Put Out The Fire – Por Helenita dos Santos Melo

PUT OUT THE FIRE

(6ª música do 10° álbum)

 

– Se o lado 1 de Hot Space desconcerta os ouvintes pelo uso excessivo de instrumentos eletrônicos, Put Out The Fire, no lado 2, é o primeiro de uma série de temas mais convencionais.

– A canção composta por Brian, volta a impor a bateria de Roger e o baixo de John como elementos rítmicos principais, enquanto os sintetizadores e caixas de ritmos são abandonados.

– Apesar dos experimentos artísticos atrevidos e audazes de Freddie e John nos primeiros títulos do álbum, Put Out The Fire retoma, por bem, o repertório rock e eficaz da banda.

– Como quisesse vingar-se de sua exclusão em alguns temas do álbum, Brian tira a Red Special do estojo e cria um solo inesquecível, misturando harmônicos, tappings, bends e outras técnicas de grande virtuosismo.

– Se o objetivo consiste em demonstrar quem manda, a manobra tem êxito.

– Ao perguntar a ele sobre a dificuldade da execução do seu prodigioso solo, Brian responde:

Realmente, foi muito difícil. Não sei exatamente por quê. Não é o primeiro take que se ouve no álbum. Gravei vários, porém não gostei. E então, um dia, quando voltamos um pouco bêbados da discoteca onde costumávamos tomar algumas cervejas, Mack conectou uma espécie de ‘reverb’ enorme na minha guitarra e eu disse: ‘Isso soa incrível! Quero que você use em todas as canções!’ […]. Uma vez conectada para ‘Put Out The Fire’, comecei a tocar […]. Eu não ouvia quase nada do que tocava, porém soava bem… e isto que eu estava realmente bêbado. Para ser sincero, não acredito que se tratasse de um solo muito bom. É um pouco caricaturesco, e nunca fiquei realmente satisfeito.

 

– Durante o verão de 1981, os membros do Queen coincidiram em Montreux com David Bowie, que se encontrava gravando uma canção para o filme Cat People, de Paul Schrader. Composto por Giorgio Moroder, o tema se intitula Cat People (Putting Out Fire).

 

– Talvez essa música tenha inspirado Brian May?

 

Brian May usa um broche do Sugar Shack em homenagem ao clube de Munique, onde a banda passou muitas noites entre as sessões de gravação.

 

Vídeo oficial de Put Out the Fire

 

Cat People (Putting Out Fire), com David Bowie

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *