Dez apresentações do “Freddie Mercury Tribute Concert”

Em 20 de abril de 1992, músicos de todos os gêneros se uniram no Estádio de Wembley, em Londres. E o objetivo era um: homenagear Freddie Mercury, do Queen. O artista e vocalista único morreu em 24 de novembro de 1991 de uma broncopneumonia associada à AIDS.

Alguns meses depois, seus ex-colegas de banda reuniram seus muitos amigos e admiradores para honrar seu legado e arrecadar fundos para instituições de caridade relacionadas à AIDS.

Os músicos presentes cantaram músicas de autoria própria e se juntaram aos membros remanescentes do Queen para cantar músicas da banda.

Vamos rever 10 grandes apresentações do Queen e convidados do Concerto Tributo à Freddie Mercury.

1) “Bohemian Rhapsody” (Queen, Elton John e Axl Rose)

Originalmente lançada em 1975, “Bohemian Rhapsody” estava se tornando um sucesso novamente graças à famosa cena de “Wayne’s World”, lançada apenas algumas semanas antes, em fevereiro de 1992. Esta tomada começa com Elton John fazendo um trabalho incrível manuseando a primeira metade da música antes de Axl Rose entrar no palco para cantar o emocionante segundo tempo. Após a seção do meio pré-gravada da canção, a energia de Rose dá à canção uma urgência adicional antes de terminar com John e Rose abraçados. Esta faixa é possivelmente uma das melhores performances exatamente do que o Queen representou musicalmente, habilmente entregue por lendas musicais em seu próprio direito

 

2) “Somebody to Love” (Queen, George Michael)

Esqueça “Wake Me Up (Before You Go Go)”, George Michael provou ser um vocalista mais do que digno para homenagear Freddie Mercury com sua performance em “Somebody to Love”. Desenvolvido por um refrão influenciado pelo evangelho que ajuda a fornecer uma inclinação otimista para a canção, Michael tem pouca dificuldade em oferecer uma versão sólida do variado alcance vocal de Mercury na canção.

 

3)”Stone Cold Crazy” (James Hetfield, Tony Iommi)

Não deveria ser surpresa que James Hetfield, do Metallica, tivesse aparecido para cantar esta canção de enorme sucesso do álbum “Sheer Heart Attack”, do Queen, de 1974. Anteriormente, o Metallica tocou a música no aniversário de 40 anos da Elektra. A única coisa que é um pouco estranha é ver Hetfield tocar sem uma guitarra amarrada no pescoço. Ainda assim, seu entusiasmo no palco é contagiante, como evidenciado pela breve interação com o baterista do Queen Roger Taylor, cerca de dois minutos após o vídeo.

 

4)”Under Pressure” (David Bowie e Annie Lennox)

Originalmente lançado no álbum “Hot Space” do Queen em 1982 com o lendário David Bowie, “Under Pressure” foi interpretada por Bowie e Annie Lennox da Eurythmics durante o Concerto Tributo à Freddie Mercury. Embora a performance de Lennox seja um pouco melodramática às vezes, o comportamento calmo e silencioso de Bowie ajuda a manter o equilíbrio na atuação.

 

5)”The Show Must Go On” (Elton John e Tony Iommi)

Paixão. Essa é a primeira palavra que vem à mente quando você vê a performance eletrizante de Elton John de “The Show Must Go On”. Do último álbum de estúdio do Queen com Mercury, sem dúvida foi a música mais apropriadamente executada ao longo do concerto, considerando que a mortalidade não é algo que as pessoas estão frequentemente dispostas a contemplar em um fórum tão aberto. No entanto, com John no comando, os fãs poderiam se confortar com as palavras firmes de encorajamento de Mercury.

 

6)”Tie Your Mother Down” (Joe Elliott e Slash)

Joe Elliott, do Def Leppard, e Slash, guitarrista do Guns N’ Roses, trazem um pouco de rock extra para esta música essencial do Queen. Enquanto Brian May poderia ter lidado habilmente com os vocais, colocar Elliott e complementar isso com o trabalho de guitarra de Slash só faz algo bom ainda melhor.

 

7)”Innuendo / Crazy Little Thing Called Love” (Robert Plant)

Considerando que Robert Plant viveu a morte de um colega de banda com a morte de John Bonham, é apropriado para o Queen pedir a Plant para abordar a música título de 1991 “Innuendo”. Esse foi, infelizmente, o último álbum de Freddie Mercury com o Queen. A performance vocal de Plant na canção é apropriadamente apaixonada; ele e os membros do Queen, então, brincando, se jogam em “Crazy Little Thing Called Love”, provocando uma resposta selvagem da plateia.

https://youtu.be/twlc9GzWL8c

 

8) “We Will Rock You” (Axl Rose)

Muitos cantores têm um carisma natural que acaba atraindo as pessoas para a banda. Freddie Mercury era um desses vocalistas. Axl Rose do Guns N ‘Roses é outro. O que temos aqui é em grande parte o que a música nos dá, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Não há nada no caminho dos momentos surpresa que podem ser encontrados no vídeo muito curto. Rose atrai mais habilidade sobre a lendária canção, enquanto o público cantando durante o refrão é uma coisa absolutamente linda.

 

9)”Hammer to Fall” (Gary Cherone e Tony Iommi)

Embora o Extreme pudesse ter sido listado como uma poderosa banda de baladas para seu mega hit de 1990 “More Than Words”, o futuro vocalista do Van Halen, Gary Cherone, teve uma grande performance vocal em “Hammer to Fall”. Tony Iommi do Black Sabbath parece mais do que feliz em tocar o companheiro na canção, acrescentando fielmente a guitarra rítmica antes que ele também amplie suas asas para tomar o último solo de guitarra da canção. O balanço do quadril de Cherone pode ser um pouco difícil de assimilar, mas dado o tamanho do público contra o qual ele estava agindo, é compreensível que esse entusiasmo se manifeste de maneiras inesperadas.

 

10) “Radio Ga Ga” (Paul Young)

As várias épocas do Queen foram exibidas durante o Concerto Tributo a Freddie Mercury. E enquanto, compreensivelmente, muitos favorecem os maiores sucessos do grupo, esta joia do álbum do Queen de 1984, “The Works”, se destaca como um destaque. Enquanto Paul Young não tem as habilidades para combinar com a voz de Freddie nesta música, há algo sobre ver 100.000 pessoas batendo palmas na uníssono que causa calafrios.

Fonte: https://www.futuro.cl/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *