Queen na Argentina: um acaso que deu certo – Parte 02/02

Continuando com …

 

Uma Rainha em Buenos Aires – Parte 02/02

Queen substitui Lynda Carter – A Mulher Maravilha.

 

Abaixo, a 2a parte de um relatório de 42 anos depois do Queen na Argentina, uma visita que trouxe um show inédito e mudou a forma de produzir espetáculos musicais…

 

– Alguns contratempos 

As complicações vieram de ninharias. Chris Lamb, integrante da equipe de produção do Queen, chegou ao país com passes turísticos que traziam o desenho de duas garotas seminuas, uma japonesa e outra latina, comendo uma banana. A moral militar fez com que ele fosse parado na alfândega e obrigado a cobrir os seios das mulheres com marcador em cada um dos passes.

 

–  A chegada

O grupo desembarcou em Ezeiza no dia 23 de Fevereiro de 1981 e sua chegada foi uma revolução. Mídia, fãs, membros do Governo e curiosos esperavam por eles. A música da Banda tocava nos alto-falantes do aeroporto. De lá tiveram que ir para Vélez para uma coletiva de imprensa e cada integrante da Banda entrou em sua limusine, que não era bem uma limusine. Naquela época, limusines não existiam por aqui, o mais próximo que havia era o Ford Fairlane preto, explica Coqui. A curiosidade foi que o Ford que transportava Freddie Mercury parou no meio da estrada para abastecer em um posto de gasolina. Foi a única vez que Jim Beach brigou com a gente, lembra Capalbo.

 

Os dias que se seguiram desencadearam uma verdadeira Queenmanía no país. Rádio, televisão e revistas acompanhavam a Banda por toda parte. Os fãs os procuraram e a segurança foi reforçada por medo de um sequestro ou ataque terrorista. Assim, aconteceram estranhos encontros, como Freddie Mercury tirando foto com membros da Polícia Federal na porta do restaurante Los Años Locos (onde teve que ser resgatado do banheiro devido ao assédio de um grupo de seguidores) ou um hilariante diálogo televisivo entre ele e China Zorrilla.

 

– A mídia despreparada 

Como costuma acontecer em todo esse tipo de situação, parte da imprensa local demonstrou total falta de respeito com os entrevistados, disse uma crônica da revista Pelo. E acrescentou: A maioria dos jornalistas não sabia os mínimos detalhes sobre o grupo e não se preocupou em descobrir. Alguns repórteres de rádio e jornais abordaram o gerente, e diante de seu estupor total, perguntas de vários calibres o invadiram, inclusive algumas como estas

–  Quantos músicos tem no Queen?

– Eles são uma Banda country?

– Você acha que haverá tumulto quando eles tocarem?

– O que você sabe sobre a música argentina?

 

– Um encontro tenso com Viola do qual Taylor escapou 

O governo militar não quis ficar de fora. Roberto Viola logo assumiria a presidência, e seu filho estava especialmente preocupado com a tensa relação entre os militares e a juventude argentina. É por isso que ele sugeriu encontrar o grupo. A relação com Capalbo facilitou a gestão, e o encontro aconteceu na casa do militar. Roger Taylor foi o único que decidiu não participar da reunião.

 

Roberto Ruiz, então chefe do setor Anglo da EMI Argentina, se encontrou com o Queen no Sheraton Hotel e deu à eles dois discos de ouro. Foi um encontro amigável, recorda em diálogo com La Agenda – O mais aberto foi Brian May, que também falava um espanhol razoável. Freddie estava interessado em tirar dúvidas sobre a cidade, o público e o que esperar do ambiente nas apresentações. Roger Taylor falava menos. John Deacon quase não falava, mas era muito atencioso.

 

–  Curiosidades

O único difícil foi Peter Morgan, que era parceiro de Freddie na época. Ele exigia atenção constante, embora estivesse mal-humorado e exigisse que eu o informasse detalhadamente sobre os problemas da turnê. A presença de Morgan teve outra anedota, digamos, do coração. Fisiculturista e vencedor do concurso Mr. Reino Unido, Morgan teve uma relação tórrida com Freddie, e veio à Argentina para acompanhá-lo em turnê. No entanto, em Mar del Plata Mercury o viu com outro homem e depois de uma briga feroz o expulsou do hotel e do passeio.

 

– Os shows esgotaram ?

Os dois primeiros shows em Vélez, em 27 e 28 de Fevereiro de 1981, não esgotaram. Então Alfredo Capalbo teve a ideia de negociar os direitos televisivos. Assim, na segunda noite, o Canal 9 transmitiu imagens do primeiro show. Essas imagens, somadas ao hype da mídia, fizeram a última data marcada para 8 de Março explodir em vendas e transbordar de castings. Quando as pessoas viram o que era o show, não podiam acreditar e não podiam perder. Foi uma loucura, diz Coqui.

 

– Maradona 

Antes do último show, em 8 de Março, Roberto Petracca, então presidente do Vélez, organizou um churrasco em sua casa de campo no Parque Leloir do qual participaram membros do Queen, imprensa e amigos da mídia. Lá Juan Manuel Cibeira e Daniel Ripoll, diretores da revista Pelo, conversaram com Freddie Mercury e ele lhes disse que planejava subir ao palco vestindo a camisa da Seleção Argentina e que ia convidar Diego Maradona. Naquela época não havia possibilidade de juntar futebol e rock, era antagônico, disse Cibeira. Ele disse que era completamente normal em seu país. Claro, depois ele saiu com a camisa da Seleção e as pessoas pularam em cima dele.

 

 

▪️Nota – Costuma-se acreditar que a camisa que Freddie vestiu foi uma troca que ele fez com Maradona, mas a realidade é que ela foi dada à ele por executivos da EMI. Depois da reunião no Sheraton, organizamos o plano de acompanhá-los na turnê e me ocorreu, por termos conversado brevemente sobre futebol, que seria uma boa ideia dar à Mercury uma camisa da seleção para vestir no palco. Era apenas uma possibilidade, lembra Roberto Ruíz. Fui pessoalmente comprá-la, acrescenta, em uma das filiais da então famosa Casa Testai, dedicada ao sportswear, localizada na Avenida Rivadavia entre as ruas Pumacahua e Carabobo, bairro Flores. Meu filho Lisandro, então com 15 anos, me acompanhou. No dia seguinte dei para o nosso funcionário deixar na cama do quarto dele como presente da EMI.

       

 

O interesse por Maradona havia começado em 1980, quando Jim Beach veio ao país para a pré-produção dos shows. Durante sua visita, pediu à Capalbo que fosse ao estádio do Argentinos Juniors em La Paternal porque queria ver o Pelusa jogar. Poucos meses antes, em Wembley, o craque havia feito uma jogada famosa em que derrubou cinco ingleses, mas não terminou em gol. No início de 1981, Maradona havia saltado para o Boca e tinha interesse em se tornar um ídolo popular.

 

Os integrantes do Queen o conheceram pessoalmente em uma festa em Castelar e o convidaram para subir ao palco para o último show. Naquele 8 de Março, Maradona apareceu em cena e disse: Quero agradecer à Freddie e ao Queen por me fazerem tão felizes. E agora, ‘Another One Bites The Dust! O público, arrebatado, entoava Maradoo Maradooooonaaaa.

 

Um final perfeito para um evento que já havia alcançado o status nacional e popular.

 

Fonte –

laagenda.buenosaires.gob.ar

Por Ilan Kazez

Dica do grupo Dear Queen.

 

▪️Se você se interessou, e perdeu a 1a parte, ela está aqui

Queen na Argentina: um acaso que deu certo – Parte 01/02

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *