Radio Ga Ga – A música que trouxe o Queen de volta as paradas de sucesso

Radio Ga Ga

Data de lançamento: 23 de janeiro de 1984
Álbum: The Works

Melhor posição nas paradas: 2° lugar na parada britânica. 16° lugar na parada americana

Lado A: Radio Ga Ga (Roger Taylor)
Lado B: I Go Crazy (Brian May)

– Depois do tropeço do álbum Hot Space, quando a banda não teve o sucesso esperado, eles sabiam que precisavam dar a volta por cima e criar algo mais ao estilo Queen.

– As sessões de gravação ocorreram em agosto de 1983 e foi a única vez que a banda gravou em Los Angeles, nos Estados Unidos, no Estúdio The Record Plant (onde Brian havia gravado o Mini-Ep Star Fleet).

– Roger ficou trancado durante três dias com um sintetizador e uma bateria eletrônica, e ao final desse tempo, ele produziu uma demo do que pode ser considerada a melhor música do Queen dos anos 80.

– Radio Ga Ga foi construída no pop-rock, combinando elementos de disco e funk. No fundo há um sintetizador e uma bateria. Ao fundo podemos ouvir também a linha de baixo, e a guitarra de Brian se destacando antes do refrão final.

Sobre a composição da música, Roger explicou em 1984:

Sou um músico instintivo. Posso tocar teclado, guitarra e bateria, e posso escrever músicas. Tenho facilidade para escrever música, mas não quero saber nada particularmente técnico – como, como se chamam os acordes. Mesmo em Radio Ga Ga existem alguns acordes muito difíceis. Eu não sei como eles são chamados, mas isso não importa. Sou um guitarrista muito melhor do que um tecladista, mas agora acho melodicamente muito mais fácil escrever em um teclado. Radio Ga Ga foi uma música completamente escrita no teclado. Eu desafio qualquer um a escrever isso no violão porque você não encontraria os acordes, eles não viriam naturalmente para nenhum guitarrista que eu conheço.

 

– A música é semelhante ao single de 1980 do Buggles Video Killed the Radio Star, abordando o declínio abrupto do rádio.

 

Eu estava desesperado por inspiração!Um dia o rádio começou a tocar em nossa casa, e meu filho de três anos, Felix, saiu com Radio Ca Ca! Achei que soava bem, então mudei um pouco e criei Radio Ga Ga. Roger disse a Sounds em 1984.

 

– Originalmente, a música foi intitulada Radio Ca Ca (permaneceu assim mesmo durante a gravação da faixa).

– De acordo com Roger, se você ouvir atentamente o refrão, a banda está na verdade cantando All we hear is radio ca ca, mas os outros estavam nervosos com a recepção que uma música com esse título teria de disc jockeys em todo o mundo e escolheram a maneira segura em vez disso (Radio Ga Ga).

– A Capitol Records, a nova casa do Queen na América do Norte, também estava nervosa, pois havia gasto uma quantia exorbitante na contratação da banda e  eles não ficaram muito satisfeitos que o primeiro disco da banda fosse sobre a queda do rádio.

Em uma entrevista contemporânea Roger falou novamente sobre a criação da música:

Gostei do título e escrevi a letra depois. Aconteceu nessa ordem, o que é um pouco estranho. A música é um pouco confusa no que eu queria dizer. Ele lida com a importância do rádio, historicamente falando, antes da televisão, e como era importante para mim quando criança. Foi o primeiro lugar que ouvi rock’n’roll. Eu costumava ouvir muito Doris Day, mas algumas vezes por dia eu também ouvia um disco de Bill Haley ou uma música de Elvis Presley. Hoje parece aquele vídeo, o lado visual do rock’n’roll, tornou-se mais importante do que a música em si – demais, na verdade. Quero dizer, a música deveria ser uma experiência para os ouvidos mais do que para os olhos.

 

Em 1984, Freddie falou sobre a música e como percebeu que ela poderia ser boa e vendável:

 

Considerando que com as músicas de John ou as músicas de Roger, estou meio que chegando lá no estágio inicial. Eles não se importam que eu desmonte e depois monte novamente. Em todos os sentidos. Às vezes eu pego a música inteira. Como ‘Radio Ga Ga’. Eu senti instantaneamente que havia algo, que haveria algo lá. Você poderia transformar isso em uma mercadoria realmente boa, forte e vendável. E acho que Roger estava pensando nisso como apenas mais uma faixa. E eu apenas disse: ‘Não, acho que precisa…’ Então eu praticamente assumi. E ele foi de férias esquiar por cerca de uma semana… e ele disse ‘Ok, você faz o que quiser’.

 

– Radio Ga Ga trouxe o Queen de volta às posições superiores das paradas do Reino Unido e se tornou seu primeiro hit Top Ten desde Under Pressure em outubro de 1981, finalmente alcançando o número 2.

– Um remix estendido, com marca de 6’54, apareceu nas edições de 12″ do single, mas não ofereceu nada revelador, exceto pela extensão de algumas das seções instrumentais e vocais a cappella.

 

– A edição dos EUA, que também apresentava uma versão promocional editada (cortada de 5’48 para 4’23), veio um mês depois e também teve bastante sucesso, alcançando um modesto número 16 nas paradas; infelizmente, isso fez dele seu último single Top 20 na vida de Freddie.

 

Videoclipe

O videoclipe da música foi gravado se utilizando de cenas do filme Metrópolis de Giorgio Moroder. As filmagens aconteceram em 23 e 24 de novembro de 1983. Mostra imagens em preto e branco da banda, em um carro futurista, com cenas de Metrópolis ao fundo, enquanto Roger dirige e Freddie canta.

Roger revelou:

Eu me lembro que tínhamos uma vodka e tônica escondida em algum lugar naquele carro

 

Já Brian disse:

Eu não acho que parecemos particularmente confortáveis neste carro – eu sei que não estava, não acho que John estivesse. Roger tem um trabalho a fazer, dirigindo a coisa, então ele teve sorte, e Freddie tinha um trabalho a fazer, e isso era cantar.

 

– O vídeo então corta para uma visão da banda, agora em cores, levantando os braços em saudação enquanto suas legiões de seguidores (na verdade, membros sortudos do fã-clube), vestidos com ternos e chapéus-coco, imitam seus heróis.

 

 

– Radio Ga tornou-se uma favorita ao vivo. Apresentada pela primeira vez em Bruxelas em 24 de agosto de 1984, permaneceu no set list até o último performance do Queen em 9 de agosto de 1986.

– O Queen também dublou a música durante dois festivais de mímica em 1984: o primeiro no Festival de San Remo em 3 de fevereiro e o segundo em 12 de maio no Montreux Golden Rose Festival, que viu Brian e John imitando junto com as partes do sintetizador.

– Roger mais tarde o incorporou em seus shows solo, e foi tocada na maioria dos eventos pós-Queen, principalmente no O Concerto para a Vida (Tributo a Freddie Mercury) em 20 de abril de 1992, com Paul Young nos vocais.

 

 

– A música foi posteriormente incorporada à turnê Queen + Paul Rodgers de 2005, com Roger correndo para a frente do palco para cantar os versos de abertura enquanto uma bateria eletrônica tocava a introdução; os versos subsequentes seriam cantados por Paul, enquanto Roger retomaria seu lugar mais familiar atrás da bateria.

 

 

– Sem surpresa, a música foi revivida para datas ao vivo com Queen + Adam Lambert.

https://youtu.be/IryzK3Ph29Y

 

Fontes:

Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc

Complete Works. George Purvis
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

Site: Queen Vault

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *