Locações do filme “Bohemian Rhapsody” – Live Aid

O Live Aid é o coração de Bohemian Rhapsody, e não é por acaso que o filme começa e termina com a performance épica do Queen no palco do estádio de Wembley.

Em 13 de julho de 1985, quase dois bilhões de espectadores em 150 países assistiram ao vivo o mais importante evento de rock da década de 1980.

Photo credit: Rex Features

Como Elton John afirmou em uma entrevista, Freddie Mercury roubou a cena naquele dia com uma performance que muitos chamaram de uma das melhores performances de rock de todos os tempos.

Incapaz de filmar a cena do Live Aid no verdadeiro estádio de Wembley, a produção do filme optou por recriar um palco do mesmo tamanho do original no Bovingdon Airfield, um aeródromo em Bovingdon, Herfordshire, antiga locação de muitos outros filmes como Harry Potter e as Relíquias da Morte e Velozes & Furiosos 6.

Enquanto, por razões óbvias, o Estádio de Wembley com seus 70.000 espectadores foi recriado no computador, a configuração do palco foi incrivelmente detalhada para reproduzir fielmente o real. Das torres gigantescas aos andaimes, à iluminação, dos equipamentos musicais aos copos de cerveja e Pepsi que podem ser vistos acima do piano de Freddie Mercury.

O assistente pessoal de Freddie Mercury, Peter Freestone, atuou como consultor para o filme, e sua descrição dos bastidores do Live Aid ajudou Aaron Haye e sua equipe a criar uma atmosfera autêntica.

 

Peter Freestone ficou perplexo com a autenticidade do set:

𝐹𝑜𝑖 𝑢𝑚 𝑚𝑜𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑒 ‘𝑑𝑒́𝑗𝑎̀ 𝑣𝑢’. 𝐴 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑣𝑒𝑧 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑖 𝑜 𝑠𝑒𝑡 𝑛𝑎̃𝑜 𝑝𝑢𝑑𝑒 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎𝑟. 𝐸́ 𝑒𝑥𝑎𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑎𝑚𝑎𝑛ℎ𝑜. 𝑇𝑢𝑑𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑏𝑒𝑚, 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑜 𝑝𝑎𝑙𝑐𝑜 𝑎𝑡𝑒́ 𝑜𝑠 𝑏𝑎𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠, 𝑎 𝑝𝑖𝑛𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑠𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑒𝑑𝑒𝑠 𝑒 𝑎 𝑓𝑒𝑟𝑟𝑢𝑔𝑒𝑚 𝑝𝑖𝑛𝑔𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑎́𝑔𝑢𝑎. 𝐼𝑠𝑠𝑜 𝑚𝑒 𝑑𝑒𝑢 𝑎𝑟𝑟𝑒𝑝𝑖𝑜𝑠.

 

Parece incrível, mas a primeira cena filmada pelos protagonistas de Bohemian Rahpsody foi a do Live Aid Para filmar esses 20 minutos de filme foi preciso uma semana de filmagem e para estar pronto para recriar o concerto Rami Malek, Gwilym Lee, Ben Hardy e Joseph Mazzello fizeram seis semanas de ensaios trabalhando com a diretora de movimento Polly Bennett e estudando os filmes do evento. Malek disse que viu as imagens do Live Aid umas 1000 vezes!

         

Considerando que bilhões de pessoas viram o Live Aid, Julian Day teve que recriar meticulosamente as roupas de cada membro da banda. Enquanto Adidas e Wrangler reproduziram os mesmos tênis de sola fina e jeans usados ​​por Freddie Mercury naquele dia, fazer a regata branca, que não precisava ser muito apertada ou muito larga, não era tão fácil quanto você pensa. Foi o próprio Rami Malek quem então sugeriu mudanças em relação à primeira proposta do figurinista que acabou abaixando o decote da regata em meio centímetro, tornando-o mais parecido com o do Live Aid.

                   

Créditos a quem de direito.

 

Fonte: Movie Travel, por Greta Cinalli

Pesquisa e Tradução: Helenita dos Santos Melo

Helenita Melo

Me chamo Helenita dos Santos Melo, sou gaúcha de Cachoeira do Sul e nasci em 25 de janeiro de 1964. Sempre gostei de música, e possuo gosto musical bastante variado. Iniciei minha trajetoria no coral da Igreja Adventista de minha cidade natal e mais tarde me tornei cantora em grupos amadores e profissionais. Eu era fã “normal” do Queen há muitos anos… até o lançamento do filme “Bohemian Rhapsody” (2018), onde a minha paixão reascendeu de maneira muito forte e intensa. Eu me defino como “uma dona-de-casa curiosa” e estou sempre pesquisando, aprendendo e compartilhando o que sei sobre a banda, e me tornei uma pessoa bastante conhecida nas redes sociais. Desde 2004 resido em Bolzano (Itália) e sou casada com o Dr. Nicola Ciardi, fundador do festival de jazz daquela cidade em 1982.

Outras notícias

Revista Word – Sobre o Live Aid

Postado por - 17 de outubro de 2004 0
Este mês a revista WORD, traz como sua reportagem de capa a show LIVE AID, e na capa está FREDDIE…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *