Brian May e Jean-Michel Jarre juntos no concerto ‘Bridge from the Future’

Jean-Michel Jarre anunciou o Concerto  Bridge from the Future (Ponte do Futuro) que será realizado na abertura do Festival Starmus – Bratislava em 12 de maio de 2024 e que contará  com a participação especial de Sir Brian May

Jean-Michel Jarre anuncia um concerto ao vivo excepcional, Bridge from the Future, o evento de abertura do Festival STARMUS deste ano.

Em associação com a ESET, líder global em segurança digital, o pioneiro da música eletrônica se apresentará ao vivo em Incheba Bratislava, na Eslováquia, no dia 12 de maio – tendo como cenário deslumbrante a ponte Most SNP (UFO).

Ele será acompanhado no palco pelo convidado especial Sir Brian May. O concerto realiza-se em cooperação com a cidade de Bratislava e a participação é gratuita.

Será transmitido pela RTVS Nacional da Eslováquia, bem como globalmente através da rede EBU e transmitido ao vivo no canal de Jean-Michel Jarre no YouTube (Jean Michel Jarre – YouTube)

Bridge from the Future, especialmente concebido e projetado para esta ocasião por Jarre, inaugurará a sétima edição do Festival STARMUS, o encontro mais proeminente do mundo que une ciência, arte e música.

Este ano, com o tema STARMUS Earth: o futuro do nosso planeta natal, desenvolvido pela ESET Digital Security, o festival reúne ganhadores do Nobel, cientistas e pesquisadores ilustres, astronautas, intelectuais e artistas para trocar conhecimentos e insights enquanto exploramos questões existenciais profundas e urgentes.

Foi fundada pelo astrofísico Garik Israelian, PhD, e pelo guitarrista do Queen e PhD em astrofísica Sir Brian May, sob os auspícios do falecido Stephen Hawking.

A ciência, muitas vezes referida como a ponte para o amanhã, contém a promessa de avanços transformadores – se abraçarmos as suas descobertas e previsões sem hesitação.

A STARMUS pretende inspirar a próxima geração de exploradores e regenerar o espírito de descoberta, envolvendo a humanidade nas maiores questões do nosso tempo. À medida que o mundo enfrenta desafios que ameaçam estreitar a nossa visão, o concerto de abertura do STARMUS, Bridge from the Future, convida-nos a expandir os nossos horizontes e a abraçar um futuro movido pela curiosidade, criatividade e colaboração. São valores partilhados pela ESET que, ao acolher o concerto e o Festival STARMUS na sua cidade natal, Bratislava, demonstram a sua dedicação e ambição em promover o poder da ciência, da cultura e da educação entre o público local e global.

Com Bridge from the Future, Jean-Michel Jarre está na vanguarda deste movimento não apenas como um músico icónico e futurista, mas como Embaixador das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na UNESCO há mais de três décadas.

Acompanhado por Sir Brian May, que não é apenas um membro fundador do Queen, um guitarrista, compositor, produtor e intérprete de renome mundial, mas também um brilhante Doutor em Astrofísica. Ele se junta a Jarre no palco não apenas como músico lendário, mas também como sócio fundador da STARMUS.

Atuando em Bratislava, Jarre ocupa o centro das atenções no coração da Europa, o continente que tem sido o ponto focal de tantos movimentos revolucionários nas artes, cultura e tecnologia ao longo da história.

Inspirando-se nos pensadores visionários da era da Renascença e abrangendo os séculos, o Bridge from the Future e o STARMUS Earth Festival anunciam o alvorecer de um renascimento moderno, com as mentes mais brilhantes do nosso planeta apelando à próxima geração de pensadores e exploradores para contribuir para a regeneração. o espírito de descoberta e envolver a humanidade nas maiores questões do nosso tempo.

 

À medida que continuamos a aprender com o passado, devemos hoje ouvir o futuro, sendo receptivos e atentos aos sinais que chegam. Avanços, descobertas e soluções, em todos os campos, já existem à frente, no futuro, esperando por nós. encontrá-los. É a nossa vocação como artistas, cientistas, empresários e cidadãos, envolver e ativar o progresso, na criação de uma ponte a partir do futuro: este é o espírito da STARMUS. Jean-Michel Jarre

 

Esta edição de 2024 do Festival STARMUS defende o tema O Futuro do nosso Planeta Natal, acentuando o papel vital que a ciência e a arte desempenham na garantia de um futuro sustentável para a Terra. Enquanto a ciência ilumina as verdades do nosso universo, a arte e a música nos inspiram a buscar novas revelações.

O evento de cinco dias (13 a 17 de maio) inclui palestras e discussões sobre temas como Meio Ambiente, IA e Segurança Cibernética e Espaço; bem como a apresentação anual da Medalha Stephen Hawking de Comunicação Científica, da qual Jean-Michel Jarre foi premiado em 2017. Este ano, Jean-Michel foi anunciado como o mais recente membro do Conselho Consultivo da STARMUS.

 

Sir Brian May disse:

Estamos emocionados que STARMUS VII começará com um show tão único e espetacular. E neste concerto, Jean-Michel Jarre dará o tom ao espírito desta conferência, especificamente destinada a abordar os problemas atuais do nosso planeta.

 

Richard Marko, CEO da ESET disse:

Não poderíamos estar mais entusiasmados em anunciar que Jean-Michel Jarre está pronto para iniciar o Festival STARMUS com sua performance cativante. O local com a Ponte Most SNP como pano de fundo serve como uma ponte metafórica entre o passado e o futuro. Ele encapsula o contraste de épocas. De um lado fica o centro histórico de Bratislava e, do outro, o monumento retro-futurista do OVNI. Um contraste semelhante é visto na história da ESET. No início, poucas empresas e indivíduos utilizavam o antivírus que desenvolvemos há 30 anos. Agora, isso está em impressionante justaposição com a tecnologia multicamadas alimentada por IA, combinada com a experiência humana, usada por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo para a sua proteção. Em ambos os casos, tal progresso só foi possível graças à ciência.

 

Garik Israelian disse:

Já se passaram 16 anos desde que Brian e eu conhecemos Jean-Michel em Londres e lhe propusemos uma colaboração. Sabíamos que o concerto de Jean-Michel envolve uma produção ambiciosa e nunca tivemos oportunidade para isso. Parece-me que estávamos à espera que a Terra Starmus fizesse isso acontecer. Esta é a primeira vez que a STARMUS coloca os holofotes no nosso planeta e queremos que o público em geral seja mais receptivo do que nunca às grandes questões do nosso tempo, do nosso planeta. Não há dúvida de que iniciar esta edição especial com uma atuação tão espetacular como “Ponte do Futuro” atingirá esse objetivo. Jean-Michel Jarre sempre nos trouxe música do futuro para nos fazer vibrar com o presente, e esse é o espírito do STARMUS.

 

O Bridge from the Future Live Concert acontece em Incheba, Bratislava, no dia 12 de maio.

O STARMUS Earth Festival acontece de 13 a 17 de maio em locais por toda a cidade.

Os ingressos estão disponíveis em www.ticketportal.sk

Quem é Jean-Michel Jarre:

Jean-Michel André Jarre é Embaixador(a) da boa vontade da UNESCO (Lyon, 24 de agosto de 1948) é um instrumentista, compositor e produtor musical francês, filho do aclamado compositor de trilhas sonoras Maurice Jarre.

É um pioneiro da new age, música eletrônica e música ambiente. É conhecido como um organizador de espetáculos ao ar livre de sua música, que combina luzes, displays de laser e fogos de artifício.

Filho de Maurice Jarre, um famoso compositor multipremiado que compôs temas para películas icónicas como Lawrence da Arábia (1962) ou Doutor Zivago (1965).

No final dos anos 60 Jarre começou a experimentar visuais analógicos com sistemas de retroprojeção em larga escala com mistura de imagens e fluidos. Uma mente muito criativa, à frente de seu tempo, ele sempre imaginou música e imagem como uma boa combinação.

 

Fonte: www.queenonline.com e wikipedia

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

There are 2 comments

  1. Sou fã do Queen também, e sou co-fundador do fã clube de Jean Michel Jarre, o Jarrefan-Brazil, nossa organização existe desde 1997. Pessoalmente já estive com o artista em Mônaco em 2011. Sobre este concerto, espera-se tudo de bom, é uma colaboração que deveria ter acontecido desde 2009, em um evento nas Ilhas Canarias.
    Fique por dentro deste show, pois iremos postar mais informações no nosso site:

    http://www.jarrefan.com.br

    Responder
    1. Obrigada pelo comentário! Eu particularmente sou fã dele desde a minha adolescência.
      Parabéns pelo longo tempo de atividade de vocês!
      Vou ficar de olho no site de vocês e repostar aqui.

      Um abraço.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *