MPT30 – O Concerto Tributo a Freddie Mercury por Jim Jenkins

Olha, há uma estrela muito brilhante lá em cima brilhando lá em cima – é Freddie!

O Freddie Mercury Tribute Concert, lembrado por Jim Jenkins, especialista/coautor do Queen de “As It Started” e amigo da banda.

#MPT30

***

Quando me contaram sobre o Concerto Tributo, decidi organizar um ônibus de Liverpool para facilitar um pouco a viagem para Londres. Contatando amigos contando sobre o show que todos concordaram em ir, até alguns de fora da área de Merseyside disseram que viajariam conosco. Assim que tive a data, liguei para a empresa de ônibus e reservei o ônibus. Eles ficaram intrigados porque eu queria um treinador para Wembley!

Em preparação para este grande evento, reuni amigos para fazer milhares de fitas vermelhas que seriam distribuídas no local. Alguns fins de semana foram gastos fazendo essa tarefa que causou muita risada, que era o que todos precisávamos desde a morte de Freddie teve um grande efeito sobre nós. Uma viagem até Londres até os escritórios da banda em Pembridge Road era inevitável, carregando um monte de sacos de lixo pretos cheios de fitas dobradas. Uma nova instituição de caridade estava sendo lançada no evento. A Mercury Phoenix Trust.

À medida que as notícias filtravam quem estava aparecendo a emoção começou a crescer e a segunda-feira de Páscoa chegou muito rapidamente e todos nós nos encontramos fora do Empire Theatre no centro da cidade de Liverpool, o teatro onde o Queen tinha tocado muitas vezes nos anos 70. Ninguém se atrasou e partimos. O maior bate-papo sobre o treinador foram os artistas que apareceram e o que menos esperava era George Michael. Não há muitos fãs do Wham no ônibus! Quando o treinador parou fora dos degraus do Estádio de Wembley e todos nós empilhados enquanto os portões se abriam então todos nós corremos para o campo, muitos correndo para a frente. Decidi ficar no campo com meus amigos enquanto minha irmã cuidava da mãe na área sentada. Eu tinha emoções misturadas e não tinha certeza de como me sentiria vendo Brian, Roger e John no palco sem a lenda Freddie Mercury!

Os três membros restantes do Queen saíram ao palco para um rugido tão alto quanto os participantes de Wembley poderiam dar. Sim, houve lágrimas de alguns na multidão, incluindo o seu verdadeiramente! Houve muitos destaques no palco, mas o hit surpreendente foi George Michael! Sua interpretação de Somebody To Love foi hipnotizantemente soberba! Surpreendeu muitos de nós. Sim, sabíamos que George sabia cantar, mas não tão bom! A Oração do Senhor de David Bowie adicionou algo ao processo. Todos ao meu redor se juntaram a ele. Me pareceu certo! A aparição de Freddie na tela grande fez com que as lágrimas fluíssem. Quando Liza Minelli entrou no palco meu estômago tremia. Oh, quão orgulhoso Freddie estaria de ter um de seus cantores favoritos tocando uma de suas músicas? Um dos meus amigos apontou para o céu e disse: “Olha, há uma estrela muito brilhante lá em cima brilhando lá em cima brilhando – é Freddie!” Mais lágrimas fluíram! Foi surreal. Foi realmente uma montanha russa emocional neste concerto. Nunca fui a um show como esse e provavelmente nunca mais vou. Um momento divertido, porém, foi quando as pessoas estavam olhando para seus relógios e estavam dizendo que o gravador de vídeo estava prestes a cortar! Havia uma quantidade inacreditável de talento no palco naquela noite e como os três membros da banda aguentam eu nunca saberei.

Encontrar o treinador quando saímos do chão foi muito difícil. Não sei como voltamos a isso muito a mão e conseguimos ir para o norte rapidamente. O principal tópico da conversa indo para casa era o quão grande George Michael era! Total oposto de viajar para baixo! Paramos em um posto de gasolina e como os jornais estavam disponíveis compramos todos para ler no resto da viagem para casa. Uma vez em casa eu verifiquei se meu gravador tinha cortado ou se eu tinha conseguido gravar todo o show. Eu tive sorte, eu fiz. Assisti um pouco antes de tentar dormir um pouco quando eu estava fora para o trabalho 2 horas depois!

Segunda-feira de Páscoa de 1992 foi um longo dia memorável, nunca esquecerei. Mas, um concerto que eu gostaria de não precisar assistir. Não acredito que foi há 30 anos e a história da Rainha continua. Freddie ficaria orgulhoso. Eu sei disso! Ele teve a despedida de uma lenda merecida. Foi-se, mas nunca esqueceu.

Jim Jenkins

Queen Expert e Amigo da Banda

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

13.jpg

Postado por - 15 de maio de 2006 9
Queen 1975 Uma foto pra colocar como põster na parede do seu quarto!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *