Back Chat – Por Helenita dos Santos Melo

BACK CHAT

(3ª música do 10° álbum)

 

– Quando John começa a compor o tema Back Chat, as tensões estão em brasa no seio da banda.

– As discussões são intermináveis e frequentes, sobretudo entre Brian e John. Roger geralmente está ausente, e Freddie sempre trata de ser o conciliador.

E sim, não havia muita guitarra. Brian não gostava muito disso e ia embora, e logo Deaky fazia o mesmo, relata Mack, que assume o papel de mediador e procura tranquilizar os músicos quando se dignavam a assistir as sessões de gravação.

 

– O produtor, que acompanhará o Queen até o álbum A Kind Of Magic (1986), acabaria declarando a propósito de Hot Space:

É mais fácil conceber e ter um filho que terminar este álbum.

 

– Depois do êxito internacional de Another One Bites The Dust, a admiração de Deacon pela música soul funk fica clara.

– John grava as partes dos sintetizadores e as guitarras rítmicas, e deixa a Brian muito pouco espaço para expressar-se:

Ele não necessitava de um solo de guitarra […] Discutimos sobre isso, já que Deacon não estava disposto a renunciar ao que havia feito para este tema, à semelhança da bem conhecida intransigência dos músicos de soul. Porém isto não correspondia com nossa maneira de trabalhar. Procurei chegar a um acordo para me deixar injetar um pouco de rock na sua música. Uma noite sugeri que ele me deixasse ver o que eu poderia acrescentar e ele concordou. Então eu tentei algumas coisas, – recorda Brian May .

– Roger Taylor mergulhou em Back Chat com suas experimentações sonoras. Em 1:40 ele interpreta um solo de percussões com um instrumento que revolucionaria o trabalho dos bateristas: a bateria eletrônica Simmons.

John Deacon, sempre disposto a interpretar uma rítmica funk que domina com perfeição. Adepto da Fender Stratocaster, ele usa seu som preciso e incisivo em suas composições.

 

Vídeo oficial de Back Chat

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *