Alírio Netto compara Andre Matos a Freddie Mercury: “Perdemos o nosso maior”

Em participação no The Wikimetal Happy HourAlírio Netto relembrou com sensibilidade sua amizade com Andre Matos e a primeira vez em que ambos conversaram, em 2003. O assunto foi uma paixão em comum: ter o disco News Of  The World (1977), do Queen, como um de seus favoritos. Durante a conversa, o músico não pensou duas vezes antes de comparar Andre com outra enorme referência de ambos na música: Freddie Mercury.

O que me chamava a atenção no Andre é que ele tinha as mesmas características que me fizeram ficar apaixonado pelo Freddie Mercury, que era um artista que migrava para outros estilos, gostava da música erudita e não tinha medo de arriscar, conta Alírio.

Quando o Angels Cry saiu foi um baque, mas quando o Holy Land saiu eu falei ‘Meu, quem é esse cara? Esse é o nosso Freddie Mercury’. Eu não conheço nenhum outro cantor de heavy metal no mundo que fez o que o Andre fez. Eu tenho sorte e orgulho de ser brasileiro e ter um cara como ele, que é expressão mundial. Eu aprendi muito vendo, sendo fã do Andre, e ele continua me ensinando depois de morrer, completa.

Alírio também contou sobre a experiência de ser convidado a participar do Shaman após a morte de Andre Matos, e as dificuldades de aprendizados que encontrou no meio do caminho.

Eu sempre toquei músicas do Queen no piano – e os dois são pianistas incríveis – mas o Freddie Mercury não estudou para ser concertista como o Andre estudou, então a execução das músicas do Andre era um outro nível de pianista. E é aí que eu te digo que é uma oportunidade de aprender. Cada música nova do Andre que eu tenho que aprender me torna um músico melhor, mais completo, porque ele, além de ser um exímio instrumentista e cantor, era um cara muito sensível para compor. E isso é latente nas músicas de todos os projetos que ele teve.

Um cara que viveu a música do jeito que ele viveu é um orgulho para todo mundo. Fico triste pela situação. Se você me perguntasse, eu preferia que ele estivesse vivo. Porque nós perdemos o nosso maior. Mas de onde ele está ele continua me ensinando e me ajudando a me tornar um artista mais completo, conclui.

 

Fonte: www.wikimetal.com.br

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

O que foi o LIVE AID!

Postado por - 18 de agosto de 2004 0
Você sabia que o dia 13 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Rock? Mais: você sabe o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *