Queen – The Fairy Feller’s Master-Stroke
▪️The Fairy Feller’s Master-Stroke é a sétima canção do Álbum Queen II, disco lançado pela EMI Records, no Reino Unido, em 08 de Março de 1974.
▪️Para se compreender o significado e a inspiração por trás de The Fairy Feller’s Master-Stroke, é preciso conhecer a figura de Richard Dadd.
◼️ Richard Dadd
▪️Richard Dadd foi um pintor inglês da era vitoriana, conhecido por suas representações de fadas e outros assuntos sobrenaturais, cenas orientalistas e cenas enigmáticas de gênero, apresentadas obsessivamente com mínimos detalhes.
▪️Dadd nasceu em Chatham, Kent, Inglaterra, filho de um químico, em 1º de Agosto de 1817. Ele se educou na King’s School, em Rochester, onde sua aptidão para o desenho foi evidenciada ainda em tenra idade, levando a sua admissão à Royal Academy of Arts, com a idade de 20 anos.
▪️Porém, a vida de Richard Dadd mudaria totalmente em 1842.
Richard Dadd
▪️Em Julho deste ano, Sir Thomas Phillips, o ex-prefeito de Newport, escolheu Dadd para acompanhá-lo como desenhista em uma expedição pela Europa, passando por Grécia, Turquia, Síria Meridional, e finalmente o Egito.
▪️Em Novembro, eles passaram duas semanas exaustivas no sul da Síria, viajando de Jerusalém à Jordânia, e voltando através do Deserto de Engaddi.
▪️No final de Dezembro, enquanto viajavam de barco pelo famoso Rio Nilo, Dadd passou por uma dramática mudança de personalidade, tornando-se delirante, cada vez mais violento e acreditando estar sob a influência do deus egípcio Osíris.
▪️Sua condição foi inicialmente declarada como insolação.
▪️No retorno à Inglaterra, na primavera londrina de 1843, ele foi diagnosticado como sendo mentalmente insalubre e foi levado, por sua família, para uma tentativa de se recuperar na aldeia rural de Cobham, em Kent.
▪️Em Agosto de 1843, convencido de que seu pai era o diabo disfarçado, Dadd o matou com uma faca e fugiu para a França. À caminho de Paris, ele tentou matar um passageiro com uma navalha, mas foi dominado e preso pela polícia francesa.
▪️Dadd confessou ter matado o pai e foi devolvido à Inglaterra, onde foi internado no departamento criminal do hospital psiquiátrico Bethlem (também conhecido como Bedlam).
▪️No hospital, Dadd foi incentivado a continuar pintando.
▪️The Fairy Feller’s Master-Stroke começou a ser pintada em 1855 e só foi concluída em 1864, enquanto Dadd estava encarcerado no asilo penal criminal do Hospital Real de Bethlem.
▪️A obra foi encomendada por George Henry Haydon, o qual era o comissário-chefe do Hospital de Bethlem na época.
▪️Haydon ficou impressionado com os esforços artísticos de Dadd e pediu uma pintura de fada de sua autoria.
▪️Richard trabalhou na pintura por nove anos, prestando atenção microscópica aos detalhes e usando uma técnica de camadas para produzir resultados semelhantes aos de 3D. Embora seja geralmente considerado como seu trabalho mais importante, o próprio Dadd considerou a pintura inacabada (o fundo do canto inferior esquerdo é apenas esboçado – (veja na figura abaixo).
▪️Dadd assinou a parte de trás da tela com a inscrição – The Fairy Feller’s Master-Stroke, pintado para G. H. Haydon Esqre por Rd. Dadd quasi 1855-64.
A obra
▪️De acordo com Patricia Allderidge, da Galeria Tate, quasi pode significar que foi deixado de lado durante esse período ou que demorou muito para começar.
Galeria Tate
▪️A data final, 1864, coincide com a transferência de Dadd para o Broadmoor Hospital, em Berkshire.
▪️À fim de dar contexto ao seu trabalho, Dadd subsequentemente escreveu um longo poema com o nome de Elimination of a Picture & Its Subject—called The Fellers’ Master Stroke, no qual cada um dos personagens que aparecem na imagem recebe um nome e um propósito.
◼️ O Queen
▪️Pula-se para o ano de 1974. A canção The Fairy Feller’s Master-Stroke foi composta por Mercury.
▪️As letras foram baseadas em fantasia e fazem referência direta aos personagens e vinhetas detalhados na pintura e no poema escrito por Dadd. A faixa foi gravada em Agosto de 1973, no Trident Studios, em Soho, Londres.
▪️Na primeira estrofe, Mercury descreve os antecedentes do golpe de mestre –
? He’s a fairy feller
The fairy folk have gathered ‘round the new moon shine
To see the feller crack a nut at night’s noon time
To swing his axe he swears, as he climbs he dares
To deliver
The master stroke ?
? Ele é um cara de fada
O povo das fadas se reuniu em volta do brilho da lua nova
Para ver o cara quebrar uma noz ao meio-dia da noite
Para balançar seu machado ele jura, enquanto sobe ele se atreve entregar
O golpe de mestre ?
▪️Alguns personagens incluem a Rainha Mab, Wagoner Will, o Tatterdemalion e outros.
? Ploughman, “waggoner will” and types
Politician with senatorial pipe, he’s a dilly-dally-o
Pedagogue squinting, wears a frown
And a satyr peers under lady’s gown, dirty fellow ?
? Ploughman, “vontade do vagão” e tipos
Político com cachimbo senatorial, ele é um dilly-dally-o
Pedagogo apertando os olhos, usa uma carranca
E um sátiro espia sob o vestido de uma dama, sujeito sujo ?
▪️Nota –
– O uso da palavra quaere ( queer ) no verso What a quaere fellow não faz referência à sexualidade de Mercury, de acordo com Roger.
? What a dirty laddio
Tatterdemalion and the junketer
There’s a thief and a dragonfly trumpeter, he’s my hero
Fairy dandy tickling the fancy of his lady friend
The nymph in yellow (can we see the master stroke)
What a quaere fellow ?
? Que moço sujo
Tatterdemalion e um junketer
Há um ladrão e um trompetista libélula, ele é meu herói
Fada dândi fazendo cócegas na fantasia de sua amiga
A ninfa em amarelo ‘podemos ver o golpe de mestre’
Que cara quaere ?
▪️Na sequência, com sabedoria, Mercury continua descrevendo a história e suas personagens recheando a mensagem com magia e encantamento –
? Soldier, sailor, tinker, tailor, ploughboy
Waiting to hear the sound
And the arch-magician presides
He is the leader
Oberon and Titania watched by a harridan
Mab is the queen and there’s a good apothecary-man
Come to say hello
Fairy dandy tickling the fancy of his lady friend
The nymph in yellow
What a quaere fellow ?
? Soldado, marinheiro, funileiro, alfaiate, lavrador
Esperando para ouvir o som
E o arquimago preside
Ele é o líder
Oberon e titânia assistidos por uma megera
Mab é a rainha e há um bom boticário
Venha dizer olá
Fada dândi fazendo cócegas na fantasia de sua amiga
A ninfa em amarelo
Que cara quaere ?
▪️E o final da música acontece apostando na sagacidade –
? The ostler stares with hands on his knees
Come on mister feller, crack it open if you please ?
? O cavalariço olha com as mãos nos joelhos
Vamos senhor feller, abra-o se quiser ?
▪️Esta composição é muito interessante, bastante experimental, com um pé no rock progressivo.
▪️O efeito catártico e divertido de sua sonoridade tem a faceta magistral do grupo.
▪️Há indícios de que, sempre que o Queen tinha tempo livre, Freddie levava os caras da Banda para a Galeria Tate para verem, pessoalmente, a pintura.
▪️Para a gravação de estúdio, Mercury tocou cravo e piano, e o produtor Roy Thomas Baker tocou castanholas. Roger chamou a música de maior experiência estéreo do Queen, referindo-se ao uso da técnica de panning na mixagem.
▪️A música foi executada apenas algumas vezes durante a turnê de Queen II.
▪️Acreditava-se que não havia gravação ao vivo da música até que, em 2014, foi lançada no Live at the Rainbow ’74.
◼️ O fim de Richard Dadd
▪️Depois de 20 anos em Bethlem, Richard Dadd foi transferido para o Broadmoor Hospital, uma instalação de alta segurança nos arredores de Londres. Ali permaneceu, pintando constantemente e recebendo visitantes (pouco frequentes) até o dia 07 de Janeiro de 1886, quando morreu de uma extensa doença dos pulmões. Vários de seus trabalhos permanecem em exibição no Broadmoor Hospital.
◼️ Notas finais
▪️Você só consegue entender os detalhes se os vir pessoalmente. Na verdade, mesmo assim, é difícil ver todas as nuances desse trabalho.
▪️E sim, é mágico, mas também é assustador. Por um lado, retrata um patriarca usando uma tríplice coroa, que parece ser uma referência ao Papa. Também inclui um boticário que é um retrato do pai biológico do artista.
▪️Nenhum desses personagens parece particularmente sinistro … a menos que você saiba que Richard Dadd viveu a maior parte de sua vida em um asilo psiquiátrico depois que ele ameaçou matar o Papa e realmente matou seu próprio pai.
▪️É um longo poema que se lê como o que é – as divagações de alguém com delírios esquizofrênicos ao longo da vida. Há centenas de personagens na pintura. O poema nos conta tudo sobre cada um deles.
▪️E, no entanto, ao mesmo tempo em que explica a obra, nega que ela tenha qualquer significado inerente.
▪️A pintura gira em torno de uma reunião de fadas na vegetação rasteira verdejante esperando em antecipação que o lenhador parta uma avelã que será usada para criar a carruagem da rainha Mab.
➡️ É baseado em um discurso em Romeu e Julieta onde ele descreve a Rainha Mab cavalgando no cérebro das pessoas à noite e dando a elas sonhos e pesadelos, diz a curadora da Tate, Carol Jacobi.
▪️Além de Oberon e Titania, Rei e Rainha das Fadas em Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, as outras figuras são todas da imaginação de Dadd.
▪️Pensa-se que alguns podem ser baseados em personagens que ele encontrou em Bethlem, bem como retirados da rima infantil Tinker, Tailor, como uma variedade de profissões são ilustradas.
▪️Também foi sugerido que o homem no canto superior direito com um pilão e um almofariz poderia realmente ser o pai de Dadd, que antes de dirigir uma empresa, era farmacêutico.
➡️ Muitas pessoas ficaram intrigadas com isso. Freddie Mercury é o mais famoso, que na verdade escreveu uma música chamada ‘The Fairy Feller’s Master Stroke’ – aparentemente era sua pintura favorita. The Fairy F
“ Talvez porque é tão inescrutável – acho que inescrutável é uma boa palavra para isso – realmente intriga as pessoas. Eu olhei para ela tantas vezes, e toda vez que eu olho para ela, eu vejo algo que eu não tinha visto antes. É um pouco como um livro em que há tantos cantos e recantos para decifrar. ”
▪️Em exibição permanente na Tate Britain, The Fairy Feller’s Master-Stroke é um exemplo fascinante de uma obra criada em circunstâncias difíceis e conturbadas. Seu mistério é cativante e mostra a singularidade deste artista que poderia ter desaparecido do reconhecimento.
Fontes –
Culture Trip
Consultoria do Rock
▪️Aqui, você pode acompanhar passo à passo a interpretação de Freddie Mercury.