Quadro Curiosidades Queen – Por Sheila Pauka

O arquivista do Queen – Greg Brooks fala abaixo como tudo iniciou e como se mantém as preciosidades de toda a obra dessa incrível Banda.

Saiba aqui algumas informações, ideias, lançamentos futuros e o destino de materiais inéditos e guardados do Queen.

 

Greg Brooks – O arquivista oficial do Queen.

 

– Uma entrevista para a Queen Vinyls com o lendário arquivista do Queen – Greg Brooks –

– Os tópicos discutidos serão sobre o seu próximo livro de memorabilia  I Want It All  (que será lançado em Outubro de 2021) e a organização dos arquivos.

– A entrevista ocorreu no dia 24 de Maio de 2021.

 

®️ Como você se tornou o arquivista oficial do Queen ? Existe alguma memória em particular que você deseja compartilhar ?

▪️Eu escrevi uma carta para o gerente do Queen – Jim Beach – em 1994 e sugeri que se o Queen algum dia quisesse considerar a possibilidade de montar qualquer tipo de produto de raridades, ou conjunto de antologia, como os Beatles haviam feito recentemente naquela época, e se seu arquivo de fitas exigisse algum tipo de organização, eles poderiam me considerar para essa tarefa.

▪️Eu disse à ele que tinha algumas idéias muito específicas de como abordaria isso. Ele me pediu para ir encontrá-lo para um bate-papo. Fizemos isso nos escritórios da Queen’s Pembridge Road em Londres e, no final das contas, me ofereceram um contrato de 06 meses.

Greg Brooks

 

®️ Ainda é uma emoção para você procurar faixas inéditas ou encontrar novos objetos?

▪️Sim ….. com certeza é ….

▪️Ouvir gravações inéditas do Queen é a perspectiva mais empolgante que existe para mim – em 1994, e ainda hoje … desde 1976, na verdade ! Ouvir a Banda conversando, trabalhando, criando, discutindo e surgindo com músicas incríveis que se tornariam tão famosas e amadas, é realmente impressionante.

▪️Também pode ser muito emocionante ouvir os membros do Queen conversando e rindo e se divertindo, sendo tão produtivos e criativos, e ouvindo-os também quando jovens, na casa dos 30 anos. É uma visão fascinante. É como voltar no tempo e testemunhar a criação da música que você mais ama. É o mais próximo possível de estar lá no momento real.

®️ Todos os itens foram transferidos digitalmente ou salvos em alguns formatos?

▪️Sim.

®️ É difícil separar o lado de fã do de trabalho?

▪️Na verdade, eu sabia desde o primeiro dia que era essencial ser visto pela Banda e pela gerência, e pelos meus colegas do dia a dia, como profissional e calmo, e estar focado apenas no trabalho e nada mais. E depois, com outros fãs também, achei importante ser visto como um profissional primeiro e depois como um fã.

▪️Mas eu sempre deixo as pessoas saberem que por trás de tudo isso, eu sou um Fã do Queen, antes de mais nada, assim como eles, como todos os outros. Mas tenho que permanecer focado e profissional e representar o Queen da melhor maneira que puder, sempre.

®️ Como os arquivos são organizados ? Em várias salas ou tudo em um só lugar ?

▪️Os arquivos mestres estão em um lugar, as cópias de segurança em dois outros lugares. Tudo é armazenado em um ambiente com temperatura e umidade controlada. A segurança é de suma importância, então tudo está extremamente bem trancado, protegido, com alarmes, câmeras e monitorado pela Polícia.

▪️Cuidamos de cada aspecto do arquivo com extrema atenção aos detalhes e o levamos muito a sério. O Queen gasta muito dinheiro protegendo as preciosas fitas de arquivo e, na verdade, todos os aspectos dos arquivos em geral, cuidando de cada item, garantindo que cada fita seja armazenada nas melhores condições possíveis, e o fazem discretamente, silenciosamente e sem barulho, atrás de portas fechadas.

▪️Além das fitas de áudio e vídeo, e do filme, também existe um grande acervo de memorabilia, e que se distribui por duas ou três salas, pois, por exemplo, cartazes e figurinos exigem um ambiente de armazenamento diferente dos discos de vinil, CDs e revistas.

®️ Como a organização do material mudou ao longo dos anos ?

▪️Os arquivos evoluíram nos últimos 25 anos. Fazemos as coisas mais ou menos como sempre, mas hoje em dia a maneira como as fitas são copiadas, transferidas e protegidas com segurança mudou um pouco, como você esperava, e conforme a tecnologia avança. A maneira como registramos cada fita, fotografamos, rotulamos, etc., mudou ao longo dos anos. No momento, como você pode prever, os vários arquivos estão na melhor forma em que já estiveram.

 

Manuscrito de Teo Torriate

 

▪️Precisamos ser capazes de encontrar todas as fitas relevantes para qualquer projeto em que estamos trabalhando naquele momento, e todos os envolvidos devem estar confiantes de que nada foi perdido. E o arquivo de registros e catálogos extremamente e meticulosamente bem organizado, é absolutamente essencial para o funcionamento eficiente de qualquer bom negócio, e mais em nosso setor, em minha opinião.

▪️Imagine ter que examinar vários milhares de tipos de áudio toda vez que você precisar de uma música ou performance ao vivo em particular, ou se alguém perguntar à você todas as versões diferentes que temos de uma música em particular. Levaria anos e anos a cada vez, e o processo estaria aberto ao erro humano e certos itens seriam inevitavelmente perdidos. Portanto, você precisa de um banco de dados extremamente bem mantido e eficiente, ou uma série de bancos de dados, em que possa confiar.

▪️Demorou muito para chegar ao ponto em que estamos, e somos tão eficientes quanto possível e onde podemos estar 100% confiantes de que sabemos onde cada item em nosso arquivo está a qualquer momento, seja em uma fita de áudio ou digital, um rolo de filme, uma camiseta, capa da turnê, CD, LP, 7 ”, cassete, prensagem de teste, acetato, pôster, ingresso, programa, livro, revista, box set, itinerário da turnê ou qualquer outra coisa que alguém queira mencionar.

 

Manuscrito de I Want To Break Free

 

®️ O que foi feito para preservar os itens ?

▪️As fitas de áudio são preservadas de várias maneiras, dependendo de qual é a fita de origem, ou se é analógica ou digital, se o original está em um tipo específico de fita, de um determinado ano ou fabricante. Diferentes gravações são protegidas de maneiras diferentes, assim como fitas de vídeo e estoque de filme de celulóide.

▪️A equipe técnica de engenheiros / produtores de som do Queen é um grupo de pessoas muito inteligente, que estão completamente no controle de cada detalhe para proteger a fita / arquivo e o legado insubstituível do Queen.

▪️Eles têm todos os aspectos extremamente bem cobertos. E faço o mesmo com as lembranças, fotografias, figurinos, imprensa e documentos. Coletivamente, preservamos e mantemos o arquivo nos mais altos padrões. A Banda não espera nada menos.

Manuscrito de Fat Bottomed Girls

 

®️ Há alguma memorabilia ou edição em vinil ainda desconhecida nos arquivos ?

▪️Há muitas lembranças que eu acho que nunca foram vistas, dentro de nosso arquivo, e há itens que eu sei que nunca foram vistos publicamente. Coisas que só Brian pensava em guardar, como acetatos e prensas de teste que guardava desde os primeiros dias, ingressos e passes e alguns pôsteres.

▪️Brian mantém muitos pôsteres que eu nunca vi na internet ou em qualquer outro lugar. Certamente ele tem itens pessoais que lhe foram dados ao longo de sua carreira por várias pessoas em vários países, que ele manteve ao seu lado e considera como tesouros.

▪️Então, por exemplo, ele guardava cardápios de jantar e convites que aparentemente ninguém mais pensava em guardar. Todas essas coisas estarei mostrando em meu próximo livro sobre memorabilia do Queen – I Want It All !

 

▪️Sempre foi minha intenção mostrar tantas coisas quanto eu pudesse que as pessoas nunca viram antes, ou que apenas muito poucas pessoas viram antes.

▪️Ao longo dos meus 40 anos seguindo o Queen e vendo um vasto volume de memorabilia relacionada, pensei ter visto mais ou menos tudo o que havia para ver. Mas nos últimos cinco e seis anos, tendo convidado fãs de todo o mundo para me enviarem fotos de seus tesouros para o livro, eu vi tantas coisas que nunca tinha visto antes …..

▪️Cartazes do Japão, Hungria, França, Alemanha e Rússia, por exemplo. Bem como muitos outros itens diversos, como camisetas e jaquetas e vinis raros e itens promocionais. Todas essas coisas estarão no livro.

▪️Mas devo dizer que existe uma quantidade tão grande de memorabilia do Queen abrangendo 50 anos, que não é possível ou prático para mim mostrar tudo no livro. Só posso mostrar uma seção transversal representando cada produto e projeto.

▪️Vou mostrar os melhores, mais interessantes e visualmente atraentes itens, embora inclua TODOS os vinis coloridos, porque eu certamente incorreria na ira de certos colecionadores se deixasse algum de fora.

▪️Haverão fãs que reclamarão que eu não mostrei este item, ou aquele item, embora eu mostre muitos milhares de outros itens, mas é assim que sempre foi. Sempre haverão alguns fãs por aí que pegarão qualquer livro novo e o examinarão procurando apenas encontrar os erros e erros, e as coisas que estão faltando, antes de olhar para os muitos milhares de itens que estão corretos e que estão presentes. Como a vida!!

Manuscrito de I Was Born To Love You

 

▪️E você sabe que, seja o que for que você decida, nunca poderá agradar à todas as pessoas o tempo todo ….

®️ Alguns shows antigos serão remasterizados para lançamentos futuros ?

▪️Sim, quase certamente o farão. Não discutimos isso com o time do Queen por um bom tempo, e eu não tenho ideia se a Banda e a administração já discutiram isso. Seríamos informados apenas no momento em que a Banda, o empresário e a gravadora decidissem que queriam algum tipo de produto novo, com algum tipo de elemento de show.

▪️Nesse ponto, reunimos nossas cabeças e colocamos no papel para a Banda. Acho que muitos shows do Queen Archive acabarão por se tornar um produto, só não tenho ideia de que forma ou quando poderia acontecer.

®️ Existe uma possibilidade concreta de que algumas faixas inéditas, como “ Hangman ” ou “ Silver Salmon ” sejam publicadas ?

▪️Tenho certeza de que em algum momento obteremos algumas das coisas não lançadas do Arquivo em algum tipo de antologia ou produto de raridades. Mas, neste momento, seria mera conjectura sobre a forma que tomaria e quando emergiria ….

▪️Claro, eu não tenho ideia de tudo …. Não consigo ver o futuro dos produtos Queen. Todos nós apenas temos que esperar e ver o que surge, quando e de que forma ….. pode demorar ….. são impossíveis de prever.

®️ Como seu trabalho mudou ao longo dos anos ?

▪️No começo, eu estava apenas trabalhando dentro do arquivo e cuidando das fitas de áudio e vídeo. Hoje em dia, também cuido das lembranças e das fotografias e do arquivo da imprensa, e do figurino e dos pôsteres, e das exposições quando surgem, e estou envolvido nas mercadorias e no produto que lançamos.

Manuscrito de I Want It All

▪️Como parte de uma equipe, estou envolvido na concepção de ideias e juntando coisas para mostrar à Banda, eu escrevo textos para notas e sites e para outros usos também. Hoje em dia, provavelmente faço 20 ou 30 vezes mais coisas do que no início.

▪️Todos os envolvidos com o Queen, embora uma equipe relativamente pequena de pessoas, geralmente estão extremamente ocupados com vários projetos acontecendo simultaneamente. No momento, por exemplo, há todo o trabalho do Queen em andamento como sempre, muito progresso no arquivo fotográfico e no site, e coisas a fazer com as mercadorias e produtos futuros, mas também há Brian e Roger solo projetos.

▪️E há o Queen + Adam Lambert Archive para manter o controle, e vários livros e outros projetos em andamento ou atualmente ativos.

▪️Nunca há um momento em que toda a equipe não esteja ocupada com muitas coisas, principalmente porque o Queen é tão popular hoje do que nunca. Talvez ainda mais. Não consigo imaginar isso mudando tão cedo. Acho que a Banda continuará a ser cada vez mais popular e, portanto, todas as memorabilias e todos os projetos e todos os arquivos em que todos trabalhamos, continuarão a exigir mais e mais contribuições e trabalho – e essa é uma ótima situação, de fato, na minha opinião ….

®️ Qual é o futuro dos arquivos do Queen ?

▪️Novamente, é provável que seu palpite seja tão preciso quanto o meu. Não posso prever o que acontecerá no arquivo do Queen daqui à cinco ou dez anos, ou provavelmente até dez meses. As coisas têm sido bastante consistentes e constantes nos últimos 25 anos, o tempo que estou por aí, e imagino que será mais ou menos constante nos próximos 25 ou 50 anos.

▪️Imagino que os arquivos continuarão à exigir monitoramento e manutenção constantes e, a cada poucos anos, as preciosas gravações e filmagens precisarão ser copiadas e protegidas nos formatos mais recentes.

▪️Espero que isso lhes dê alguma ideia sobre meu trabalho. É um trabalho fascinante e nunca é o mesmo de uma semana para a outra. Espero estar fazendo isso nos próximos 20 anos – enquanto eu for necessário …

 

Greg Brooks

 

Fonte – Queen Vinyls – Por © Nicola Bizzo

 

▪️Nota – A entrevista foi mantida na íntegra, porém o livro de Greg Brooks – I Want It All – que seria lançado em outubro de 2021 foi adiado para outubro de 2022.

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *