Os anos de Freddie Mercury em Munique

Vivendo em Munique por vários anos nos anos 80, Freddie Mercury encontrou um novo ritmo de vida. Phoebe, o assistente de Mercury da época, conta a história.

Freddie Mercury teve alguns dos melhores momentos de sua vida em Munique. Foi a cidade em que ele gravou seu querido álbum solo Mr. Bad Guy; foi o cenário de sua notoriamente selvagem festa de 39 anos, alguns meses após o triunfo do Queen no Live Aid; e era um lugar onde ele podia relaxar com os amigos, jogando tênis de mesa e desfrutando dos jardins de cerveja e festividades alemãs.

Por que Freddie foi para Munique

Freddie Mercury foi pela primeira vez para Munique com o Queen no final dos anos 70 e voltou a viver lá por vários anos nos anos 80. Peter Freestone, conhecido como “Phoebe”, foi assistente pessoal de Mercury de 1979 até a morte do cantor, em 1991, e ele tem estimado memórias de seu tempo na capital da Baviera.

Acho que havia uma sensação de liberdade em Munique que Freddie Mercury não conseguiu em Londres”, disse Freestone, nascido em Surrey, falando de sua casa na República Tcheca, à uDiscover. “Freddie sentiu que era capaz de fazer o que queria lá. Ele tinha amigos lá que fechavam fileiras ao seu redor, para que ele pudesse ir onde quisesse e fazer o que quisesse sem estar tão aos olhos do público. Outra razão pela qual ele esteve em Munique por tanto tempo, foi que ele estava tendo sua casa em Londres, Garden Lodge, reformada. Ele comprou aquela casa em 1980 e levou cinco anos para completar para sua satisfação. Estar fora da Inglaterra significava que não figurava em seus pensamentos com frequência. Ele recebeu relatos de como a restauração estava indo e ele estava feliz com isso.”

Adaptando-se à Alemanha

Uma vez na Alemanha, Freddie Mercury rapidamente se adaptou aos modos sociais e amigáveis de Munique. Ele às vezes ia aos jardins de cerveja com seu engenheiro musical Reinhold Mack – e o cantor gostava especialmente das festividades do Carnaval de Munique.

Muitas vezes, Freddie começava com isso numa quinta-feira à noite e finalmente ia para a cama na manhã de terça-feira seguinte. Ele se divertiu”, acrescenta Freestone, de 64 anos. “Era uma chance de vestir uma fantasia para todos, mas para Freddie ele realmente colocava suas roupas ‘normais’ – e as calças de couro e todo esse tipo de coisa acabariam sendo uma fantasia. Toda Munique estava acordada e comemorando por aquele fim de semana. Ele sempre terminava esse período indo para o Mercado Velho, que estava sempre lotado. As pessoas ainda estavam se divertindo comendo a grande comida de rua depois de ter ficado acordada a noite toda.”

Mercury, que raramente precisava de mais do que algumas horas de sono, não era um grande fã de algumas das culinárias locais, no entanto. “Ele não gostava de muita comida de qualquer maneira”, diz Freestone. “Ele era uma dessas pessoas que comiam para viver, em vez de viver para comer. Ele era um mestre em ter um prato de comida na frente dele e ser capaz de cortá-lo, movê-lo em volta do prato e olhar como se ele tivesse comido muito. A comida bávara é composta por muito porco e pato assado, e essa mistura era pesada para ele. Os bolinhos, ele considerava como bolas de futebol ao invés de algo para comer. Ele diria que nunca poderia comer “uma bola tão grande de camurça.” Ele só olhava para os bolinhos com desdém.

Embora Freestone diga que Mercury poderia proferir algumas saudações simples em alemão, ele não era capaz de falar muito da língua. O próprio Mercury uma vez brincou com um entrevistador que “tudo o que sei são os palavrões, como o alemão para ‘lambe-bunda'”.

Um acidente durante uma noite fora

Freestone diz que Mercury estava sempre na companhia de amigos quando ele saía por aí. Em 1984, em Munique, o cantor do Queen sofreu um acidente durante uma noite fora. “Ele estava neste bar e fez algo que ocasionalmente fazia, que era levantar alguém com a mão debaixo do joelho e um braço nas costas”, lembra Freestone. “Ele não era alto ou bem construído e ele faria isso realmente apenas para mostrar às pessoas que o imaginavam realmente fraco que eles não estavam certos. Estávamos em um bar e ele pegou alguém no chão. Então houve uma comoção e outra pessoa bateu em Freddie. Ele estava segurando alguém na época e com todo o peso adicionado, ele desceu e seu joelho ficou de lado. Ele rompeu os ligamentos do joelho e teve que ser engessado do tornozelo até a coxa.

Elton John e Freddie Mercury

Freestone disse que Mercury nunca teve que usar muletas, porque ele era conduzido na época e costumava deitar no banco de trás do carro. Uma noite, em maio de 1984, o lesionado Mercury e seu assistente foram ver Elton John se apresentar no Olympiahalle de Munique. “Elton e Freddie eram muito bons amigos, mas nunca podiam se reunir com frequência por causa de seus horários de turnê”, diz Freestone. “Mas Freddie estava gravando o Sr. Bad Guy quando Elton estava tocando em Munch, então foi combinado que Freddie e eu íamos ao show e nos deram assentos ao lado do palco.”

O nome de Elton John para Mercury era Melena – em troca, Mercury chamava o famoso cantor de “Rocket Man Sharon e Freestone ri ao lembrar o que aconteceu no show. “Foi maravilhoso”, lembra. “Elton veio e disse: ‘Esta música é para Melena, a pobre vaca’, e então lançou em uma versão enérgica de ‘I’m Still Standing’. Tudo o que Freddie sussurrou para mim foi: ‘Eu vou matá-lo!'”

Senso de humor e amor por jogos de Freddie Mercury

Freestone claramente sente falta de seu amigo. “Freddie tinha um senso de humor inglês incrivelmente seco”, diz ele. “Ele não gostava particularmente de sentar-se ouvindo alguém falando por cinco minutos para chegar a uma piada de dez segundos. Esse não era o tipo de humor dele. Ele poderia criar algo engraçado a partir de qualquer situação. Ele adorava rir. Você o vê em entrevistas e ele usa o lábio superior para cobrir os dentes. Se ele realmente risse, sua mão viria para cobrir sua boca. Mas quando ele estava em casa, ele não tinha que se importar com os dentes. Ele apenas jogou a cabeça para trás e riu e riu. Sempre que alguém diz o nome Freddie Mercury para mim, é isso que eu vejo… Freddie em casa rindo. Eu tive muita sorte.”

Mercury adorava jogar Scrabble com seus amigos em Munique – e até tinha uma mesa de tênis de mesa montada no Musicland Studios durante a gravação de Mr. Bad Guy. “Havia um porão e um enorme corredor levou à porta dos fundos”, diz Freestone. “Eles se estabeleceram lá. Freddie jogou lá algumas vezes. Ele era competitivo em qualquer coisa – tênis de mesa ou mesmo Scrabble! A maneira como eles jogam na República Tcheca, é que cerca de oito pessoas batem na bola e se movem. Quando você erra, você está fora até que você ficam as duas últimas pessoas. Freddie teria que ganhar esse tipo de competição.

Embora estivessem vivendo em uma das cidades mais históricas da Alemanha, Mercury não passava tempo habitando na história da guerra da cidade que havia feito sua casa. “Freddie geralmente evitava falar sobre situações políticas ou coisas como guerras”, explica Freestone. “Política e religião eram dois tópicos que ele tentou evitar, porque ele acreditava firmemente que esses tópicos eram intensamente pessoais para cada indivíduo e ele não estava interessado quando pessoas famosas usavam seu status para influenciar outras pessoas.”

Uma festa de aniversário memorável

O tempo de Freddie Mercury em Munique também ficou famoso pela memorável festa de aniversário que ele deu no Old Mrs. Henderson, um famoso bar de cabaré de Munique, na quinta-feira, 5 de setembro de 1985. Os convites instruíram os amigos: “Por favor, venham em Traje Preto/Branco. “Havia drags, drogas e carruagens puxadas por cavalos em uma noite de verdadeiro excesso.

“Disseram-me que eu estava lá”, ri Freestone. “Tudo era preto e branco, e o convite dizia que todo mundo tinha que se vestir também. Freddie foi vestido de homem. Ele vestiu sua roupa da Fashion Aid. Ele ainda estava fantasiado. Foi uma das festas mais ultrajantes que já participei. Eu não acho que houve um como ele depois.

A festa foi filmada e seções das festividades foram mais tarde incluídas no vídeo do single solo de Mercury de 1985 “Living On My Own”. “Foi uma festa louca”, acrescenta Freestone. “A quantidade de bebida que estava fluindo foi incrível. Foi a primeira vez que vi uma fonte de champanhe de verdade com todos os copos em cima um do outro. O da festa do Freddie tinha cerca de 1,80 m de altura. Estava constantemente fluindo. Não conheço ninguém lá que estivesse sóbrio. Freddie estava fazendo 39 anos e estava quase dizendo: ‘Eu ainda sou jovem o suficiente para fazer isso.’

Embora esse excesso tenha feito manchetes, a imagem de um hedonista não reflete a verdade sobre Mercury. “Freddie era o oposto do que você espera que uma estrela de rock louca seja, com sua coleção de antiguidades e arte”, diz Freestone. “Um dos amores da vida de Freddie era sua casa, Garden Lodge, em Londres e ele adorava colocar coisas nela, seja arte ou móveis à moda antiga. Ele apreciava a beleza.”

Equilibrando trabalho e diversão em Munique

Munique não era um tempo de festa total, mas Freestone diz que as tentações de se divertir com amigos às vezes se mostraram demais para resistir quando se tratava de dar uma pausa no trabalho. “O álbum solo Mr. Bad Guy levou quase dois anos para ser finalizado e foi uma das mais longas sessões de gravação que já conheci”, lembra Freestone. “O dia do estúdio do Freddie começaria às duas da tarde. É inútil chamar um cantor para um estúdio antes disso, de qualquer maneira, porque de manhã a voz ainda não aqueceu. Com o Queen, Freddie estaria no estúdio e brincando no piano trabalhando no material. Em Munique, ele tinha muitos amigos na cidade, então chegamos ao estúdio e às 16h, às vezes, recebemos um telefonema de um amigo dizendo: “Freddie, estou entediado, venha me levar para sair.” Então o trabalho terminou abruptamente e fomos embora. Havia muito mais distrações em Munique. Além disso, quando o Queen se envolveu era responsabilidade de quatro pessoas para fazer o trabalho, mas Munique era apenas Freddie, ele poderia apenas fazê-lo quando ele foi autorizado a fazê-lo. Mas ele estava muito feliz com o álbum final.”

Freestone diz que o lugar favorito de Freddie Mercury em Munique era “a fabulosa suíte e apartamento que ele tinha no Stollberg Plaza, situado perfeitamente no centro de Munique. Ele gostava muito da Alemanha.

Será que ele usou calças lederhosen? “Não, Freddie riu de pessoas suficientes usando-as, mas ele não as colocaria em si mesmo”, diz Freestone. “Além disso, ele também podia admirar as pernas das pessoas que as usavam.”

Fonte: www.udiscovermusic.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *