Sobre John Deacon

John Deacon!

Na estreia de Bohemian Rhapsody, o filme cinematográfico que narra a vida de Freddie Mercury, que triunfa e emociona em todo o mundo, só estiveram presentes dois dos três membros sobreviventes do Queen.

O guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor foram as estrelas principais no tapete de cerimônias.

Apareceram em todas as fotos, alegres, fortes, misturados com os atores do filme. Penteados cuidadosamente, bronzeados perfeitos, sorrisos de várias dezenas de milhares de dólares, joias caras, roupas sob medida. Dois rockstars, um pouco veteranos, mas radiantes.

A ausência do terceiro membro do grupo não surpreendeu ninguém !

John Deacon, o baixista do Queen, não aparece em eventos públicos há muitos anos. Sua vida é muito privada e ele se tornou um recluso que mal sai de casa.

Em épocas dos celulares que filmam com grande fidelidade de imagem, e em que há necessidade de que tudo fique registrado, não é surpresa que circulem no Youtube alguns vídeos do Deacon atual abordado por fãs em alguma rua de Londres.

O contraste com seus ex-colegas de Banda é marcante !

Deacon não tem ar jovial (um pouco indispensável para uma estrela de rock), nenhum truque que o faça parecer atual (cirurgias, tratamentos capilares, maquiagens), veste roupas pouco marcantes e se mostra ultrapassado pelas exigências dos seus fãs.

 

Em um desses vídeos, ele tapa o rosto com as mãos quando vários jovens chegam para lhe pedir um autógrafo.

Deacon sempre cultivou o perfil discreto. Ainda em atividade era o membro mais discreto do grupo. Foi o último a entrar no Queen e, justamente, a sua personalidade quieta, pouco propensa à exteriorização foi um dos principais argumentos que possibilitaram a sua incorporação.

Os outros três precisavam de um baixista, mas também de alguém que não desacomodasse a química do grupo, alguém que proporcionasse equilíbrio.

Deacon parecia o candidato ideal !

Logo encontrou um amigo no vocalista. Sendo o mais novo dos quatro, Deacon apoiou-se em Mercury e solidificou uma ligação, uma amizade genuína. Foi por isso que depois da morte de Freddie, foi quem mais teve dificuldade em superar a dor e colocar a máquina Queen em funcionamento novamente.

O fato de a sua presença de palco (apesar de suas mudanças capilares – cabelo longo, afro ou permanente de acordo com a época) ser discreta, não significa que a sua contribuição para o grupo fosse menor. Sua dualidade como baixista é reconhecida entre vários especialistas.

A revista Rolling Stone, por exemplo, escolheu-o número 32 entre os 100 melhores baixistas da história. Seu baixo não só se encarregava da parte rítmica, de dar base à música do Queen, mas se destacava nas linhas melódicas. Além disso, vários dos grandes hits da Banda foram criação de Deacon. A característica e viciante linha de baixo de Under Pressure também é obra dele.

Deacon apaixonou-se e casou-se cedo. Com uma garota católica de origem polonesa. Sucesso maciço, turnês globais, jornalistas e groupies viriam depois. Também os (muitos) filhos de Deacon – cinco rapazes e uma moça. Com seus primeiros rendimentos importantes por direitos autorais comprou uma casa no sul de Londres. É aí que ele ainda vive mais de 40 anos depois, e com uma fortuna calculada em 150 milhões de dólares.

Dizem quem o conhece que ele nunca quis se mudar para não afetar a escolaridade dos filhos …

Como era de esperar, desde a estreia do filme muitos jornalistas ficam de guarda na frente da casa para obter uma imagem ou uma declaração impossível do baixista.

Só tiraram uma foto ! Num canto, contra uma parede de tijolos, um senhor idoso fuma e olha com desconfiança, parece ter percebido que estavam apontando para ele uma câmera (ou um celular). Os poucos cabelos que subsistem são penteados para trás – só há cabelos grisalhos na sua cabeça – um cardigan trançado, calças lisas, camisa xadrez, barriga proeminente. Parece mais um senhor aposentado do que um membro de um dos grupos de rock mais populares da história.

Mas Deacon, depois de vários anos de excessos, desníveis e depressão, escolheu ter uma vida normal. Uma vida o mais normal possível …

Sair de cena, sair de baixo das luzes não custou muito. Refugiou-se na sua família e na sua casa habitual. Não precisou de um palácio para se recluir. Perante a exigência dos jornalistas, um vizinho confirmou que Deacon ainda morava lá mas que não o costumavam ver, que saía de casa muito pouco, às vezes passam meses entre uma saída e outra.

Sua última saída regular e diária foi interrompida há alguns anos. Todas as tardes ele e sua esposa, a mesma por mais de 40 anos, caminhavam uma dezenas de metros para tomar um copo de vinho branco frio no bar do seu quarteirão. Conversaram um pouco e voltavam para casa para jantar.

Em algum tempo, em tempos de sucesso em massa e turnê de dois anos, o álcool complicaram-no. Também a depressão, especialmente no momento em que o grupo decidiu parar e cada um dos quatro se dedicar aos seus projetos solo.

Mas o retorno aos palcos revitalizou-o !

Após a morte de Freddie, John Deacon acreditou que sem o seu líder o grupo não podia continuar. No entanto, durante alguns anos continuou – dois ou três recitais beneficentes, alguma homenagem, Made In Heaven – o disco com a voz póstuma de Freddie.

 

Até que em 1997, ele disse basta !

May e Taylor tentaram convencê-lo. Eles sabiam que a franquia e o nome Queen estava com boa saúde e que havia muito para faturar. Deacon, gentil mas firme, resistiu aos embates e manteve sua decisão. Eles chegaram à um acordo rápido – os outros dois podiam continuar com o nome da Banda e encarar os projetos que quisessem, bastavam consultar com ele antes de assinar algum contrato importante. Dessa forma houve turnê com outros cantores, publicação de mais Greatest Hits, um musical em Londres e Broadway e, naturalmente, este filme.

Muitas vezes Deacon nem se dá ao trabalho de responder o que acha desses projetos. Seus colegas assumem que esse silêncio implica aprovação e colocam os negócios em andamento.

Roger Taylor declarou aos jornalistas ingleses –

Na grande maioria das oportunidades ele nem sequer responde. Isso sim: os cheques aceita todos …

Deacon, sempre tímido, mexeu-se com dificuldade no mundo do rock. Deu concertos para massas, fez fortuna, criou canções imortais, integrou um dos grandes grupos da história, viveu anos de excessos e, simultaneamente, formou uma família.

Um dia decidiu largar tudo. E desfrutar de outras coisas. Tentar levar, dentro do possível, uma vida normal com sua família. Luzes, flashes, fama e excessos tornaram-se para ele uma coisa do passado.

Começou uma nova vida, com inteligência e prevenção de manter o melhor da anterior, quando estava perto de completar 50 anos.

 

Fontes – https://www.infobae.com/…/la-misteriosa-vida-de-john…/

Queen Factory

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *