Sir Brian May fala sobre a reedição de ‘Star Fleet Project’, Eddie Van Halen e Queen

Brian May possui vários títulos – incluindo Dr.,  Sir e Hall da Fama do Rock and Roll (com Queen). Ele também manteve uma carreira musical fora da banda, incluindo dois álbuns solo, uma trilha sonora e participações especiais.

E então havia o Star Fleet Project.

Creditado a Brian May + Friends, o EP de três músicas de 1983 foi o primeiro empreendimento de May além dos limites do Queen, gravado em dois dias durante abril de 1983 em Los Angeles. Os amigos também foram notáveis – particularmente Eddie Van Halen, mas também o baterista do REO Speedwagon Alan Gratzer, e o baixista do Doors e do Rod Stewart Phil Chen, e o tecladista Fred Mandel (Alice Cooper, Pink Floyd, Elton John, Queen). O companheiro de banda do Queen, Roger Taylor, por sua vez, contribuiu com backing vocals para a faixa-título.

Star Fleet Project – seu nome foi tirado do programa de ficção científica japonês X-Bomber – não foi um sucesso nas paradas ou um grande sucesso de vendas, mas chamou a atenção na época. Quarenta anos depois, May está comemorando o projeto com uma nova caixa de 40 anos a ser lançada em 14 de julho, remixando as três faixas e adicionando gravações ao vivo, entrevistas contemporâneas e um disco de The Complete Sessions, apresentando tudo que May e seus amigos gravaram. É um genuíno trabalho de amor, e May, de 75 anos – ainda tocando como Queen com Taylor e o vocalista em turnê Adam Lambert – sorri com orgulho atual e retrospectivo enquanto fala sobre isso via Zoom da Inglaterra…

O que “Star Fleet Project” significa para você 40 anos depois?

May: É uma parte muito importante do que eu sou, eu acho, e é algo que eu realmente que eu queria que estivesse retocado, seguro e por aí para sempre. É um momento precioso que senti que estava se perdendo em alguma prateleira no meio da poeira, e só queria que estivesse lá fora para que as pessoas pudessem vivenciar da mesma forma que eu vivenciei. Significa muito para mim divulgá-lo, apenas para que sempre esteja lá.

 

Por que significou e significa tanto?

May: Era como nenhum outro porque… naquela época eu era uma pessoa absolutamente absorta no Queen, este edifício que construímos, ao qual nos dedicávamos. Durante anos, fomos para o estúdio por três meses, depois saímos em turnê por nove meses. Foi completamente abrangente, e esse foi um ponto em que fizemos uma pausa porque realmente precisávamos, tipo, ficar longe um do outro por um tempo, ficar longe dessa coisa do Queen. Embora o amássemos e tivéssemos orgulho dele, precisávamos de algum espaço. De repente tive a oportunidade de abrir uma porta diferente e sair onde o ar cheira a fresco e tudo parece mais colorido e diferente. Foi uma aventura porque não fazia ideia do que poderia acontecer. Coloquei todas essas pessoas no estúdio junto comigo e talvez nada tivesse acontecido. E então entramos e é a experiência de uma vida.

 

Brian May and Friends — da esquerda, Alan Gratzer, May, Phil Chen (frente), Eddie Van Halen e Fred Mandel — durante a gravação de Star Fleet Project) em abril de 1983 na Record Plant em Los Angeles (Foto cortesia de James Motor Merritt/UMe)

 

Fale sobre a assembleia de bons companheiros, por assim dizer.

May: Estávamos sendo californianos por um curto período lá; meu filho foi para a creche e nós realmente nos envolvemos na vida de Los Angeles. Alan era meu vizinho; nós nos vimos bastante e nos tornamos bons amigos, mas até aquele momento nunca tínhamos tocado um com o outro. Fred Mandell é um pianista virtuoso que acabamos de conhecer em conexão com o Queen, e Phil Chen é apenas uma injeção de energia, esse tipo de alegria caribenha que saiu de seu corpo, vindo da Inglaterra pela Jamaica. Eu liguei para ele e disse: “Você quer vir e tocar? Estou pensando em fazer uma pequena sessão juntos e ele disse: Sim, mano velho. Eu vou, sem problema! (risos). Eles são todos músicos fantásticos e pensei: Não seria ótimo colocar todos esses caras no estúdio e ver o que acontece?” Todos nós entramos lá e de repente estava acontecendo e a fita estava rolando e era apenas a alegria da descoberta – a descoberta de cada um e a criação de uma arena diferente, quase um universo diferente.

 

É sempre bom ouvir mais Eddie Van Halen tocando. Como ele se tornou parte disso?

May: Ed eu conhecia como amigo, mas raramente tive a chance de sair com ele; Eu fiquei muito bêbado com ele uma noite, muito imprudentemente… mas isso é outra história. (risos) Com Ed, eu armei para ele. Eu queria ouvir o que acontecia quando você colocava Ed como fogo no palco, e esperei para ver o que acontecia. Eu dei a ele aquele palco no meio da música (Star Fleet); isso para mim foi o clímax de toda a música, a parte em que Ed dá um passo à frente e faz o que quer, livre de qualquer coisa. Ele entra e sai completamente de sua cabeça – isso não é um overdub, ele apenas faz. Cada vez que ele faz isso é diferente, porque seu cérebro está constantemente criando coisas novas, o que para mim é uma das grandes alegrias do (conjunto de caixas). Adoro ouvir a versão diferente do que ele criou. Que guitarrista extraordinário, extraordinário ele era, simplesmente incrível.

 

Você vê o box também como uma homenagem a Eddie de certa forma?

May: sim, é – mas eu hesitei. Na época em que eu estava começando a pensar sobre isso, foi na época em que Ed faleceu e eu simplesmente não pude fazer isso. Eu simplesmente não me sentia bem com isso. Então alguns anos se passaram e eu comecei a conversar com Alex Van Halen, que é uma grande inspiração e também um músico maravilhoso. Alex se tornou um amigo de confiança e tenho uma enorme admiração por ele. Ele passou por um momento terrível porque, claro, os dois irmãos eram completamente inseparáveis. Para Alex, é como perder metade de si mesmo. Então, eu queria a bênção de Alex para fazer isso porque não queria fazer nada que parecesse desagradável.

 

Você já teve a chance de falar com Eric Clapton sobre Blues Breaker, a música do EP que você dedicou a ele? Ele não teve coisas boas a dizer sobre isso quando foi mencionado em entrevistas.

May: Acho que ele odiou! (risos) Mas tudo bem; ele tem direito. Ele pode fazer o que ele quiser. Quero dizer, Eric pode fazer qualquer coisa e ainda será nosso herói. É assim que as coisas são. Provavelmente há muitas coisas sobre as quais discordo de Eric, mas isso não muda nada. Ele tem sido uma das maiores influências, inspirações da minha vida, e isso nunca vai mudar. Eu sempre fico arrepiado se fico perto dele. Quando estou tocando com ele, nas duas vezes que fiz isso, foram dois momentos maravilhosos, uma experiência.

Star Fleet – projeto do Brian, Eddie Van Halen, Phil Chen e Alan Gratzer

 

Queen + Adam Lambert vai sair ainda este ano. Você poderia ver tocando alguma das músicas do Star Fleet com a banda?

May: Eu podia ouvir, mas seria uma heresia, eu acho, porque nós simplesmente não fazemos isso. Há muito na obra do Queen, se você quiser; você está sempre tentando…espremer as coisas pra dentro do repertório . Qualquer coisa que você empurra qualquer coisa pra dentro , você tem que empurrar outra coisa pra fora, e acho que temos o dever de tocar todas as coisas que os fãs do Queen amam e esperam ouvir. E, de certa forma, qualquer uma das coisas (da Star Fleet) desequilibraria as coisas, porque Roger sentiria: Por que Brian está fazendo um pouco de seu material solo em que eu não estava envolvido? Por que não estou tocando meu material solo? Então eu acho que isso criaria problemas que eu não gostaria de abordar, na verdade.

O território do Queen é o Queen, e sempre será assim.

 

 

No entanto, em virtude do Queen, há novas gerações de fãs que podem descobrir o Star Fleet Project agora que estão na banda.

May: É a coisa mais brilhante que já aconteceu, realmente, porque significa que nossos shows estão cheios de pessoas de todas as idades. E os jovens que chegaram recentemente têm mais energia, e nós adoramos isso. Nós nos alimentamos dessa energia. Isso nos faz sentir jovens de novo, eu acho. É a melhor coisa, e graças a Deus por Bohemian Rhapsody; foi uma verdadeira luta fazer esse filme. Mas sinto-me orgulhoso da forma como aconteceu e o facto de nos ter trazido duas ou três novas gerações é simplesmente o melhor para nós, porque nos impede de ser uma espécie de peça de museu.

 

Há especulações frequentes sobre uma sequência de Bohemian Rhapsody. Isso é realmente um pensamento?

May: Não. Eu acho que se por um milagre o roteiro certo fosse criado por alguém, seria uma história diferente. Mas, por enquanto, não vemos uma maneira de fazer isso. tendo dito isso, demorou 12 anos para conseguir o roteiro do primeiro filme Bohemian Rhapsody… então eu não sei. Mas no momento, não, não temos planos para uma sequência.

 

Fonte: www.cleveland.com

Dica de Arnaldo Silveira

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *