Dreamers Ball – Por Helenita dos Santos Melo

DREAMERS BALL

(9ª música do 7º álbum)

 

– Após a virada para o rock iniciada com News Of The World, o ouvinte está no seu direito de pensar que o grupo havia abandonado definitivamente o ar music-hall de sua composição em favor dos temas mais rock que tinha para oferecer.

– A experimentação de Brian May, alquimista de som, equipado com sua Red Special, foi deixada de fora depois de The Millionaire Waltz, dando lugar a riffs estrondosos de It’s Late, Fat Bottomed Girls e Dead On Time.

– Porém parece que o retorno à produção de Roy Thomas Baker teria reenviado o grupo aos seus primeiros amores, ao conceber um tema como Dreamers Ball, composto por Brian May.

– Embora a música siga o visual do blues por sua partitura de guitarra e uma linha de acordes muito clássica que a acompanha, a voz de Freddie, assim como o ritmo swing da bateria, nos transportam à cidade de New Orleans, tão querida para os músicos do Queen desde o seu primeiro concerto na cidade, em abril de 1974.

– A partir de 1:45, quando inicia o solo da guitarra elétrica, é possível imaginar o Queen vagando por Rampart Street, no coração do bairro francês da cidade. Brian retoma a imitação dos numerosos metais de uma banda de jazz com suas guitarras harmonizadas.

– Dreamers Ball destaca os diferentes tipos de música que Freddie e sua banda apreciam, que definitivamente não parecem prontos para serem rotulados em um estilo pop rock que é muito estreito para eles.

– Porém, seria a última vez que o Queen iria desenvolver esta estética musical e esta cor, representativos de A Night At The Opera e A Day At The Races.

– E é o que o grupo está se preparando para iniciar: uma mudança radical de direção nos próximos álbuns.

 

Freddie Mercury durante um dos três concertos oferecidos no Pavillon de Paris, em fevereiro e março de 1979.

 

Vídeo oficial de Dreamers Ball

 

Dreamers Ball, (Live in Paris ‘79)

 

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc)

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *