Cronologia Freddie Mercury – Bandas – Parte 04/05 Por Sheila Pauka

Sour Milk Sea – Fevereiro de 1970 – Primavera de 1970

▪️Formação
– Freddie Bulsara (vocal)
– Chris ‘Dummett’ Chesney (guitarra principal, vocal)
– Jeremy ‘Rubber’ Gallop (guitarra base)
– Paul Milne (baixo)
– Robert Tyrell (bateria)

▪️Como vimos no post anterior, o Wreckage se desfez em Novembro de 1969, deixando Freddie em busca de um novo grupo.

▪️Assim, em Fevereiro de 1970, Freddie responde à um anúncio que apareceu na Melody Maker, de uma Banda em busca de um vocalista. A Banda era a Sour Milk Sea e a sua audição lhe deu o emprego. Chris “Dummett” Chesney relembra que Freddie trouxe para a Banda algumas de suas próprias canções, como “F.E.W.A”, “Blag-A-Blues” e “Lover”.

➡️ História do Sour Milk Sea –

▪️As raízes do Sour Milk Sea estão em um grupo chamado Tomato City, formado pelos alunos da escola pública Chesney e Jeremy ‘Rubber’ Gallop, que tocavam guitarra base.

▪️Inspirada pela música de George Harrison, dos Beatles, com esse nome gravada por Jackie Lomax, e Eric Clayton na guitarra, a Banda se tornou Sour Milk Sea no final de 1968.

▪️Embora a Banda se profissionalizasse em Junho de 1969, com muita base no Blues, e tivesse seus próprios seguidores consideráveis, atraindo um público de cerca de 100 pessoas, eles sentiram que precisavam de algo extra.

▪️Freddie Bulsara era esse extra !

➡️ Freddie Bulsara no Sour Milk Sea –

▪️Robert Tyrell se lembra de vê-lo pela primeira vez: “Freddie fez o teste conosco em um clube de jovens em uma igreja em Dorking. Todos nós ficamos maravilhados. Ele estava muito confiante. Não acho que foi uma grande surpresa para ele quando lhe oferecemos o emprego. ”

▪️Jeremy Gallop concorda: “Ele tinha um carisma imenso, por isso o escolhemos. Embora, nós estivéssemos realmente sem escolha naquele dia. Normalmente, nas audições, você teria quatro ou cinco caras que eram uma porcaria, mas tínhamos dois outros candidatos fortes. Um deles tinha a voz de Deus, mas não tinha a aparência de Freddie, e a outra pessoa era Bridget St. John.

▪️Chris Chesney diz – “Lembro-me de Freddie sendo muito enérgico e movendo-se muito na audição, vindo e piscando o microfone para mim durante os solos de guitarra. Ele era impressionante. Houve uma vibração imediata. Ele tinha um ótimo alcance vocal. Ele cantou em falsete; ninguém mais tinha fôlego para fazer isso. Ele disse: ‘Faça suas próprias canções e eu inventarei minhas próprias palavras’. Foi muito inteligente e muito bom. ”

▪️“ Quando Freddie entrou, ” – Chris continua – ” estávamos bem. Tínhamos o hábito de fazer dois ou três shows por semana e continuamos à fazer isso. Acho que tocamos no Temple em Lower Wardour Street com Freddie, o show em Oxford e alguns outros. ”

▪️O show em Oxford foi no salão de baile do Randolph Hotel, um dos maiores da cidade, “Foi como uma festa da sociedade, debutantes em vestidos e tudo mais”, lembra Chris. “Freddie definitivamente conseguiu colocar as pessoas que estavam ali na palma de sua mão, apenas por pura agressão e sua beleza. Ele era muito elegante, muito arrojado e muito vaidoso. Lembro-me dele vindo à minha casa e olhando no espelho, cutucando seus longos cabelos. Ele dizia – ‘ Estou bem hoje. Você não acha ? ‘

▪️O único outro show com Freddie sobre o qual os outros membros do Sour Milk Sea têm certeza foi um evento beneficente para a caridade sem-teto ‘Shelter’, encenado no salão Highfield Parish em Headington, Oxford, em 20 de Março de 1970, poucas semanas antes de Freddie se unir com Brian May e Roger Taylor em um novo grupo. “Esse foi provavelmente o último show que tocamos com ele”, comenta Chris Chesney.

▪️Surpreendentemente, para um show tão discreto, assim como o show do Ibex no Bolton, a aparição do Sour Milk Sea em Headington, também chegou ao jornal local. Desta vez foi o ‘Oxford Mail’ e, incrivelmente, o jornal também incluiu uma fotografia do grupo completo com Freddie – a única foto conhecida que existe dele com Sour Milk Sea. Normalmente Freddie é o único que olha para a câmera.

▪️” Freddie também introduziu covers estranhos como ‘Jailhouse Rock’. Nunca tínhamos pensado em interpretar Elvis ou “Lucille” de Little Richard. Então ele teve seu pequeno medley de rock ‘n’ roll, que empurrou a Banda na direção do showbiz, que eu gostei. Ele também tinha muita atuação teatral. Eu tinha um bom relacionamento com Freddie e ele gostava da maneira como me movia no palco “, lembra Chris

▪️A amizade de Chris e Freddie era bem próxima: “Ele queria me estilizar, me dar algumas roupas para vestir, e a relação entre nós ficou muito forte. ‘Rubber’ logo percebeu que não havia nada ali para ele. ” No final das contas, a criatividade de Freddie e sua busca por controle dentro da Banda tiveram um efeito catastrófico no Sour Milk Sea. Começaram as brigas. Quando Freddie entrou, a Banda perdeu o foco. A coesão entre nós quatro foi significativamente enfraquecida. Musicalmente, éramos mais pastorais do que Freddie gostava, ele estava vindo de um lugar diferente. Ele gostava muito de Led Zeppelin

▪️Mas Freddie era um homem muito doce. Chris e eu costumávamos discutir como o diabo, lembra Rubber. Eu costumava brigar com o baixista – e levava uma surra – e Freddie sempre era aquele que esfriava a situação com diplomacia.

▪️No palco, Freddie se tornou uma personalidade diferente – ele era tão elétrico quanto na vida adulta. Fora isso, ele estava bastante calmo. Sempre me lembrarei dele sendo estranhamente quieto e muito bem educado. Extremamente bem educado, na verdade. Minha mãe gostava dele. ”

▪️Jeremy continua – “Vergonhosamente, terminei a Banda. Pude ver que Chris estava concordando com a maneira de pensar de Freddie, então fui embora. Era mais pop e, naquela época, pop não era nada legal. Sour Milk Sea sempre foi uma Banda temperamental. E estava chegando ao fim de qualquer maneira, na verdade. Havia muita hostilidade ali naquela época – não entre Freddie e eu – mas entre Chris e eu. Tínhamos o suficiente um do outro.

▪️Felizmente, somos grandes amigos de novo agora, 25 anos depois. ”

▪️Chris relembra – “Quando o Sour Milk Sea se separou, foi um choque terrível.
Eu estava planejando formar outra Banda com Freddie, mas não tinha dinheiro para uma guitarra. ”

▪️” Gostamos do Freddie”, admite Rob Tyrell. “Ele era divertido, mas de certa forma um grande manipulador. Ele tinha outras coisas em mente. Eu podia sentir em meus ossos que ele não estava realmente interessado em nós. Ele sabia que era bom. Ele nos usou como uma espécie de trampolim. ”

▪️” Mais tarde ” – conclui Chris – “quando eles fizeram o teste com John Deacon, Freddie fez algumas propostas para que eu tocasse com o Queen. Eu não tocava há meses, mas eles queriam que eu tocasse um pouco com Roger e John. Foi realmente estranho, porque a guitarra de Brian era impossível de tocar se você estava acostumado à tocar uma guitarra comercial adequada. Não era o que eu queria fazer.

▪️E de qualquer forma, até então, eu senti que eles tinham a química certa no Queen. ”

▪️O Sour Milk Sea se separou em Abril de 1970.

➡️ Itinerário do pequeno Tour do Sour Milk Sea –

▪️Primavera de 1970 – Randolph Hotel, Oxford, UK


▪️20.03.1970 – Highfield Parish, Oxford, UK
▪️28.03.1970 – The Temple at Lower Wardour Street, London, UK


▪️04.04.1970 – Dagenham Roundhouse, London, UK.

➡️ Curiosidades –

▪️A inspiração para o nome da Banda veio de Sour Milk Sea – uma canção do cantor de rock inglês Jackie Lomax – que foi lançada como seu single de estreia na gravadora Apple dos Beatles em Agosto de 1968.

▪️Foi escrita por George Harrison durante a estada dos Beatles em Rishikesh, Índia, e dada à Lomax para ajudar a lançar a Apple Records. A gravação é uma raridade entre as canções não-Beatles, pois conta com três membros da Banda – Harrison, que também produziu a faixa, Ringo Starr e Paul McCartney.

▪️Harrison escreveu “Sour Milk Sea” para promover a Meditação Transcendental, que os Beatles estavam estudando em Rishikesh com Maharishi Mahesh Yogi. Na letra, Harrison defende a meditação como um remédio para as preocupações mundanas. O grupo gravou uma demo da música enquanto considerava o material para seu Álbum duplo de 1968 – The Beatles – também conhecido como Álbum Branco.

▪️” Procurando libertação da limitação ? Não há nada de muito sem iluminação … Saia do Mar do Leite Azedo …. você não pertence à esse lugar … ”
George Harrison, 1979

Fontes:-
Queenpedia
Queen Vault

Obrigada por acompanhar até aqui. Estamos chegando ao fim da cronologia de Bandas de Freddie Mercury.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *