Entrevista de Roger Taylor ao “The Telegraph” revela momentos marcantes e curiosidades da sua carreira

Em uma entrevista recente ao The Telegraph algumas curiosidades sobre a carreira no Queen e sobre o lançamento de seu novo álbum solo Outsider.

Ele revelou que se achava o mais bonito do grupo, mas ao mesmo tempo isso era uma maldição porque segundo ele:

“Quanto mais bonito você for, menos o levarão a sério. É realmente uma faca de dois gumes. Mas, obviamente, houve algumas vantagens. ”

Taylor concedeu a entrevista em sua casa em Surrey, onde vive desde 2004 com Sarina Potgieter. Ele contou também que foi durante o lockdown do ano passado, que ele passou na sua casa na Cornualha que ele teve a ideia e começou a trabalhar em seu primeiro álbum solo em 8 anos, que se chamará Outsider.

“Éramos apenas minha esposa e eu lá embaixo, sem ter certeza do que iria acontecer. Havia muita ansiedade e incerteza, e eu pensei: ‘Bem, posso muito bem usar meu tempo para algum uso’ ”.

Como resultado teremos um álbum repleto de canções filosóficas sobre o estado do mundo em estilos que vão desde a música eletrônica temperamental (Tides, Isolation) até baladas sensíveis (Absolutely Anything, Journey’s End), passando por um rock pesado e estrondoso (More Kicks ) e funk (Gangsters Are Running This World, The Clapping Song). Taylor escreveu e tocou quase tudo que você ouve. Embora conhecido principalmente por sua bateria poderosa, ele é um talentoso multi-instrumentista e vocalista, cujo falsete penetrante era uma característica das harmonias fantásticas do Queen. É Taylor cantando “Galileo, Galileo” em Bohemian Rhapsody e gritando durante In the Lap of the Gods (de Sheer Heart Attack).

Ele também assumiu os vocais principais de Freddie Mercury em várias músicas do Queen, incluindo I’m in Love with My Car (de A Night at the Opera) e Modern Times Rock ’n’ Roll (do álbum de estreia da banda de 1971, Queen).

“Na escola, eu era conhecido como um baterista cantor”,

diz Taylor, que cresceu em Truro, Cornuália.

“É complicado fazer os dois. Nunca almejei estar na linha de frente. Só Freddie teve coragem de fazer isso. Estou mais feliz com meu kit. ”

Os bateristas são, como Taylor observa ironicamente, uma “espécie muito difamada”, alvo de “milhares de piadas”. Porém, entre os próprios bateristas, ele diz

“você sempre sente uma certa irmandade. Nick Mason [do Pink Floyd] disse que uma banda consiste em um baterista, um baixista e várias novidades. ”

Entre seus amigos, Taylor conta Chad Smith do Red Hot Chili Peppers e Dave Grohl e Taylor Hawkins do Foo Fighters. Sobre Charlie Watts dos Rolling Stones, que morreu no mês passado, ele diz:

“Charlie sempre foi um cavalheiro adorável. Eu gostei de seu estilo incrivelmente simples. Ele mal ergueu uma sobrancelha, mas ele era o centro do som dos Stones. Era tudo na técnica do pulso. Você não precisa balançar os braços para cima e para baixo. Não é realmente necessário. Parece bom, no entanto! Keith Moon não sabia o que começou ali. Ele foi maravilhoso! ”

Taylor disse que Keith Moon (do The Who), Mitch Mitchell (Jimi Hendrix Experience) e John Bonham (Led Zeppelin) são os bateristas que mais fortemente influenciaram o estilo dinâmico de Taylor. Taylor também tocava guitarra, mas desistiu de ambições nesse sentido depois de conhecer Brian May na faculdade em Londres em 1968.

“Eu apenas pensei,‘ Uau! ’, Eu nunca conheci ninguém que toque como Brian. É um dom natural. ”  

Os dois formaram um grupo de blues-rock, Smile, e encontraram um fã entusiasmado em um extravagante estudante de arte britânico-indiano chamado Farrokh Bulsara. Após a saída do baixista e vocalista do Smile, Tim Staffell, Bulsara os convenceu a lhe dar uma chance nos vocais.

Roger lembra:

“Ele era tão extremo, a princípio ficamos tentados a rir, porque ele não tinha desenvolvido sua voz; ele não tinha o controle que teve mais tarde ”,

lembra Taylor.

“Mas ele tinha uma energia impetuosa e zelo por tudo. E, realmente, uma enorme variedade de talentos ocultos. Éramos grandes amigos. Tínhamos uma barraca no Kensington Market e ele era tão delicioso, ótimo estar por perto, com um desejo enorme pela vida. Ele meio que se inventou. ”

Bulsara mudou seu nome para Mercury, o baixista John Deacon foi recrutado em 1971 e o Queen nasceu.

“Éramos uma gangue, muito unida. A coisa toda foi maior do que a soma das partes. Tivemos muita sorte com essa química. Fred tinha uma fé incrível em nós e em nosso caminho. Como ele dizia incessantemente: ‘O talento vai sair, meus queridos!’ ”

Taylor acredita que uma chave significativa para o progresso artístico e harmonia interna do Queen foi compartilhar os royalties das composições.

“Freddie e Brian foram os escritores principais no início, e então John e eu meio que assumimos nos anos oitenta. E Fred veio com uma solução maravilhosa. Ele disse: ‘Olha, está tudo sob o título Queen, então dividimos igualmente.’ O que, na verdade, não foi muito bom para mim, porque eu estava escrevendo a maioria dos hits até então. Mas não posso reclamar.

Taylor foi o principal compositor de algumas das canções mais famosas do Queen: These Are the Days of Our Lives, A Kind of Magic e Radio Ga Ga. Isso aconteceu enquanto ele experimentava um arpejo de teclado e bateria eletrônica.

“Meu filho, que tinha cerca de três anos na época, disse algo sobre o rádio ser ‘kaká’, porque ele era obcecado por merda naquela idade. E essas duas ideias meio que se misturaram. Na verdade, diz “kaká” no disco, mas as pessoas optam por não ouvir, eu acho. ”

Taylor tem boas lembranças de escrever e gravar Under Pressure em 1981 com David Bowie,

“a pessoa mais interessante com quem já trabalhei”.

“Estávamos brincando no estúdio em Montreux, na Suíça, fazendo covers do Cream por diversão e David disse:‘ Por que não escrevemos nossa própria música? ’”, diz Taylor.

“Ele estava rabiscando no piano e nós meio que juntamos em pedaços.”

 A morte de Mercury por pneumonia relacionada à Aids em 1991 deixou a banda devastada.

“Foi um período sombrio, uma perda massiva. Não era apenas a banda, era mais pessoal do que isso. Acho que demorou cinco anos para que realmente fosse assimilado. ”

Os membros restantes do Queen se dedicaram a fazer um concerto de tributo no Estádio de Wembley em 1992, e a completar um álbum póstumo, Made in Heaven (lançado em 1995).

“Foi uma forma de desviar parte da dor”,

diz Taylor, para depois completar:

“Nós pensamos que era isso. Foi maravilhoso. Mas acabou. ”

Como eles estavam errados. A banda é indiscutivelmente mais popular agora do que nunca. Lançado em 1981, seu Greatest Hits continua oficialmente o álbum mais vendido da história britânica, tendo vendido mais de seis milhões de cópias e passado mais de 950 semanas nas paradas. Internacionalmente, o Queen é o 12º artista musical mais popular da história, com mais de 200 milhões de álbuns e singles vendidos. Durante todo o bloqueio, o Queen raramente saiu do das paradas de álbum e streaming.

“No final das contas, acho que é a força do material”, diz Taylor.

“Não há um plano mestre, apenas atenção constante para fazer as coisas e manter as brasas acesas.”

John Deacon se aposentou da música em 1997.

“Ele realmente não quer nada com as pessoas em geral”, Taylor diz.

“Ele é bastante frágil. Ele sofreu muito com a morte de Freddie. “

Mas May e Taylor continuaram a colaborar em projetos do Queen, em turnê com cantores convidados, criando o musical de West End We Will Rock You e produzindo a cinebiografia ganhadora do Oscar de 2018 Bohemian Rhapsody, um sucesso de bilheteria que arrecadou mais de £ 650 milhões no mundo todo. Interpretado no filme por Ben Hardy, Taylor diz que seu personagem

“apareceu bidimensionalmente como uma espécie de menino bonito mulherengo”. “E eles erraram nas roupas”, diz ele.

“Eu nunca teria usado essas coisas. “Mas era sobre Freddie, na verdade, e vou defendê-lo até o fim.”

Desde que eles retomaram a turnê em 2011, com o cantor do American Idol Adam Lambert nos vocais principais, o Queen mais uma vez se tornou uma das bandas ao vivo de maior bilheteria do mundo.

 “Encontrar Adam foi muita sorte”,ele diz.

“Ele sabe que não é Freddie, mas ao mesmo tempo é engraçado e brilhante e traz uma nova dimensão moderna ao material.”

Referindo-se à May, Taylor comenta:

“Brian e eu gostamos de dizer que somos irmãos de outra mãe. Somos completamente diferentes, mas muito próximos. Ele é um bom homem. Completamente maluco, é claro, mas no bom sentido. ”

Nos últimos anos, May revelou que sofre de depressão.

“Ele estava sempre em uma espécie de montanha-russa. Não foi realmente entendido na época, mas as pessoas falam sobre isso agora, o que acho que é uma coisa boa. Eu sou mais positivo. Tento extrair até a última gota de prazer da vida – então provavelmente serei o primeiro a ir! Mas estamos ambos muito felizes por ainda estarmos fazendo isso, enquanto fisicamente podemos. Não vai durar muito mais, vamos encarar. “

 No mês que vem, Taylor embarcará em uma turnê solo, tocando músicas de Outsider ao lado de clássicos do Queen.

“Há algo um pouco melancólico em olhar para trás em sua vida, mas, você sabe, estou bem velho agora, então é difícil não olhar. Houve altos e baixos, mas nossa carreira realizou a maioria dos meus sonhos. Eu me sinto incrivelmente sortudo. ”

 

Fontes:

  • The Telegraph
  • http://rockandrollgarage.com/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

aa.jpg

Postado por - 6 de dezembro de 2004 18
Roger Taylor Barece que ele ta bebo mas ainda continua lindo!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *