Peter Hince – De Roadie à Fotógrafo do Queen

Quando Peter Ratty Hince se despede do cargo de roadie na Banda Queen!

 

“Era hora de partir, hora de seguir em frente …

Decidi que estava farto de viver o estilo de vida do Rock ‘N’ Roll – queria um emprego adequado.

Minha decisão de deixar o Queen foi formulada durante um período de tempo, e não houve nenhum incidente ou razão em particular que me levou a desistir de uma vida de Rock ‘N’ Roll. Apesar de ter um emprego de topo numa das maiores Bandas do mundo, queria outra coisa que me estimulasse e me satisfizesse, e isso não era trabalhar para outra Banda, independentemente das generosas ofertas que recebia.

 

Esta foi a década de 80 de Margaret Thatcher, quando supostamente havia muito dinheiro por aí, mas as recompensas financeiras de trabalhar para o Queen certamente não eram motivo para ficar.

 

Na época da gravação do Álbum The Works em 1984, eu sabia que estava ficando mental e fisicamente frito, pois estava trabalhando mais do que nunca. A lealdade às vezes pode se tornar uma fragilidade e, como não havia nenhuma oportunidade ou desejo real de me promover dentro da organização do Queen, decidi que era o momento certo para sair e sairia enquanto estivesse no topo da minha profissão.

 

Eu também estava ficando desiludido com a mudança da indústria da música e havia chegado ao ponto em que sentia fortemente que precisava mudar para satisfazer meu eu interior.

 

Há muito tempo eu sabia que queria ser fotógrafo, era o que eu realmente amava fazer, o que me entusiasmava e me inspirava. No entanto, ainda estaria a saltar para um território desconhecido e teria de contar com o meu conhecimento limitado do mundo da fotografia, um pouco de talento, muita crença e a experiência, profissionalismo e resiliência que acumulei no mundo da música.

Ser o chefe da equipe do Queen me deu confiança em minhas habilidades, e a crença de que eu poderia fazer outras coisas e ter sucesso. Embora fosse apenas um trabalho para mim, mais tarde percebi que cargo importante eu ocupava e como era bom no meu trabalho. Mas também conhecia minhas limitações …

Então eu avisei, e deixei a folha de pagamento em tempo integral como funcionário da Queen Productions Ltd com 31 anos. Sempre fiz uma promessa à mim mesmo de sair do mundo da música antes dos 30, e mais ou menos cumpri isso.

Minha decisão de deixar o Queen foi filtrada durante os ensaios da turnê em Munique. Eu já havia discutido isso com as poucas pessoas em quem eu confiava e respeitava, e os outros descobriram por padrão.

 

Reação de Freddie 

Eu realmente queria contar à Freddie pessoalmente, mas surpreendentemente foi difícil. Às vezes, apesar de nosso relacionamento próximo, Freddie era muito difícil de abordar ou ficar sozinho no momento certo. A situação para fazê-lo nunca surgiu. Ele nunca estava sozinho, de bom humor ou no lugar certo.

 Freddie posso falar com você ? 

Mais tarde, querida, mais tarde …

Acho que ele estava tentando evitar o assunto, pois, apesar de ser um homem obstinado e ousado que aceitaria qualquer desafio, Freddie ocasionalmente descartava certas coisas e as deixava de lado, esperando que desaparecessem.

 

Mais tarde, querida, mais tarde nunca se materializou, mas ficou bem claro que ele sabia que eu estava indo embora e que eu sabia que ele sabia – mas nada foi dito. Ele perguntou à Gerry Stickells por que eu queria sair e Gerry deu a ele a resposta simples – que agora eu queria ser fotógrafo, não roadie.

 

Então, inesperadamente, durante uma pausa nos ensaios, Freddie me disse de maneira bastante formal com uma voz entrecortada –

Então, você está indo embora ?

 ‘ Sim – estou ’, concordei com uma sinceridade estóica.

 Certo. – ele acenou com a cabeça e sorriu de volta para mim.

Nada mais foi dito …

Ele sabia que eu seria tão dedicado quanto antes até partir – na verdade, assumi ainda mais responsabilidades e trabalhei mais do que em qualquer outra turnê do Queen.

Se eu tivesse deixado o Queen para trabalhar em outra Banda, Freddie nunca teria me perdoado, mas como eu estava indo para as artes eu tinha certeza que ele poderia entender.

 

Reação de Roger

Roger ficou bastante chocado com minha decisão de sair, mas depois que conversamos ele também entendeu meus motivos.

 

Reação de Brian

Antes que eu tivesse a chance de contar à Brian, outra pessoa o fez e ele correu até mim no Sugar Shack ( boate em Munique ), bastante chateado e me pedindo para ficar, prometendo consertar as coisas. Era tarde demais, eu tinha me decidido, e dinheiro não era mais um problema.

 

Reação de John

John já sabia, pois já havíamos conversado sobre isso juntos várias vezes.

Ele também estava em um período de mudança. Em 1984, John deixou seu cabelo crescer novamente em um arbusto selvagem.

Ele começou a fumar aos 33 anos e sumia das gravações, apenas me dizendo para onde estava indo. Ele confiou em mim e parecia farto. John nunca tentou me convencer a ficar, pois entendia porque eu queria ir embora e eu o sentia assim.

Acho que ele queria que fosse ele …

Acho que John nunca mais foi o mesmo depois desse período … ”

 I Want To Break Free …

 

 

▪️Fontes –

Peter ‘ Ratty ‘ Hince – Queen Unseen

My Fairy King: Freddie Mercury & Queen.

Queen France Fanclub

 

▪️Notas –

– Peter Hince continuou a trabalhar eventualmente com o Queen como fotógrafo.

– Ele começou a trabalhar como roadie do Queen já em 1975, enquanto eles gravavam o Álbum A Night At The Opera. Peter deixou a Banda após seu grande show em Knebworth em 09 de Agosto de 1986, que acabou sendo a última apresentação do Queen com Freddie Mercury.

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *