Freddie Mercury & Steve Jobs: Paralelos de Vida – Por Sheila Pauka – Parte 03/03

Curiosidades ❗

FREDDIE MERCURY X STEVE JOBS  –  PARALELOS DE VIDA

 

®️ Continuando com as semelhanças entre Steve Jobs, o magnata americano no setor da informática, e Freddie Mercury !

®️ De suas infâncias até o falecimento.

® Estabelecendo paralelos entre Steve Jobs e Freddie Mercury – esses dois icones criativos.

Ⓡ Investigando as experiências que transformaram o timido Farrokh Bulsara em um icone do Rock que ainda reverbera no cenário global, há de se notar alguns paralelos misteriosos com Steve Jobs.

 

12) AMBOS TIVERAM RELACIONAMENTOS PESSOAIS DIFÍCEIS, ATÉ QUE FINALMENTE CONHECERAM SEUS PARCEIROS MAIS ESTÁVEIS 

? Freddie

®️ O relacionamento de Freddie com Mary Austin em seus primeiros anos em Londres!

▪️Freddie encontrou a mulher que permaneceria amiga e âncora por toda a sua vida. Freddie e ela embarcaram em um relacionamento romântico que durou seis anos, especialmente durante os primeiros anos difíceis da Banda.

▪️Mas, à essa altura, Freddie também começou a se envolver em encontros furtivos com homens e, embora fosse noivo de Mary, admitiu sua bissexualidade para ela. Ela disse à ele que ele não era bissexual, mas gay, permitindo que ele enfrentasse um aspecto reprimido de si mesmo.

▪️Mesmo depois, quando acumulou riqueza e fama inimagináveis, Freddie não conseguiu encontrar um relacionamento que o satisfizesse em todas as dimensões.

Quando um amigo de Munique (Reinhold Mack) que tinha família e filhos, reclamou certa vez de suas finanças, Freddie comentou de maneira pungente: Você tem tudo que eu nunca poderei ter.

▪️De acordo com Leslie Jones, ele poderia ter qualquer coisa que o dinheiro pudesse comprar, mas ele tinha que trabalhar cada vez mais para ter prazer.

▪️A música do Queen, It’s A Hard Life, que foi lançada mais tarde, era possivelmente um reflexo profundo da sua vida real.

Sua famosa canção – The Great Pretender – parecia ecoar sua angustia contínua, apesar de sua carreira em chamas e performances eufóricas:

Oh sim, eu sou o Grande Fingidor/ Fingindo que estou indo bem/ Minha necessidade é tal / Eu finjo também muito / estou sozinho, mas ninguém pode dizer.

▪️O último parceiro de Freddie, Jim Hutton, que esteve com ele nos últimos cinco anos até sua morte, pareceu ser o relacionamento mais estável que ele teve.

 

? Steve

▪️Jobs começou a namorar Chrissie Brennan no final de seus anos de colégio.

▪️Ela ocasionalmente o visitava no Reed College e, nos anos seguintes, eles pareciam ter um relacionamento esporádico intermitente (o que era típico de muitos jovens nos anos setenta).

▪️No entanto, quando Chrissie engravidou, Jobs negou ser o pai. Só mais tarde, quando foi processado pela Comarca de San Mateo e obrigado à fazer um teste de paternidade, ele começou a assumir alguma responsabilidade financeira por Chrissie e sua filha, Lisa.

▪️Muito mais tarde, seu outro casamento com Laurene Powell foi talvez o relacionamento mais longo, duradouro e positivo que ele teve. Mas mesmo naquela época, quando já havia sofrido de uma crise de câncer e parecia estar se recuperando, Laurene achou que iria passar mais tempo com sua família e filhos.

▪️Ele escolheu não fazê-lo. Como muitos grandes homens cujos dons são extraordinários, ele não é extraordinário em todos os domínios, disse Laurene.

 

13) O SUCESSO DE AMBOS RESULTOU DE EQUIPES IMENSAMENTE TALENTOSAS QUE NÃO TINHAM MEDO DE QUESTIONÁ-LOS/ DESAFIÁ-LOS 

? Freddie

▪️A equipe do Queen compartilhou uma química distinta. Em um campo do Rock dominado por sexo, drogas e sons pulsantes, eles tinham disposições estranhamente acadêmicas.

▪️Roger, que já era formado em Biologia, foi admitido em uma Faculdade de Medicina para estudar Odontologia.

Freddie, com seu diploma de Artes, fez muito pela Banda. Embora cada um fosse imensamente talentoso em seus papéis distintos, Freddie era claramente o mais talentoso entre eles.

Brian estava estudando Astronomia e, mais tarde, faria um doutorado na área.

John era um engenheiro eletrônico.

▪️Além disso, todos os quatro eram perfeccionistas. Somos muito tensos, muito meticulosos e exigentes, disse Freddie.

▪️Como outras Bandas, eles brigaram e discutiram, mas cada um trouxe uma notável busca pela excelência que pode ter contribuído para seu eventual domínio. Sobre o processo deles, Brian disse uma vez: Discutíamos durante dias por causa de uma nota específica.

 

? Steve

▪️Bob Belleville, o chefe da equipe de Engenharia do Mac, conscientemente desconsiderou a ordem enfática de Steve de rejeitar a unidade de disco da Sony e, em vez disso, confiar em Apple, o que foi deliberadamente escondido da visão de Steve.

▪️Uma vez, o pobre homem foi até enfiado em um armário de zeladoria.

▪️Mais tarde, quando descobriu-se que Belleville (e a Sony) salvaram a situação, Jobs disse Seu filho da p…. com um sorriso de aprovação no rosto….

 

14) AMBOS ESCREVERAM AS REGRAS DE SEUS DOMíNIOS COM PRODUTOS DESAFIADORES

? Freddie

®️ O lançamento de Bohemian Rhapsody

▪️Embora o Queen tenha gerado alguns sucessos, eles não mostraram sinais do fenômeno que estava para surgir, até que Freddie compôs Bohemian Rhapsody. Durante a fase anterior ao lançamento da música, a Banda estava falida e em dívida.

▪️A canção, ignorando todas as convenções do Rock até então, tinha uma duração inaceitável para gravadoras e para o programa Top of the Pops da BBC. A maioria das músicas tinha 3 minutos em média, enquanto a obra-prima de Freddie era desafiadora de 5 minutos e 55 segundos.

▪️As letras obscuras introduziram personagens da história da literatura, ciência e música. Falava de Scaramouche, um palhaço da commedia dell’arte (teatro de comédia italiano), Galileo (o astrônomo). Figaro (de As Bodas de Figaro, que inspirou operas de Rossini e Mozart), Belzebu (o diabo no novo Testamento e no Paraíso Perdido de Milton) e Bismillah (da frase do Alcorão, – bismillahi-r-rahmani-r-rahiim, que significa em nome do Deus, mais gracioso, mais misericordioso).

▪️Apesar de todas essas alusões sonoras, as letras eram deliberadamente obscuras, embora alguns comentaristas achassem que poderia ter sido a música ” revelada ” de Freddie.

▪️O próprio Freddie, usando a vaidade de poetas e escritores literários, recusou-se a explicar as palavras. Musicalmente também, a música era diferente de tudo que alguém já tinha ouvido antes. Tinha elementos de tudo, uma mini-ópera dentro de um show de Rock.

▪️Contrariando as expectativas cautelosas de sua gravadora e outros executivos da indústria, a música alcançou a posição de número um nas paradas do Reino Unido, e levou o Queen ao renome mundial do Rock.

 

? Steve

▪️O lançamento do Macintosh em 1984 coloca todos os usuários – donas de casa e profissionais, poetas, especialistas e leigos – em pé de igualdade.

▪️Como a Bohemian Rhapsody, que se inspirou atrevidamente em referências da alta cultura, como o Novo Testamento e as artes clássicas, Steve e a agência de publicidade exploraram habilmente o fato de que o produto estava sendo lançado em 1984 e, portanto, posicionar o computador como um meio de libertação os métodos orwellianos de seu concorrente, a IBM.

▪️Logo depois, ele exibiu o polêmico comercial que mostrava uma jovem batendo com uma marreta em uma tela que apresentava um discurso de controle mental do Big Brother.

▪️O público ficou furioso de entusiasmo.

▪️Por meio de seu lançamento e com um produto que fortalecia os usuários e a intuição, Steve projetou a sensação de ser um renegado e rebelde, uma auto imagem à qual sempre se agarrou como um adolescente dos anos 60.

 

15) AMBOS EXALAVAM INTENSA ENERGIA CRIATIVA, MESMO DEPOIS DE SEREM DIAGNOSTICADOS EM CONDIÇÕES TERMINAIS 

? Freddie

®️ Live Aid ❗

▪️Durante uma pausa (do Queen) em Munique, Freddie notou os primeiros sinais de uma nova doença surgindo em seu corpo. Por volta dessa época, o New York Times começou a relatar o surto de uma doença fatal de pele – o Sarcoma de Kaposi – em gays. A Aids ainda não havia sido identificada, mas seus sintomas e o medo que o acompanha começaram à se espalhar pela comunidade. Freddie, já exausto por seu estilo de vida vertiginoso, decidiu retornar ao Reino Unido e para o consolo de um parceiro mais calmo, Jim Hutton.

▪️Por volta dessa época, Bob Geldof organizou para todos os melhores músicos da época uma apresentação em um enorme evento de caridade no Estádio de Wembley. Este foi o evento histórico Live Aid, realizado para angariar apoio público para a fome na Etiópia. Atraídos por um propósito social, uma multidão de 70.000 pessoas se reuniu no Wembley, e Queen, entre outras Bandas importantes, decidiu se apresentar como um grupo.

▪️Embora Freddie tivesse sido diagnosticado com um problema de garganta (embora ainda não fosse formalmente diagnosticado com AIDs) e um médico lhe pedisse para não cantar, ele pulou no palco com sua vivacidade usual.

▪️Pelos próximos vinte minutos, Freddie, já um artista hipnótico, hipnotizou a multidão de Wembley de uma forma de cair o queixo que nenhum artista havia alcançado na história do Rock. Muitos outros artistas, como Elton John, U2, David Bowie e outros grandes, que estavam reunidos nos bastidores ou em áreas de espera, ficaram pasmos com a influência de Freddie sobre o palco e a multidão.

▪️Nenhuma outra Banda ou artista poderia se igualar à performance do Queen, nem naquela noite e nem em nenhuma noite conhecida, desde então.

▪️Mais tarde, após anunciar seu diagnóstico aos membros da Banda, ele insistiu em trabalhar o máximo que pudesse.

▪️Nos últimos quatro anos de sua vida, ele carregou a mesma intensidade e paixão para novos lançamentos. Ele apareceu no palco o mínimo que pôde, cobrindo suas cicatrizes e erupções com maquiagem.

 

? Steve

®️ Lança o IPad ❗

▪️Mesmo quando seu câncer deu sinais de se espalhar em 2008, exigindo um transplante de

fígado em 2009, Steve voltou ao trabalho logo que pode.

▪️Quando Steve inesperadamente reapareceu no escritório, ele disse –  não consigo acreditar como estou me sentindo criativo.

▪️A equipe se perguntava – será que ele agora, depois de enfrentar a morte, seria mais calmo? A equipe não precisava ter especulado. No primeiro dia, Jobs rasgou alguns planos de marketing e reprimiu algumas pessoas cujo trabalho ele achou de má qualidade.

▪️E então, como o ressurgente Live Aid de Freddie, veio o Ipad. Desta vez, a mídia criou um frenesi antes mesmo de Jobs o incitar. Apesar do lançamento, apesar do teatro cuidadosamente planejado de Steve, obteve uma resposta mais ambivalente, o produto subsequentemente disparou para popularidade global.

 

16) AMBOS DEIXARAM LEGADOS DURADOUROS QUE SOBREVIVERAM MUITO DEPOIS DE SUAS MORTES 

? Freddie

▪️Inesperadamente para uma Banda que perdeu seu vocalista há mais de 30 anos, o Queen continua a habitar a consciência pública.

▪️As vendas de Álbuns em todo o mundo são estimadas em 300 milhões ou mais. Uma estátua de Freddie Mercury foi instalada na Suiça, perto do Lago Genebra. Uma placa com a estrela da fama de Hollywood foi descoberta pela irmã de Freddie em Feltham, no Reino Unido, onde a família morava. Os membros restantes do Queen estabeleceram um Trust para arrecadar dinheiro para as causas da AIDS. O filme Bohemian Rhapsody, que levou dez anos para ser feito por vários motivos, já arrecadou US $ 472 milhões em todo o mundo e pode ultrapassar X-Men.

 

? Steve

▪️Depois que Jobs morreu, havia muita ansiedade no mundo da tecnologia e além, sobre se a Apple, sem seu fundador icônico, sobreviveria.

▪️Até agora, é claro, ele mostrou uma notável resiliência e uma capacidade de preservar seu DNA singular. Apesar de para onde a empresa está se dirigindo no futuro em termos de lucros ou capitalização de mercado – não há dúvida de que a marca de Steve veio para ficar.

▪️Foi a Apple que reforçou a noção de casamento entre arte e tecnologia, humanidades e ciências, estimulando muitas empresas em setores tão diferentes como educação e saúde – a adotar preceitos do pensamento de design.

▪️Nas próprias palavras de Steve, em sua biografia, – se você não está ocupado nascendo, está ocupado morrendo.

 

 

? Freddie Mercury – O show deve continuar. Eu irei enfrentar tudo com um sorriso. Eu nunca irei desistir. Avante – com o show….

 

? Steve Jobs  –   Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim… Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim.

 

▪️Fontes

Bibliografias.

– Isaacson, Walter, Steve Jobs, Londres, Little Brown, 2011.

– Jones, Lesley-Ann, The Definitive Biography of Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, London, Hodder & Stoughton, 2011.

 

▪️Tradução livre feita por Sheila Pauka.

®️ Agradecemos o seu acompanhamento até aqui, e desejamos que a matéria tenha sido interessante à você.  Muito obrigada !

 

Leia a primeira parte da matéria aqui

E a segunda parte aqui

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *