Flash A ah …
Essa foi a música tema do filme de quadrinhos de 1980 – Flash Gordon.
Escrita por Brian May, é uma estrutura agradável e dá ao Álbum Flash Gordon uma sensação de nostalgia crescente, mesmo para quem não cresceu assistindo ao filme.
Você sabe como começa, apenas uma única nota de baixo, repetido ao infinito, acompanhado para uma ênfase ocasional pelo piano, seguida de uma sensação de pavor aconchegante.
Então a gritaria começa. Cada Flash a-ah unido por algum tipo de resposta de sintetizador de guitarra.
Mas o sinistro está lá. Tentando transformar um romance em um tema de suspense. Felizmente, deixando-os guerrear um com o outro.
E o Queen era perfeito para esse trabalho. E aconteceu na hora certa. Uma chance de brincar com sua recém-descoberta paixão por sintetizadores, uma chance de acampá-la ao extremo, enquanto também faz algo que eles nunca fizeram antes.
A Banda parece se divertir um pouco com a construção de um mundo de ficção científica.
É o tipo certo de exagero !
Mas nem todo mundo gostou da gravação do Queen. Brian relembrou a história da música para o The Independent, em 23 de Março de 2012 –
Fomos contratados para fazer o trabalho por Mike Hodges, que era o diretor de Flash Gordon e Dino De Laurentis, aquele famoso produtor de cinema italiano. Ele fez aquele grande remake de King Kong – bilhões de dólares – mas a combinação dele e Mike Hodges era muito estranha, porque para Dino era um filme muito sério e para Mike era uma paródia.
Então houve esse confronto, e tenho quase certeza de que foi ideia do Mike nos contratar para o trabalho e o que aconteceu foi que entramos e vimos alguns dos lançamentos do filme e adoramos, e todos nós saímos e fizemos alguns demos separadamente – Roger, John, Freddie e eu, e chegou um dia em que todos entramos no estúdio e as reproduzimos para Mike e Dino e perguntamos – ‘ Foi isso que descobrimos. O que vocês acham ? ‘
Houve um momento horrível quando Mike pulou para cima e para baixo dizendo – ‘ É brilhante, é brilhante ‘, e Dino sentou-se lá com um rosto pálido e branco como um lençol e obviamente não gostou, e quando se tratou do tema, eu tinha escrito – você sabe – Flash – bem, Dino disse – ‘ É muito bom, mas não é para o meu filme. ‘
Então todos nós ficamos um pouco taciturnos e fomos embora. Mas o que eu acho que aconteceu foi que Mike foi até Dino e disse – ‘ Você tem que ter fé aqui. Isso é algo que vai funcionar e Brian realmente capturou a essência do filme nesta música. ‘
Mas foi uma grande aventura naquela época. Acho que nunca houve um longa-metragem com música de fundo feito por uma Banda de Rock antes – foi uma partida realmente perigosa. Você tinha que ter sua base de cordas para criar emoção. Isso nunca foi feito. E para seu crédito, Dino concordou e foi muito favorável.
Brian May
Flash’s Theme
Fontes –
Ava Foxfort
Songfacts