Jazz: 43 anos do álbum que de “jazz” só tem o nome

Jazz

Data de lançamento: 10 de novembro de 1978

 

Lado 1:

  1. Mustapha
  2. Fat Bottomed Girls
  3. Jealousy
  4. Bicycle Race
  5. If You Can’t Beat Them
  6. Let Me Entertain You

 

Lado 2:

  1. Dead On Time
  2. In Only Seven Days
  3. Dreamers Ball
  4. Fun It
  5. Leaving Home Ain’t Easy
  6. Don’t Stop Me Now
  7. More Of That Jazz

Melhor posição nas paradas: 2° lugar na parada britânica e 6° lugar na parada americana.

 

O ano de 1978 foi o ano de transição para o rock, pois a música disco e a new wave estavam no topo das paradas de sucesso. Mas o Queen estava indiferente às tendências musicais e não queria repetir a fórmula do álbum anterior News of The world, mas ao mesmo tempo a banda não tinha uma direção específica para o próximo álbum. Para tentar clarear a situação, a banda convocou Roy Thomas Baker para co-produzir o próximo álbum.

A banda foi aconselhada a fixar uma residência temporária fora da Inglaterra para fugir dos altos impostos. Portanto, Jazz, o sétimo álbum da banda foi o primeiro a ser gravado fora da Inglaterra.

As sessões de gravação começaram na cidade de Nice na França, no Superbear Studios. No final de julho, as sessões de gravação mudaram para os Estúdios Mountain em Montreux, que a banda mais tarde comprou.

Apesar do título do álbum muito pouco de jazz há nele. A música Dreamer´s Ball, composta por Brian, foi inspirada pela grande quantidade de músicos de jazz do Festival de Jazz de Montreaux, é a que mais perto chega de uma música de jazz.

A música Bicycle Race foi escrita por Freddie após ele presenciar a passagem da Tour de France (uma competição anual de ciclismo de estrada realizada na França, disputada em etapas) por seu hotel.

Além de Dreamer´s Ball, a banda se mantém firme em seu rock (Fat Bottomed Girls, If You Can’t Beat Them, Let Me Entertain You, Dead On Time e Don’t Stop Me Now) e balada (Jealousy, In Only Seven Days, e Leaving Home Ain’t Easy), funk (Fun It), uma superprodução típica do Queen (Bicycle Race), hard rock laborioso (More Of That Jazz) e indeterminado (Mustapha).

A capa do álbum foi inspirada em círculos concêntricos vistos por Roger enquanto visitava o Muro de Berlim na primavera de 1978.

O primeiro single, Fat Bottomed Girls / Bicycle Race (o primeiro single A-side duplo da banda desde Killer Queen / Flick Of The Wrist em 1974), foi o alvo de uma bizarra campanha de marketing, em que sessenta e cinco mulheres nuas estavam em bicicletas alugadas na Halford’s Cycles e enviadas para corridas ao redor do Estádio de Wimbledon. O vídeo da sessão de fotos do dia foi mais tarde usado para o filme promocional que acompanha Bicycle Race, embora tenha sido um pôster incluído nos primeiros lançamentos do álbum que causou mais polêmica: proibido nos EUA, a segunda impressão incluía um formulário de pedido para que o pôster fosse enviado. O segundo single do álbum, Don’t Stop Me Now, foi mais bem-sucedido, alcançando a posição 9 no Reino Unido (em oposição à posição 11 do primeiro single), enquanto as paradas nos Estados Unidos foram mais decepcionantes: Fat Bottomed Girls / Bicycle Race alcançou a posição 24, enquanto Don’t Stop Me Now mal alcançou o Top 100, alcançando a posição 86. O terceiro single, Jealousy, não apareceu em nenhuma parada. O álbum foi lançado em CD em 1991, com duas faixas bônus: remixes de Fat Bottomed Girls e Bicycle Race.

 

https://youtu.be/GnrwAC3ce10

 

Músicas do álbum

Fontes:

Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis

www.queenpedia.com

Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *