Charly García e um pouco de Queen
Carlos Alberto García Moreno, mais conhecido como Charly García, é um músico, cantor, multi-instrumentista, compositor e produtor musical argentino, considerado a figura mais importante e vanguardista da música popular argentina e latino-americana.
Charly Garcia
Garcia foi nomeado o pai do rock argentino.
Charly falava daquilo que não se podia, de uma forma metafórica, para que os censuradores não pudessem captar a mensagem.
Charly Garcia
Ele até, por um breve período, morou no Rio de Janeiro/Brasil, e cultivou amizades com os integrantes da Banda Paralamas do Sucesso, surgindo então a canção El Vampiro Bajo El Sol, do Álbum Severino, de 1994.
Charly García e Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso.
El Vampiro Bajo el Sol homenageia Charly García. Ela foi composta por Herbert Vianna em parceria com Fito Paez [compositor, cantor e pianista argentino], e que ainda conta com Brian May nas guitarras.
Paralamas do Sucesso, Brian May e Charly García – El Vampiro Bajo El Sol (Bastidores da Gravação) – Vídeo de Anne A.
E o Queen?
Espaguete, vinho, Charly García e 100 mil dólares. Esses três elementos foram decisivos para que o Queen pisasse em solo sul-americano em 1981.
E outra coisinha: a mão de Billy Bond, um músico argentino da Banda Joelho de Porco, que foi uma Banda brasileira de rock formada em 1972 em São Paulo.
Billy Bond e Charly García
O músico e produtor conta que Charly García, um dos grandes artistas com quem trabalhou e com quem ainda mantém um ótimo relacionamento, foi quem o incentivou a alcançar um dos marcos de sua carreira como produtor: trazer o Queen para América do Sul.
Mesmo que pareça mentira, isso vem de uma conversa entre Charly García, José Ángel [Beco Rota] e eu. Rota era o antigo presidente ou diretor artístico da Emi Odeon Argentina, que naquela época morava em Los Angeles, e fomos visitá-lo. Estávamos na casa dele comendo macarrão com Charly e a conversa começou na mesa. Aí a Rota me diz: “Por que você não leva alguém para o Brasil ou para a Argentina?” Falando assim, Charly é quem diz: “Por que você não leva ele para o Queen?” E eu digo: “É uma boa ideia!
O resto, é história …
Na foto abaixo, vemos Brian e Garcia.
Charly e Brian.
Garcia se recuperava de uma cirurgia no quadril, por isso a cadeira de rodas.
Aqui está a história, por Guido Adler – fotógrafo.
Eu fui fotografar Queen + Adam Lambert no GEBA, em 25 de Setembro de 2015. Quando eu estava esperando eles fazerem o meet and greet, encontrei Charly na porta dos camarins, estava frio e deixei nele o lenço que estava usando porque ele estava um pouco desabrigado, conversamos um pouco e eu fui para dentro. A Banda chegou, Lambert e Taylor também entraram, mas Brian não apareceu, e me pareceu estranho, então presumi que aquele encontro big bang entre Charly e Brian estava acontecendo.
Saí correndo e lá estavam eles conversando. Brian May debruçado conversando com Charly García! Fiquei ali parado, com a câmera na mão olhando para Charly como se estivesse dizendo a ele com os olhos para me permitir tirar aquela foto, e lá ele olhou para mim e com um sorriso olhou para Brian novamente; Eu havia passado a mensagem para ele. Essa é a foto, então Brian ficou ao lado dele.
Curiosidades
O dia em que Charly García pulou do nono andar de um hotel na piscina, em Mendoza.
Este é o episódio mais louco da vida do gênio que marcou a história do rock argentino através da música e de sua forma de ver o mundo.
Na sexta-feira, 03 de Março de 2000, o homem do bigode multicolorido deu um salto surreal.
O bigode multicolorido de Charly García
Durante a década de 90 Charly García viveu um de seus períodos mais sombrios devido aos seus excessos que o levaram a brigar com jornalistas, suspender recitais quebrando instrumentos e gerar todo tipo de escândalos por onde quer que se deslocasse.
E esse episódio foi após um desentendimento em um pub, com uma mulher pedindo autógrafo para o filho, e sendo negado por ele.
Mas os problemas tornaram-se mais intensos quando a mulher que lhe pediu um autógrafo o atacou, atirando-lhe um copo de whisky na cara enquanto o insultava. Naquele episódio confuso houveram empurrões e cadeiras voando pelo ar.
A mulher registrou boletim de ocorrência na delegacia por ferimentos e Charly voltou ao hotel com o rosto inteiro coberto de sangue. Às oito da manhã a polícia veio levá-lo ao escritório judicial para testemunhar, mas ele ficou furioso quando começaram a levá-lo a vários escritórios. Houve alguns incidentes e trocas de insultos com alguns policiais uniformizados até que ele finalmente conseguiu retornar ao hotel.
Uma forte operação de segurança foi implantada nas proximidades do hotel porque aconteceu que naquelas instalações se realizava uma conferência de imprensa organizada pelo Ministério do Trabalho da Nação. Aí o lugar ficou cheio de policiais e jornalistas.
Por volta do meio-dia, Carlos Alberto García Moreno (48 anos) pulou de uma varanda localizada no nono andar do Hotel Aconcágua em Mendoza e caiu em uma piscina, e foi salvo milagrosamente. O impressionante salto de 18 metros foi imortalizado graças a um cinegrafista do Canal 7.
Esta experiência única foi transformada em música poucos meses depois do salto, em Outubro de 2000, no lançamento do Álbum Sinfonías para Adolescentes.
Aqui o salto.
Aqui Charly fala sobre Freddie Mercury, em1992.
https://www.facebook.com/share/v/99W7v6S9ep8zyFPa/
Garcia faz amanhã 73 anos, em 23 de Outubro.
Uma característica física de Charly é seu bigode bicolor, o qual conta com um lado branco devido ao vitiligo, que desenvolveu após uma crise nervosa.
Isto originou seu codinome de Bigode Bicolor.
El Vampiro Bajo El Sol
Fontes-
Baires News
Music non Stop
Pela equipe editorial da GAR
23 de Outubro de 2021, 12h29