Álbum The Miracle – Por Sheila Pauka

.Álbum The Miracle –

Aconteceu apenas algumas vezes, mas foi uma irritação …. 
– Roger Taylor.

▪️Era Fevereiro de 1988, o grupo paralelo de Roger Taylor – The Cross – estava tocando ao vivo, e as barras de chocolate Cadbury Flake estavam sendo jogadas no palco.

▪️O motivo – Os jornais tinham acabado de publicar uma história sobre o caso de Roger com a modelo Deborah Leng, a ” garota Cadbury Flake ” dos famosos anúncios de TV sugestivos.

▪️O casal havia se conhecido no ano anterior e agora eram um casal. Mas, enquanto isso, Roger se casou com Dominique Beyrand – sua parceira de longa data e mãe de seus dois filhos – para garantir suas finanças. O casamento durou apenas 24 dias antes de Roger partir.

➡️ É uma situação complicada .…  – disse ele discretamente ao Daily Mail. E agora barras de chocolate estavam caindo aos seus pés, enquanto ele se apresentava.

▪️Roger não foi o único à ter sua vida privada espalhada pelos jornais. A imprensa ainda estava perseguindo Freddie, à medida que os rumores sobre sua saúde aumentavam.

➡️ Enquanto isso, Brian …

▪️O relacionamento de Brian e da atriz Anita Dobson estava secreto, pois Brian ainda era casado com sua primeira esposa – Chrissie Mullen.

▪️John Deacon apenas manteve a cabeça baixa, esquiando em Biarritz normalmente.

 

– Todo esse drama emocional foi representado no 13° Álbum do Queen.

▪️The Miracle foi o Queen de volta após um longo hiato mutuamente acordado. Nas palavras deles, estavam ” em uma pausa.

Nós não tínhamos nos separado ‘, insistiu Roger, mas tomamos a decisão de passar algum tempo separados

▪️No entanto, ninguém ficou ocioso nos 17 meses entre o final da Magic Tour e o início do trabalho do Queen em The Miracle, em Janeiro de 1988.

®️ Freddie conseguiu dois singles de sucesso – Barcelona – e um cover de The Great Pretender do The Platters.

®️ Brian May supervisionou o LP solo de Anita Dobson e produziu a Banda de Heavy Metal paródia Bad News (com atores cômicos Adrian Edmondson e Rik Mayall). A capa deliberadamente desesperada de Bohemian Rhapsody do Álbum foi um ponto de discussão. Mas Freddie viu o humor, disse Brian.

®️ John Deacon também desviou para a comédia. Ele co-produziu e tocou no top 5 hit ‘ Stutter Rap ‘ – um pastiche de hip-hop de Morris Minor and the Majors (com o ator Tony Hawks).

®️ Roger deu um passo adiante e formou o The Cross, satisfazendo suas fantasias de estrela do Rock, tornando-se seu vocalista. O Álbum de estréia do The Cross – Shove It – teve Freddie cantando em uma música – Heaven For Everyone – e Brian tocando em outra, mas não entrou nas paradas. A vantagem foi que Roger conheceu sua garota Flake em uma gravação de vídeo para o single ‘ Cowboys And Indians ‘. Debbie era backing-vocal.

▪️Havia uma diferença fundamental com The Miracle. Antes de gravar, o Queen concordou em dividir os créditos de composição entre os 4 membros do grupo.

Tomamos uma decisão que deveríamos ter tomado há 15 anos,  disse Brian na época. Também ajuda quando escolhemos singles, porque é difícil ser imparcial sobre uma música que é puramente de sua autoria.

▪️As sessões começaram com cada membro apresentando suas demos, cerca de trinta no total, no Olympic Studios de Londres. Estas depois se transformaram em músicas do Queen no Town House e no Montreux’s Mountain Studios, com mediação do co-produtor David Richards.

▪️Enquanto haviam divergências artísticas, todos tinham um financiamento e um interesse especial em cada faixa. As músicas de Roger – Breakthru e The Invisible Man – reforçaram os pontos positivos deste novo arranjo. Nenhuma das músicas estava tão longe do pop pesado e superprocessado que ele estava fazendo com o The Cross, mas o Queen deu personalidade às músicas. Durante The Invisible Man (inspirado no romance do autor de ficção científica vitoriano H.G. Wells), Roger grita o nome de Freddie antes de começar à cantar. Freddie então anuncia John Deacon e Brian May à medida que a música progredia.

A mensagem – Este foi um esforço de grupo !

▪️Enquanto isso, Freddie enxergou um vocal gospel em uma de suas músicas inéditas – A New Life Is Born – , na introdução da rocker Breakthru.

▪️I Want It All de Brian foi o primeiro sucesso do The Miracle. Com um riff ousado e uma letra mais ousada, era mais uma do que Roger chamou de ” canções de declaração do Queen “. Mas estava destinada à nunca ser tocada ao vivo com Freddie.

▪️O vídeo da performance do diretor David Mallet foi cuidadosamente filmado para disfarçar a condição de Freddie. Ele havia perdido peso e deixou crescer a barba, para esconder as marcas do Sarcoma de Kaposi em seu rosto.

Freddie estava realmente muito doente ” – admitiu Brian. ” Não dá para perceber pelo vídeo, mas achei um pouco difícil … “

▪️A natureza da doença de Freddie era tal que ele parecia mais saudável na promo para o seguimento Breakthru. No vídeo, ele se juntou à seus companheiros de Banda em cima de um trem à vapor, percorrendo o interior de Cambridgeshire. Deborah Leng também fez uma aparição, marchando pela pista em uma saia preta curta e maquiagem dramática nos olhos.

▪️Mais tarde, Brian disse que a música inteira era uma metáfora para Roger  ir para o próximo capítulo de sua vida.

▪️Uma das outras músicas de Roger, o Rock de ritmo médio dos anos 80 – Hijack My Heart – sugeriu o mesmo. Não entrou no Álbum, mas se tornou o lado B de The Invisible Man. Na música, Roger fez uma serenata com voz rouca para uma garota em um carro esportivo, cujo sorriso ‘ me atingiu bem no meio dos olhos ‘. O playboy residente do Queen parecia um adolescente apaixonado.

▪️O resto de The Miracle passou entre Rock barulhento, baladas mecânicas e as canções aleatórias de John e Freddie. Rain Must Fall da dupla foi um número de soul animado do tipo ouvido em comédias românticas dos anos 80 – talvez durante uma cena em que dois jovens amantes bebem ponche de rum e dançam conscientemente em uma praia do Caribe.

▪️My Baby Does Me moveu a mesma história ao longo do casal, agora fazendo sexo no bangalô sobre a água enquanto Brian May toca um solo na varanda do lado de fora.

▪️Em contraste, o duplo golpe de Party e Khashoggi’s Ship foram um adoçante para a negligenciada base de fãs roqueiros do Queen. A última foi uma faixa de batidas inspiradas no estilo de vida endinheirado do traficante de armas – Adnan Khashoggi.

▪️A música de Brian – Scandal – era um comentário frustrado sobre os recentes desentendimentos dele e de Freddie com a imprensa (os filhos de Brian, aparentemente, souberam de seu caso com Anita Dobson pelos jornais).

▪️A canção The Miracle e Was It All Worth It sugeriam que a Banda lançasse um olhar pesaroso sobre o passado e se perguntasse se eles ainda tinham um futuro.

▪️Sobre The Miracle, Brian disse –

É um conceito corajoso, porque você está falando de um homem ( Freddie ), que sabe que tem uma sentença de morte pendurada sobre ele.

▪️O vídeo de The Miracle teve a Banda interpretada por 04 mini atores. Os quatro meninos, vestidos com perucas encaracoladas, ternos de arlequim e bigodes colados, foram então acompanhados no palco pelos verdadeiros membros do Queen.

▪️Os espectadores não puderam deixar de notar como a jaqueta amarela de Freddie pendia dele de uma maneira que nunca aconteceu em 1986 …

▪️A letra de abertura de Was It All Worth It foi surpreendentemente sincera, considerando a condição de Freddie.

? O que resta para eu fazer na minha vida ? Compramos uma bateria, toquei minha própria trombeta ?

▪️Para uma Banda ansiosa por se manter relevante, essa música sugeria que o fim estava próximo.

▪️The Miracle foi lançado em Maio de 1989. Sua imagem de capa dos quatro rostos da Banda fundidos através do software de computador Quantel Paintbox agravou a impressão do Queen reunido.

▪️O Álbum alcançou o número um no Reino Unido e em vários países europeus, além de produzir cinco sucessos no top 30 do Reino Unido. Ele só alcançou o número 24 nos EUA e qualquer chance que o Queen tinha de conquistar a América desapareceu completamente com o anúncio de que eles não estariam em turnê em nenhum lugar.

➡️ Eu não acho que um homem de 42 anos deva estar correndo de collant – brincou Freddie, desviando de uma pergunta embaraçosa com humor.

▪️Freddie insistiu que sua doença fosse mantida em segredo, então coube à Brian e Roger promoverem o Álbum e garantir ao mundo que seu vocalista estava bem, mas simplesmente não queria fazer uma turnê.

➡️ A tensão de esconder a verdade era difícil. Acho que isso afetou todos nós ! – admitiu Brian anos depois.

▪️O Queen tinha um Álbum de grande sucesso, mas já estava com tempo emprestado. Que The Miracle aconteceu, agora parece milagroso em si mesmo.

▪️Vídeo de The Cross com Debbie Leng como backing-vocal. Eles cantam Cowboys And Indians.

 

▪️Vídeo da propaganda do Cadbury’s Flake, em 1987, com Debbie Leng.

 

Fonte –
Magnifico !
The A to Z of Queen
Mark Blake

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *