Is This the World We Created…?

IS THIS THE WORLD WE CREATED…?

(9ª música do 11º álbum)

 

– O Queen deseja finalizar The Works com um tema tranquilo que sirva para reduzir o furor desencadeado por canções como Tear It Up e Hammer To Fall.

– A primeira opção foi a demo que se preparou durante as sessões com Michael Jackson no verão de 1983, There Must Be More To Life Than This, antes de ser decidido reservar para o álbum solo de Freddie.

– Ao avaliar novos temas, Mercury e May decidem compor juntos uma canção que ambos pudessem interpretar com a guitarra e a voz durante os concertos, oferecendo assim um interlúdio de grande qualidade.

– As imagens da fome na África inspiram os dois músicos, com uma letra muito emotiva, tanto por sua ingenuidade como sua sinceridade:

Just look at all those hungry mouths we have to feed/Take a look at all the suffering we breed

(Basta olhar para todas essas bocas famintas que temos que alimentar/Dê uma olhada em todo o sofrimento que criamos).

 

– Freddie diria:

Gosto da maneira na qual nasceu esta canção. Examinamos as que tínhamos para o álbum e estávamos conscientes de que nos faltava uma balada simples e acessível, do tipo ‘Love Of My Life’. E em vez de todos refletirem sozinhos, propus a Brian: ‘Por que não pensamos em algo agora mesmo?’. E nasceu este tema em um espaço de dois dias. Brian tinha um violão acústico, eu me sentei ao seu lado e trabalhamos juntos.

 

– Um momento de graça para uma canção que se converteria em uma das mais belas do Queen.

– Freddie grava uma partitura de piano que vem eliminada durante os ensaios, para conseguir uma versão mais refinada.

– O tema fica imortalizado simplesmente com o violão acústico Ovation 1615 Pacemaker, que já foi usado em Love Of My Life.

– Um mês antes de Mercury e May interpretarem Is This the World We Created…? no final do Live Aid em julho de 1985, a canção aparece na compilação Greenpeace – The Album, junto a outros temas de Peter Gabriel, Kate Bush e Eurythmics.

 Freddie e Brian reaparecem para interpretar Is This the World We Created…? ao finalizar o concerto Live Aid.

 

Vídeo oficial de Is This the World We Created…?

 

Is This the World We Created…?,  no Live Aid

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

 

Helenita Melo

Me chamo Helenita dos Santos Melo, sou gaúcha de Cachoeira do Sul e nasci em 25 de janeiro de 1964. Sempre gostei de música, e possuo gosto musical bastante variado. Iniciei minha trajetoria no coral da Igreja Adventista de minha cidade natal e mais tarde me tornei cantora em grupos amadores e profissionais. Eu era fã “normal” do Queen há muitos anos… até o lançamento do filme “Bohemian Rhapsody” (2018), onde a minha paixão reascendeu de maneira muito forte e intensa. Eu me defino como “uma dona-de-casa curiosa” e estou sempre pesquisando, aprendendo e compartilhando o que sei sobre a banda, e me tornei uma pessoa bastante conhecida nas redes sociais. Desde 2004 resido em Bolzano (Itália) e sou casada com o Dr. Nicola Ciardi, fundador do festival de jazz daquela cidade em 1982.

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *