Sheer Heart Attack – Por Helenita dos Santos Melo

SHEER HEART ATTACK

(3ª música do 6º álbum)

 

– Não é por acaso que esta música tem o nome do terceiro álbum do Queen, lançado em 1974. Roger Taylor a havia escrito para Sheer Heart Attack mas não se adequava ao tom pretendido para o álbum.

– No verão de 1977, quando cada um propôs suas músicas para o sucessor de A Day At The Races, o tema parecia uma resposta perfeita aos detratores do Queen, acusando-os de emular o estilo da música punk, então muito em voga. A música, escrita quando esse movimento ainda não existia, soa, de fato, como muito furiosa e incendiária.

Roger foi muito mais aberto do que nós. Ele estava sempre à procura de novidades. Lembro-me de ouvir sobre os Sex Pistols muito cedo,  explica Brian May.

– Roger Taylor não está satisfeito em tocar bateria neste tema. Ele também é responsável pelo baixo e guitarra. Ele é um colecionador experiente de guitarras, a maioria delas muito raras, então ele usa a sua Esquire aqui.

– A grande curiosidade da música é a voz principal. Freddie é creditado como o cantor, mas pode-se jurar que se reconhece a voz de Roger. Em 2003, Brian May esclareceria essa discussão, às vezes discórdia entre fãs, em seu site:

Bom, é uma mistura […]. Roger tinha feito a demo, e nossa maneira usual de trabalhar era usar a demo como base para a versão final da música. Roger a cantou na íntegra, mas tomamos a decisão de deixar Freddie fazer essa parte no álbum. Roger foi educado e reconheceu que a performance de Freddie ressaltava melhor a atmosfera (punk?) da demo. Certamente é Freddie quem é ouvido cantando nos versos (em duas faixas). No entanto, a voz de Roger está bem presente como reforço, juntando-se a Freddie no ‘hey hey hey’ e no ‘ticulate’. Acho que todos cantávamos os refrões, com a voz do Roger à frente […]. Na verdade, agora que eu escuto de novo, eu diria que é APENAS o Roger quem canta os refrões.

 

– Em 24 de agosto de 2017, para promover seu livro Queen in 3-D, Brian May se presta (sem rancor!) ao jogo de entrevistas no programa de rádio Jonesy’s Jukebox, apresentado pelo co-fundador e guitarrista do Sex Pistols, Steve Jones!

Roger nos bastidores da turnê News Of The World nos EUA, posando entre os instrumentos de Brian e John.

 

Vídeo oficial de Sheer Heart Attack

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *