma banda, mas uma prova de sua fé em sua jornada musical para a frente.

Para a gestão diária do negócio, Queen recorreu a Jim Beach, que eles haviam conhecido pela primeira vez em 1975, quando a busca do grupo pela independência financeira realmente começou. Foi uma reunião que deixou uma impressão duradoura sobre Jim.

Ele lembra deste primeiro encontro:

“Conheci Queen pela primeira vez quando era advogado da Harbottle e Lewis em Londres. Eu era sócio e dirigia o que era então um novo departamento de música. Era show business e estávamos acostumados com clientes muito estranhos, mas eu me lembro quando Queen chegou, a recepcionista me ligou e disse “Sr. Beach, o Queen está aqui”, e eu disse, “Sim, tudo bem, mande-os entrar.” E ela sussurrou ao telefone, ela disse: “Você os viu?”

“E eu disse, ‘bem, sim'”, ela disse, “bem, um deles tem esmalte.” E eu disse, “Bem, sério?” “Sim, esmalte preto”. E eu disse, “Bem, “bem”, “sim, mas é só de um lado.” E eu disse: “Não seja estúpido, vamos, mande-os aqui.” Eu sempre me lembro de Freddie chegando primeiro, eles se sentaram e Freddie começou imediatamente dizendo “nós gravamos três álbuns, nosso gerente acabou de comprar seu segundo Rolls Royce e estamos com 60 libras por semana, então algo está errado.”

 

Mas não foi apenas no lado dos negócios onde o Queen queria ser mestre de seu próprio destino, seu álbum News of the World tinha provado que no estúdio eles também estavam prontos para assumir o controle total.

John Deacon:

“Chega em um ponto em que tudo o que você realmente precisa é de um engenheiro, porque a ideia de equilibrar e sons que você quer, um artista ou um músico realmente precisa saber o que eles querem. E a única pessoa necessária para implementar isso é um engenheiro. E quando você faz uma mixagem, quando você mistura a música das fitas, quero dizer que é o cenário, e então nós sentamos e trabalhamos nos controles também.

Nesta ocasião, o antigo engenheiro de som do Queen, Mike Stone, tornou-se o assistente inestimável que permitiu que a banda desfrutasse da liberdade criativa que sonhavam no estúdio.

O “Dia da Independência” do Queen tinha sido duramente combatido, e depois de sete anos juntos, como a maioria dos grupos chegou ao seu fim natural, o Queen finalmente conseguiu se colocar em uma posição onde eles poderiam ficar cada vez melhores. E é justo dizer que o melhor ainda estava por vir…

Fontes: www.marseillenews.net e www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Queen no Rockgol

Postado por - 10 de agosto de 2004 0
O Queen foi citado nesta segunda 09/08 no rockgol da MTV. Para quem perdeu o programa será reapresentado nesta quarta…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *