35 anos de “Who Wants To Live Forever”

Who Wants To Live Forever é uma música de autoria de Brian May e o single foi lançado em 15 de setembro de 1986. O lado B do single é Killer Queen. A música faz parte do 12° álbum da banda, A Kind Of Magic e atingiu o 24° lugar na parada britânica.

Sobre a música, Brian diz que mesmo não tendo lido o roteiro do filme, ele ficou impressionado com a cena onde o heroi Highlander (Christopher Lambert) não pode morrer, mas vê a sua mulher (Beatie Edney) ficar velha e morrer em seus braços. Antes de morrer ela diz:

“eu nunca entendi porque você ficou comigo”,

e ele responde:

“eu vejo você da mesma maneira que eu a vi quando encontrei você pela primeira vez”.

Brian viu 20 minutos do filme e escreveu a música no banco de trás do seu carro. Chegando em casa ele estava com toda a melodia na cabeça e gravou-a em um gravador.

Ele disse

“a música foi escrita, mas o que aconteceu foi que ver o filme abriu as minhas comportas – eu estava passando por várias tragédias na minha vida – a morte de meu pai, o fim do meu casamento e outras coisas. Eu imediatamente ouvi a música na minha cabeça e ela estava quase completa no caminho para casa. Eu lembro de tê-la cantado para Jim Beach e ele perguntou de onde a música tinha vindo e eu disse que não sabia”.

A música se tornou um hino do Queen, apoiada pela Royal Philharmonic Orchestra, junto com um coro de 40 crianças. Na canção, Brian toca teclado, guitarra e está nos vocais. Freddie também está nos vocais. Não há baixo e a percussão é feita por uma bateria eletrônica programada por Brian e David Richards junto com a Royal Philharmonic Orchestra.

Pela primeira vez desde 1980, Brian cantou uma música da banda junto com Freddie. Na versão do filme, Freddie cantou a música toda.

Em 2014, a banda gravou uma nova versão da canção, com o título de Forever que está na copilação Queen Forever. Essa versão é tocada por Brian ao piano e apresenta apenas a melodia da música original.

 

A filmagem do vídeo da música foi realizada em 16 se setembro de 1986 no Wharf Tobacco em Londres e foi dirigido por David Mallet.

Brian, John e Freddie estão com a Royal Philharmonic Orchestra e Roger está atrás de uma bateria.

 

Sobre essa filmagem, o baterista disse:

“Sim, eu estava bêbado gravando esse vídeo…. Foi uma longa gravação e era terrivelmente séria.

Falando sobre o contexto da música no filme, Roger disse:

“Eu realmente amei a música no contexto do filme Highlander, as cenas do Highlander e da mulher dele, e ela ficando velha e todas as tomadas nas highlands e eu achei muito bonito e com muito movimento.”

 

No ano de 1989, a música foi regravada por duas vocalistas jovens, Ian Meeson e Belinda Gillet no Olympic Studios Essa regravação teve como finalidade angariar fundos para o British Bone Marrow Donor Appeal (Uma entidade de caridade que procura doadores de medula óssea).

 

No show do Tributo à Freddie Mercury, Seal cantou interpretou esta música de uma maneira espetacular.

A música fez parte também do setlist de Queen + Paul Rodgers e mais recentemente no setlist do Queen+ Adam Lambert.

 

Fontes:

– Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc

– Queen: Complete Works (Revised and Updated) – George Purvis

 

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

There are 2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *