Entrevista definitiva de Brian May para a revista ‘Total Guitar’ – Parte 1

A Revista Total Guitar deste mês (Edição 367) publicou uma matéria de capa com Brian May.

A entrevista é grande, e nela, Brian fala sobre os 50 anos do álbum de estreia da banda, relembra os principais momentos na sua carreira.

Ele relembra também algumas músicas que ele escreveu para o Queen. No final da entrevista, há um tutorial de como tocar do jeito de Brian May.

Dividimos a entrevista em seis partes que serão publicadas ao longo da semana.

 

Parte 1

 

Queen 50 anos

Um novo ano traz mais um marco na vida de um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Cinquenta anos, diz Brian May com um sorriso e uma breve pausa enquanto ele absorve tudo.

É realmente incrível quando você pensa sobre isso.

Meio século atrás, o lançamento do álbum de estreia do Queen foi o início de uma jornada extraordinária para Brian e os outros três membros fundadores do grupo: o baterista Roger Taylor, o baixista John Deacon e o cantor Freddie Mercury. Esse primeiro álbum, intitulado simplesmente Queen, não foi um sucesso, chegando ao número 24 na parada do Reino Unido. Mas, no final de 1975, eles tiveram seu primeiro sucesso global com a obra-prima do rock lírico de Mercury, Bohemian Rhapsody, que ocupou o primeiro lugar no Reino Unido por nove semanas, com um vídeo inovador que estava anos à frente da revolução da MTV. E a partir daí, a dominação mundial logo se seguiu.

As estatísticas do Queen são surpreendentes mais de 300 milhões de discos vendidos em todo o mundo, incluindo seis milhões de sua coleção Greatest Hits de 1981, tornando-o o álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido. Mais de um bilhão de streams de Bohemian Rhapsody apenas no Spotify.

Mas esses números são apenas uma parte da história. A música feita pela formação original do Queen entre 1973 e 1991 era incrivelmente criativa e tão ampla quanto abrangente, abrangendo tudo, desde rock pesado a disco, gospel, funk e synth-pop. Os grandes sucessos vieram de todos os membros da banda: Mercury com Killer Queen, We Are The Champions e Crazy Little Thing Called Love, bem como Bohemian Rhapsody, Taylor com Radio Ga Ga e A Kind of Magic, Deacon com Another One Bites The Dust e I Want To Break Free: May com We Will Rock You, Fat Bottomed Girls, Flash e I Want It All. E como show ao vivo, com Mercury como vocalista extremamente carismático, o Queen era o mestre do rock de estádio, como eles provaram em 1985, quando roubaram o show no maior evento musical da história, o Live Aid.

 

Em novembro de 1991, a morte de Freddie Mercury aos 45 anos foi o fim do Queen. Ou assim parecia. No ano seguinte, um concerto memorial realizado no Estádio de Wembley, palco do maior momento de Freddie no Live Aid, viu May, Taylor e Deacon apresentando canções clássicas do Queen com um elenco de estrelas, incluindo David Bowie, Elton John, Robert Plant, George Michael e membros do Guns N’ Roses, Def Leppard e Metallica.

Logo depois, John Deacon se aposentou. Mas para Brian May e Roger Taylor houve, ao longo do tempo, uma crença compartilhada de que o Queen era um negócio inacabado. Entre 2005 e 2009, eles trabalharam com o ex-vocalista do Free e Bad Company, Paul Rodgers, tocando ao vivo e gravando um álbum, The Cosmos Rocks, anunciado como Queen + Paul Rodgers.

E em 2011, eles recrutaram o cantor californiano Adam Lambert, vice-campeão do programa de talentos American Idol, para liderar uma primeira turnê como Queen + Adam Lambert.

Outro grande sucesso veio em 2018 com o filme Bohemian Rhapsody. Descrito como um filme de drama musical biográfico e estrelado por Rami Malek como Freddie Mercury, arrecadou mais de $ 900 milhões. shows em todo o mundo. A Turnê Rhapsody (The Rhapsody Tour), que terminou no verão passado, incluiu nada menos que 10 datas na O2 Arena de Londres.

É assim que, após 50 anos, a música do Queen continua tão popular quanto sempre foi.

Para marcar este aniversário, Brian May está falando com a Total Guitar (TG) de sua casa em Surrey, onde ele se senta em uma sala de escritório surpreendentemente pequena e com poucos móveis. Em uma longa conversa, ele fala principalmente sobre as canções que escreveu para o Queen, desde Keep Yourself Alive, a poderosa faixa de abertura do álbum de estreia da banda, até The Show Must Go on, o comovente grand finale de Innuendo, o último álbum do Queen de com Freddie Mercury vivo.

 

O equipamento de Brian está bem documentado. A guitarra caseira Red Special e o amplificador AC-30 tem sido suas ferramentas de confiança na grande maioria das gravações de sua longa carreira. Como ele disse no ano passado, em uma entrevista separada para TG:

Tenho tanta sorte que minha guitarra e meu amplificador têm uma gama tão ampla de possibilidades.

 

Portanto, nesta nova entrevista, o foco está em seu desenvolvimento como músico, as principais influências que o moldaram, sua educação nas técnicas de gravação e produção, sua abordagem para apresentações ao vivo e a arte de compor em todos os clássicos que ele criou. – canalizando Led Zeppelin em Now I’m Here, inventando o thrash metal com Stone Cold Crazy, combinando a escala épica de Bohemian Rhapsody com The Prophet’s Song e compondo a mãe de todos os hinos do rock em We Will Rock You.

E ele começa nos levando de volta ao primeiro álbum do Queen…

NO ANO DE 73…

 

TG: Enquanto os quatro membros do Queen se preparavam para entrar em estúdio para gravar o primeiro álbum da banda, que tipo de guitarrista você pretendia ser?

BM: Que ótima pergunta! Foi uma combinação de todas as coisas que estavam na minha cabeça, desde quando eu era criança e ouvindo o nascimento do rock ‘n’ roll em meus fones de ouvido – na minha cama, escondido sob as cobertas. E depois houve tudo o que veio no final dos anos 60. Portanto, é uma combinação de Buddy Holly, James Burton, Hank Marvin e, em seguida, Jimi Hendrix, Jeff Beck e Pete Townshend. Todas as pessoas que ainda são meus heróis.

Quando olho para trás, acho que não poderia ter nascido em um momento melhor. Quando crianças, tivemos muita sorte de ter crescido naquele período em que as coisas estavam explodindo e todos os limites estavam sendo quebrados. Quando ouvi Little Richard pela primeira vez, foi um momento de choque, mas também houve a alegria de perceber que as pessoas podiam realmente cantar dessa maneira, podiam gritar suas emoções, em vez de ser um cantor suavizado ou o que quer que não fosse. apenas cantando músicas mais foi cantando a sua paixão, sua raiva, seu amor e sua dor.

Era um mundo tão diferente antes do rock ‘n’ roll, e Freddie e eu tivemos muitas influências do que veio antes, coisas do jazz como Glenn Miller e The Temperance Seven. Então, quando estávamos crescendo, essas influências estavam em nós, assim como o rock ‘n’ roll emergente, e isso nos deu uma perspectiva que quase ninguém tem hoje em dia.

 

Continua…..

 

Fontes: www.queenonline.com e Revista Total Guitar

Fotos de Neil Preston e Total Guitar.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

46664 – Relatório

Postado por - 16 de março de 2004 0
Para quem tiver curiosidade, foi acrescentado no site 46664 uma seção com relatórios de atividades do 46664, de novembro de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *