Por que John Deacon deixou a banda?

John Deacon foi baixista do Queen por muitos anos – mas por que ele deixou a banda?

John Deacon sempre foi um mistério para os fãs do Queen , mesmo quando a banda estava em seu apogeu. Freddie Mercury  chamou a atenção com suas performances de palco selvagens e vocais incríveis, mas a dupla tinha uma ligação estreita em suas composições. Após a morte de Freddie, John deixou a banda e os membros restantes – Brian May e Roger Taylor – continuaram. Mas por que John foi embora em primeiro lugar?

John Deacon nasceu em 19 de agosto de 1951, tornando-o hoje com 70 anos.

O baixista é de Leicester, e se interessou por gravar música e eletrônica desde muito jovem.

Ele se juntou à sua primeira banda aos 14 anos, mudando para o baixo cerca de um ano depois de começar no grupo.

John ficou na banda apenas por um curto período, deixando-a para estudar eletrônica em Londres, onde obteve o primeiro diploma com distinção.

Em 1970, enquanto ainda estudava, os membros do Queen – Freddie Mercury, Roger Taylor e Brian May – viram o baixista tocar.

Eles não ficaram muito impressionados no início, de acordo com a revista Record Collector, mas um ano depois John e Roger se conheceram oficialmente e ele fez um teste para se juntar ao Queen, que foi um sucesso.

Enquanto John era mais quieto do que o resto dos membros da banda, ele também era um compositor, que escreveu You’re My Best FriendAnother One Bites the Dust, que se tornou um grande sucesso para a banda.

De acordo com Queen: Complete Works, de Georg Purvis, John e Freddie queriam mudar a direção da banda na década de 1980 e começaram a trabalhar mais próximos.

Purvis também sugeriu que havia tensões durante a gravação do álbum Hot Space de 1982, com John não querendo que seu estilo de música com influência de soul fosse prejudicado pelos solos de guitarra de Brian.

John se tornou um importante compositor em seus últimos anos com o Queen, com ele dizendo na BBC Radio em 1989:

“Se eu tivesse sido um baixista toda a minha vida com a banda, não estaria tão satisfeito quanto estou porque considero isso apenas como parte do que eu faço.

“A composição e o envolvimento nos processos de tomada de decisão significam que pude participar do destino da banda.”

No entanto, isso não durou tanto quanto muitos esperavam, já que Freddie, o frontman da banda, morreu de complicações relacionadas à AIDS em 1991.

Conforme relatado na revista Bassist, John disse sobre a morte de Freddie:

“No que nos diz respeito, é isso.”

“Não adianta continuar. É impossível substituir Freddie.”

“Não sei cantar; é a única coisa que gostaria de poder fazer, porque tornaria a composição muito mais fácil!”

Claramente, a morte de Freddie é a razão pela qual John deixou a banda, e ele ficou muito chateado com a morte de seu amigo e colega.

Em 2014, Brian, que continuou a banda com Roger Taylor e o cantor  Adam Lambert, disse que eles têm pouco contato com o baixista agora.

Ele disse à Rolling Stone:

“Nós não [mantemos contato com John Deacon], realmente. Ele não quer. Ele quer ser privado e estar em seu próprio universo.”

“Ele ainda fica de olho nas finanças, no entanto. John Deacon ainda é John Deacon. Não assumimos nada financeiro sem falar com ele.”

Roger acrescentou:

“Ele está completamente aposentado de qualquer tipo de contato social …

“Eu acho que ele é um pouco frágil e ele simplesmente não queria saber nada sobre falar com as pessoas no mundo da música ou algo assim.”

“Isso é justo o suficiente. Nós respeitamos isso. ”

 

Fonte: https://www.express.co.uk/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Show Queen’s Vision

Postado por - 15 de dezembro de 2003 0
Queen’s vision faz show em São Paulo. Dia 18/12/2003, a partir das 21h00, no Viva Maria bar, em São Paulo,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *