HAMMER TO FALL
(8ª música do 11º álbum)
– Hammer To Fall é o tema da transição. Composto por Brian May, trata-se de uma peça hard rock como as que irá propor o grupo no álbum “A Kind Of Magic” dois anos mais tarde.
– Sem caixas de ritmo e nem baixos sintéticos, o Queen está ao completo, cada um com seu instrumento. E o resultado é uma canção potente, digna dos grandes hinos de rock da década de 1980.
– A letra faz referência à ameaça nuclear onipresente durante a infância de Brian. Este tema é uma válvula de escape para o atormentado guitarrista, que muitas vezes aproveita as canções para transmitir mensagens humanistas (cabe recordar The Prophet’s Song e White Man).
– O videoclipe é filmado durante o primeiro concerto do tour europeu “The Works Tour” no Forest National de Bruxelas, na Bélgica, em 24 de agosto de 1984.
– Obra do fiel David Mallet, o vídeo é uma compilação de imagens do concerto e seus ajustes, realizados algumas horas antes.
– Desde a introdução da canção, Brian toca um riff potente.
– Ele afirma divertido:
Sou como um menino com minha guitarra! Adoro obter sons intensos e poderosos com ela!.
– Ele alcança seu objetivo e parece estar novamente no seu lugar, fazendo rugir sua Red Special com grandes golpes de bends e furiosas harmonias. Os coros harmonizados de Brian e Roger aparecem a partir dos 00:30 no primeiro estribilho.
– Trata-se de um autêntico êxito, que seria celebrado pelos expectadores no Live Aid em julho de 1985, convencidos por este hino unificador.
– Inicialmente, a capa do single Hammer To Fall contava com uma fotografia do grupo no palco, feita durante a filmagem do videoclipe. Brian May se opôs de maneira firme à utilização dessa foto, por medo de que os compradores acreditem que contém uma versão ao vivo do tema. Assim, o 45 rpm deve ser retirado da venda in extremis, e substituído por uma versão com uma capa vermelha simples. A edição original deste single é muito apreciada pelos colecionadores!
– Em 1986, o Queen que grava várias canções para o filme Highlander, de Russell Mulcahy, desliza discretamente Hammer To Fall em uma cena do filme. Escuta-se na rádio do Pontiac Firebird que circula por New York, quando transcorreu 1h 17 min.
Hammer To Fall é um dos momentos fortes do Live Aid, a quarta canção interpretada pelo Queen no concerto.
Vídeo oficial de Hammer To Fall
Hammer To Fall, no Live Aid
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo