Queen The Greatest Live – Episódio 44 – We Will Rock You

O hino de bater os pés e bater palmas de Brian May nunca deixa de impressionar todo o público, sua batida lendária é muito convincente para resistir. Mas, como podemos ver nesta montagem de shows de arquivo do Queen, um floreio visual adicional de Freddie Mercury garantiu que o efeito unificador da música transcendesse fronteiras e culturas.

Nunca na história do rock ‘n’ roll três notas percussivas causaram tanto impacto. Quando Brian May escreveu We Will Rock You, depois de um show particularmente estridente no Bingley Hall de Stafford no final dos anos 70, ele esperava que isso provocasse uma chamada e resposta com o hardcore do Queen.

Mas o guitarrista dificilmente poderia ter imaginado o quão longe essa batida iria viajar – com as imagens de arquivo desta semana mostrando o onipresente stomp-stomp-clap em quatro shows que vão do Extremo Oriente à América do Sul.

Desde o seu início, o ritmo propulsivo de We Will Rock You tornou-o uma escolha óbvia para o encore, confundindo os limites entre o artista e o público. Mas, como podemos ver neste último episódio de Queen The Greatest Live, a música também permitiu à banda – e a Freddie Mercury em particular – saudar multidões tanto em território nacional como em solo estrangeiro.

No Milton Keynes Bowl em 1982, o cantor emerge dos bastidores com um tradicional chapéu de abas largas para cumprimentar seus compatriotas.

 

No Népstadion da Hungria, na Magic Tour de 1986, Freddie saúda o público com as cores da bandeira nacional branca, vermelha e verde.

No Rock In Rio de 1985, ele aparece envolto nas cores da bandeira brasileira com seu famoso lema Ordem e Progresso enquanto o mais extravagante de tudo, o cantor caminha lentamente até a borda do palco no Japão ‘ 85 – antes de girar para revelar que o reverso de sua capa Union Jack traz o ponto carmesim do Hinomaru.

Em cada caso, tal como Brian pretendia todos aqueles anos antes, a multidão está unida sob uma única bandeira. “We Will Rock You une as pessoas”, diz o guitarrista. “Essa é provavelmente a melhor coisa de todas…”

 

Próxima semana: Queen The Greatest Live: Queen do Século 21.

Fonte: www.queenonline.com

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *