O Queen, Pela Visão da Trident Studios

Texto longo, mas que tal ler o outro lado da moeda?

 

Freddie Mercury parecia um Deus. Então ele começou à se comportar como um !

Relato pelo homem que assinou contrato com o Queen, pela Trident Studios.

Por Norman J. Sheffield

 

22:00 hrs em 20 de Julho de 2013.

– “Eu estava sentado no meu escritório um dia em 1971 quando recebi uma ligação do meu irmão Barry no estúdio.

– Norman, desça e ouça uma coisa — disse ele.

John Anthony, o homem de A&R ( pesquisa de talentos) da Trident, descobriu uma Banda chamada Smile.

No início, o guitarrista principal era um estudante de astrofísica do Imperial College chamado Brian May, o baixista e cantor era um estudante de arte chamado Tim Staffell, e o baterista era um estudante de biologia chamado Roger Taylor.

Acontece que eles agora remodelaram a Banda.

Staffell tinha sido substituído por um carinha de aparência indiana com uma grande voz operística e eles tinham um novo baixista. John era cru, mas definitivamente havia algo lá.

Eu abri o Trident Studios em 1968 no Soho. Suas instalações de ponta e a vibe agitada estavam atraindo os maiores talentos da época, de The Beatles e Elton John à David Bowie e Marc Bolan.

Os quatro caras que vieram ao meu escritório algumas semanas depois eram uma mistura intrigante de personagens.

Roger Taylor era um garoto muito bonito, com longos cabelos loiros e muito charme. Brian May era alto com uma juba de cachos e um pouco introvertido, mas claramente muito inteligente. O baixista, John Deacon, também estava quieto.

Eu poderia dizer imediatamente que o quarto membro seria de alta manutenção.

Seu nome verdadeiro era Farrokh Bulsara. Ele nasceu em Zanzibar e foi educado na Índia. A família emigrou para a Inglaterra quando ele era adolescente. Ele tinha ido para a Ealing Art College para estudar Arte e Design Gráfico. Ele também era um talentoso cantor e pianista.

Quando ele se juntou à Banda, ele imediatamente deu a si mesmo um nome mais Rock ‘N’ Roll – Freddie Mercury.

Ele era encantador, agia um pouco tímido e reservado às vezes e falava com uma voz elegante e educada. Quando relaxava, tinha um senso de humor muito apurado e falava a 160 quilômetros por hora.

Eles decidiram, com razão, abandonar Smile como seu nome. Quase engasguei com meu café quando ouvi o novo nome – Queen.

O mundo não era tão iluminado como é hoje.

Estávamos preocupados que seria um verdadeiro desânimo, especialmente considerando o visual da Banda.

Freddie aparentemente tinha uma namorada, mas tínhamos certeza de que ele era gay.

Mas o nome não estava em negociação. Concordei em oferecer aos Queenies, como os batizamos, um tipo de arranjo frouxo. Haviam momentos em que o estúdio estava escuro, geralmente às 2 da manhã. Então dissemos – Vamos dar à vocês esse tempo de inatividade no estúdio para ver o que vocês podem fazer.

Eles acabaram sendo tão bons – e exigentes – quanto esperávamos. As coisas tinham que estar cem por cento certas, caso contrário eles não seriam felizes. Eles passavam dias e noites trabalhando nas harmonias.

Argumentos começariam sobre o menor detalhe. Eles começavam à gritar, berrar e atirar coisas. Às vezes, passava em alguns minutos, mas em outros momentos eles se preocupavam com isso, sem falar um com o outro por um dia ou dois. Eles sempre resolveriam isso, no entanto.

Não era pessoal, era sobre o trabalho.

Quanto mais adulação Freddie recebia no palco, mais difícil se tornava trabalhar com ele fora do palco.

Freddie costumava dizer que não havia dúvidas de que o Queen seria um sucesso.

Nunca houve uma dúvida, querida, nunca, ele dizia com um aceno imperioso de sua mão.

O título de seu primeiro Álbum era simplesmente Queen.

Outra sugestão foi Dearie Me (Meu Querido) , o bordão de Freddie, que era bem engraçado, mas a Banda já era difícil de vender …

Eles passaram séculos discutindo sobre a capa do Álbum. A capa era uma única imagem de Freddie no palco, com dois holofotes ao fundo.

Para a contracapa, os meninos montaram uma colagem de fotos deles mesmos.

Freddie tinha levado todos à exaustão, se preocupando se ele parecia lindo o suficiente.

No final do ano eles estavam na estrada com Mott The Hoople, mas o Queen estava recebendo mais bis e aplausos maiores do que os headliners.

Eles deveriam ir para a Austrália para um show quando Brian de repente desenvolveu uma febre muito alta. Seu braço tinha inchado até o tamanho de uma bola de futebol e os médicos diagnosticaram gangrena.

Ficamos preocupados se iríamos perdê-lo. Felizmente, a crise diminuiu e ele foi autorizado à voar.

No entanto, o show foi um desastre. O DJ local que os apresentou claramente se opôs à eles porque os apresentou como pommies presos.

 

NotaPom·mies – gíria ofensiva australiana e neozelandesa. Usada como um termo depreciativo para uma pessoa britânica, especialmente um imigrante recente.

Quando eles subiram no palco, a multidão turvou também contra eles.

Os meninos ficaram muito aliviados quando pegaram um avião de volta à Londres. Por alguma razão bizarra, a imprensa britânica foi informada de que Sua Majestade, a Rainha, estava chegando no Heathrow. Então, quando viram quatro músicos exaustos saindo pela alfândega, não ficaram muito felizes.

Em sua primeira turnê pela América, a saúde de Brian estava se deteriorando. Nossos piores temores foram confirmados quando os médicos anunciaram que ele tinha hepatite.

O resto da turnê teve que ser cancelada. Foi um desastre, profissionalmente e pessoalmente.

Então, quando eles voltaram para Londres em Agosto, ele teve que fazer uma operação de emergência para uma úlcera.

Mas em 11 de Outubro de 1974, a EMI lançou Killer Queen, de seu 3° Álbum – Sheer Heart Attack.

Em semanas, deu aos garotos o que eles mais queriam – um single número 1.

Quando o Queen caiu na estrada novamente, desta vez como manchete por direito próprio, ficou claro que eles estavam à beira de um grande sucesso.

Mas quanto mais adulação Freddie recebia no palco, mais difícil se tornava trabalhar com ele fora do palco.

A turnê chegou ao fim no famoso Rainbow Theatre em Londres. No dia anterior ao show, Freddie estava sendo ainda mais pedante do que o normal.

Ah, pare de ser tão tolo, Freddie, disse Brian.

Freddie ficou indignado. Ele jogou a cabeça para trás, acenou com os braços e saiu em um estrondo.

Quando chegou a hora da passagem de som, Brian ligou o microfone.

Freddiepoos, onde você está? , gritou ele.

Freddie apareceu imediatamente com uma cara de trovão. Ele saltou no palco, deu à Brian um olhar maldoso e então foi em frente. Isso é o que eles sempre fizeram.

Em 1975 eles foram ao Japão e encontraram 3.000 fãs esperando por eles, todos cantando o nome da Banda. Era como a Beatlemania.

Freddie finalmente encontrou a aclamação que ele ansiava por toda a sua vida. Ele se sentia como um Deus. Infelizmente, ele logo começou à se comportar como um também.

Quanto mais bem-sucedidos eles se tornavam, mais agitado o Queen ficava com o dinheiro. Uma das brigas mais acaloradas aconteceu quando John se casou. No período que antecedeu o casamento, ele anunciou que queria que eu pagasse £ 10.000 (cerca de £ 90.000 em valores de 2013) para ele comprar uma casa. Eu não reagi muito bem.

Então Freddie exigiu um piano de cauda. Quando eu recusei, ele bateu com o punho na minha mesa – Eu tenho que ter um piano de cauda, disse ele.

Eu não estava sendo mau. Sabíamos que havia uma enorme quantidade de dinheiro para vir inundando nosso caminho com o sucesso do Queen. Expliquei que parte já estava chegando, mas a grande maioria ainda não havia chegado.

Mas nós somos estrelas. Estamos vendendo milhões de discos, disse Freddie.

E ainda estou morando no mesmo apartamento em que estive nos últimos três anos.

A quantidade de dinheiro que investimos na Banda era enorme.

Nós lhes havíamos adiantado equipamentos e salários logo no início e continuamos investindo dinheiro neles por 04 anos.

O fato de a Banda dever à Trident perto de £ 200.000 (£ 1,75 milhões hoje) não parecia atingir Freddie.

Posso me lembrar da conversa.

O dinheiro virá em Dezembro — eu disse. Então espere.

Então veio uma frase que ele tornaria famosa em todo o mundo nos próximos anos, embora ninguém soubesse onde ela nasceu.

Freddie bateu os pés e levantou a voz – Não, não estou preparado para esperar mais. Eu quero tudo isso. Eu quero tudo isso agora.

No final de 1975, eu estava ouvindo que eles estavam fazendo todo tipo de comentários depreciativos sobre a Trident.

Então ouvi uma faixa de A Night At The Opera chamada Death On Two Legs. As duas primeiras linhas resumiam o que estava por vir.

 Você chupa meu sangue como uma sanguessuga/você infringe a lei e desrespeita … Você se sente suicida ?

Foi algum tipo de e-mail de ódio desagradável de Freddie para mim.

Logo Bohemian Rhapsody chegou ao topo das paradas do Reino Unido e ficou lá por 09 semanas. Um momento agridoce veio quando as notícias começaram à vazar de que tínhamos nos separado do Queen.

Deveríamos ter falado mais. E eu deveria ter sido mais atento aos sentimentos deles. Quando percebi que as coisas estavam muito erradas, já era tarde demais.

Em Março de 1977 a Empresa fez um acordo com a Banda para a venda de todos os seus direitos futuros, os direitos dos Álbuns antigos e a liquidação da dívida de gestão.

O sonho de Freddie finalmente se tornou realidade e ele se tornou um homem muito rico.

Quando ele morreu, ninguém ficou mais triste do que eu. Ele pode ter sido um monstro para lidar, mas ele também era um gênio.

Eu o vi uma vez, nos anos seguintes ao nosso desentendimento, em 1986, quando levei a família ao show em Knebworth.

Ele foi amigável, como se as brigas do passado tivessem sido esquecidas. Acabou sendo seu último show ao vivo, o que significava que eu estava em seu primeiro e último shows.

Anos depois, após sua morte, fui ao Freddie Mercury Memorial Concert em Wembley, onde vi os três membros restantes sendo fotografados.

John Deacon apontou para mim e disse – E se não fosse por aquele homem, não estaríamos aqui.

Brian e Roger olharam para mim e assentiram.

Esse gesto foi um longo caminho para exorcizar os fantasmas do passado.”

 

Extraído do livro de Norman – ‘Life On Two Legs.

 

Fonte – Dailymail

 

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Freddie não será homenageado

Postado por - 14 de abril de 2005 0
O site [URL=http://brianmay.com]brianmay.com[/URL], procurando saber sobre a verdade da notícia que saiu no site http://www.contactmusic.com/ a respeito de Freddie ser…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *