Freddie Mercury & Steve Jobs: Paralelos de Vida – Por Sheila Pauka – Parte 02/03

Curiosidades: FREDDIE MERCURY  X  STEVE JOBS – PARALELOS DE VIDA

 

Continuando com as semelhanças entre Steve Jobs, o magnata americano no setor da informática, e Freddie Mercury !

De suas infâncias até o falecimento.

® Estabelecendo paralelos entre Steve Jobs e Freddie Mercury – esses dois icones criativos.

®️ Investigando as experiências que transformaram o timido Farrokh Bulsara em um icone do Rock que ainda reverbera no cenário global, há de se notar alguns paralelos misteriosos com Steve Jobs.

 

07) AMBOS SE SENTIRAM MAIS ESPERTOS DO QUE SEUS PAIS 

? Freddie

▪️Enquanto ele trabalhava para obter seu

diploma, a vida doméstica de Freddie era cercada de disputas constantes. Seus pais, como a maioria dos asiáticos conservadores, queriam que ele estudasse Direito ou Contabilidade.

▪️Um Freddie desafiador

costumava ficar na rua até tarde e frequentemente batia a porta ou discutia com a mãe. Em uma cena comovente retratada no filme, seu pai, com base nas escrituras zoroastrianas, pediu-lhe que adotasse Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações .

A resposta rápida de Freddie foi: E como isso funcionou para você ?

▪️Ao contrário de seu pai modesto, Freddie já havia descoberto que o sucesso de um imigrante exigia uma ousadia especial que seu pai pode não ter.

? Steve

▪️Jobs se lembrou de um incidente vivido que lhe ensinou que seu pai não sabia de tudo. Ao participar de um experimento eletrônico, Jobs percebeu que um microfone podia funcionar sem um amplificador. Excitado, ele correu para casa para transmitir a descoberta à seu pai, que a desprezou.

▪️Mais tarde, Paul Jobs (pai de Steve) foi compelido à reconhecer seu erro.

Mais tarde, Jobs disse: É um momento muito grande que ficou gravado em minha mente. Quando percebi que era mais inteligente do que meus pais.

08) AMBOS CRESCERAM NA CONTRACULTURA DOS ANOS 60 NOS EPICENTROS DE MUDANÇA INTENSA

? Freddie

▪️Londres, no final dos anos 60, era um imã para os jovens e tudo novidade. A arte, a música e a moda estavam sendo refeitas. A Beatlemania ainda dominava o mundo, mas muitas Bandas e artistas mais novos estavam invadindo os clubes da cidade.

▪️Foi uma década emocionante para a moda e, em particular, para a moda feminina. A minissaia foi introduzida para que as mulheres pudessem se mover com mais facilidade e ser tão lúdicas e jovens quanto os homens.

▪️Para o jovem Freddie, emergindo de sua década protegida na India e depois em Zanzibar, a agitação e a alegria acenaram. De acordo com um colega de faculdade, ele queria tudo e queria agora, bem na sua porta. As boutiques de moda, as lojas de discos e livrarias, os locais de música, pubs e clubes.

 

? Steve

▪️Por causa dos investimentos militares na Califórnia, vários empreiteiros de defesa começaram à montar laboratórios e centros experimentais na área onde Jobs cresceu. Steve Jobs atribuiu sua motivação futura e escolha de carreira ao crescimento no viveiro da reinvenção tecnológica. Me inspirei na história do lugar , disse ele.

 

09) AMBOS ERAM MASTER SHOWMEN

? Freddie

▪️Desde o início da ascensão da Banda, haviam dois Freddie’s. Fora do palco, um rapaz tímido e encolhido, constrangido com os olhos escuros e os dentes salientes. Então, no palco, um performer teatral, extravagante e incrivelmente destemido. Essa personalidade persiste por toda a vida.

▪️Como lembra um ex-executivo de TV:  O que Freddie sabia, instintivamente, era a regra de ouro do showbiz: você faz o programa.

▪️Suas performances eletrizantes foram resultado de detalhes cuidadosamente coreografados. Por exemplo, sua vestimenta selvagem e andrógina, sua subsequente adoção de estilos gays predominantes, seus movimentos de palco hiperenergéticos, sua virilidade ostensiva, a maneira hipnótica com que dominava o público.

▪️Em um show no Rio, Spike Edney notou que Freddie era como um Deus: Ele levantava a mão e eles cantavam junto. Ele abaixava a mão e eles ficavam em silêncio, porque ele quis isso. O efeito foi inacreditável. É como ver um reator nuclear dividir o átomo.

▪️Ele também foi uma das primeiras estrelas à começar à introduzir toques locais em shows. Por exemplo, em Budapeste, ele incendiou a multidão cantando Tavasi Szel Vizet Araszt , uma balada folclórica húngara. No Madison Square Garden, ele usou o chapéu e a jaqueta dos Yankees.

 

? Steve

▪️Jobs era tão obsessivo com o show quanto Freddie, mais do que outros CEOs da indústria de tecnologia. Para seus lendários lançamentos de produtos, ele se preocupou com os menores detalhes, incluindo a roupa que usaria, as minúcias do som e da iluminação do palco.

▪️Para o lançamento do Macintosh, ele insistiu que John Sculley – recentemente atraído da Pepsi para servir como CEO da Apple – mudasse de assento em assento em um auditório vazio enquanto o próprio Steve brincava com as luzes. Sculley lembrou mais tarde que Steve estava ” levando as pessoas à loucura “, ao repassar cada variação de seu lançamento teatral fortemente coreografado.

 

10) AMBOS MARCARAM SEUS EMPREENDIMENTOS COM SUAS CARACTERÍSTICAS PESSOAIS E PECULIARIDADES

? Freddie

▪️Freddie sugeriu que a Banda Smile mudasse seu nome para uma palavra memorável – QUEEN !

▪️Ele estava ciente da associação da palavra com o movimento gay, mas além disso, ele foi atraído por seu peso real. Embora Queen pareça um nome perfeitamente kosher hoje, foi um afastamento radical da cultura distintamente masculina em que os shows de Rock estavam inseridos naquela época. Foi uma jogada ousada e bizarra nomear uma Banda só de homens com uma identidade feminina e com um vocalista que parecia não ter medo de exibir sua personalidade afeminada no palco.

 

? Steve

▪️Jobs também abriu novos caminhos ao chamar sua empresa de Apple, uma palavra que qualquer leigo poderia usar.

▪️No final das contas, as origens do nome estranho para uma empresa de tecnologia pareciam mais irreverentes e intuitivas, ao invés de profundamente pensadas.

▪️Steve foi voluntário em uma fazenda para podar macieiras. Ele já havia decidido abrir uma empresa e precisava apresentar os papéis no dia seguinte. Então, em um passeio em Los Altos, ele lançou opções. No inicio, consideraram alguns que soavam tecnologicamente como Matrix e Executek.

▪️Finalmente, Steve propôs a Apple. Parecia divertido, espirituoso e não intimidante.

 

11) AMBOS ERAM CONHECEDORES DE NEGÓCIOS, MAS RELUTANTES EM SE ALINHAR COM FORÇAS COMERCIAIS CONSERVADORAS OU GRANDES  

 

? Freddie

▪️Ele convenceu a Banda à vender sua Van para financiar sua primeira gravação. Mesmo mais tarde, ele foi rápido em compreender os aspectos comerciais da indústria musical. Ao mesmo tempo, enquanto apresentava a Banda aos executivos da indústria, ele disse que sua música era destinada aos excluidos, para pessoas que não pertenciam.

▪️Como um imigrante gay com herança asiática, Freddie se identificou com desajustados ao invés de com detentores de poder.

▪️Mesmo depois de ter se tornado uma estrela de sucesso, muitos de seus parceiros gays eram, ironicamente, da classe trabalhadora ou de grupos de baixa classe econômica.

 

? Steve

▪️Como Freddie, Steve sempre gostou de pensar que estava enfrentando indústrias conservadoras, destruindo paredes e lutando contra as forças do Mal.

▪️Às vezes, ele usava essas palavras e frases em seus lançamentos e anúncios. Apesar da Apple ter se tornado um gigante comercial igualmente grande, Steve nunca pareceu se identificar com corporações enfadonhas.

▪️Talvez implantando seu famoso campo de distorção da realidade, ele tenha conseguido posicionar a Apple como um Davi lutando contra vários Golias, uma versão irônica que ele parecia acreditar intensamente até para si mesmo.

 

******

 

? Freddie Mercury  – Você pode imaginar como é terrível quando você tem tudo e você ainda está desesperadamente só? Isso é terrível para além das palavras.

? Steve Jobs – Às vezes, a vida vai te acertar um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Eu estou convencido de que a única coisa que me fez seguir em frente era que eu amava o que eu fazia!

 

▪️Tradução livre feita por Sheila Pauka.

▪️Fontes para composição e ajustes de texto

– By Brinda S. Narayan de Dezembro de 2.018. Bibliografias. – Isaacson, Walter, Steve Jobs, Londres, Little

– Brown, 2011 – Jones, Lesley-Ann, The Definitive Biography of Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, London, Hodder & Stoughton, 2011.

 

▪️Continua ….

 

Veja a primeira parte desta matéria aqui

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *