Curiosidades sobre a música Innuendo

O nascimento da música

No fim de 1989, a banda ficou por alguns dias tocando no “lounge” do Cassino Barrère. Nesses dias eles ficavam só tocando, sem nenhuma ideia fixa. Innuendo foi criada em uma dessas sessões. Roger e Freddie trabalharam na letra e Brian fez os arranjos. Influenciado pela sua recente colaboração com Montserrat Caballé, Freddie resolveu que a música teria um som espanhol. Foi o primeiro single do álbum. Sua estrutura lembra um pouco The March of The Black Queen ou Bohemian Rhapsody. A música fez um enorme sucesso. Foi lançada em 14 de janeiro de 1991 no Reino Unido. Tanto a capa como a parte interna apresentavam uma ilustração do cartunista Grandville que tinha sido colorida por Richard Grey. Intitulada “Melody for Two Hundred Trombones”.

Produção do vídeo

Os “Torpedo Twins” foram chamados de novo para fazer o vídeo novamente. O especialista em animação Jerry Albert foi o responsável pelo vídeo. No final o grupo precisou fazer duas versões para o vídeo: uma para adultos, com imagens da intervenção americana no Kwait e outra mais adequada para os mais jovens, onde as imagens da guerra foram removidas. No vídeo, cada membro da banda foi caracterizado como um grande pinto da história: Roger ganhou a imagem de Jacson Pollock, Freddie foi retratado como Leonardo da Vinci, John como Pablo Picasso e Brian foi retratado como um artesão do império Vitoriano.

 

A música

Innuendo é, inicialmente, uma reminiscência da música “Kashmir”, do Led Zeppelin de 1975. Mas a partir de determinado momento ela lembra o som das músicas espanholas. Steve Howe, o guitarrista do “Yes” participou da música tocando violão “Flamenco”.

 

Fontes:

Livros:

Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

Site: Queen Vault

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *