Anatomia De Uma Voz – Freddie Mercury

As 03 fases da voz de Freddie Mercury –

A voz de Freddie passa por três fases, em que a terceira é quase uma imagem espelhada da primeira.

1️) Anos 70 –

Quase feminina, flexível, rude e masculina quando necessária, ajudada também pelo visual da época – elaborado e sofisticado.

Uma voz feminina, mas só na aparência, mais precisamente uma forma de cantar que era sempre lânguida, dramática, não isenta de explosões bem controladas e nunca estridentes de soprano, e que poderíamos ver aquele capricho oculto de Diva que, é claro, ele podia causar.

 

 

2️) Década de 80 –

A voz, ainda muito clara, já está recoberta de um tom mais sombrio, quase mais adequado ao Rock, e em que a maleabilidade e a limpeza ainda dominam, mas essa forma de cantar tende à se perder, certamente cúmplice também da mudança da era artística, e conseqüentemente, do estilo musical.

Freddie opta por mostrar-se no seu lado mais masculino, com bigode e aspecto de homem rude, a voz é mais incisiva, profunda, áspera, mas sempre capaz de atingir picos agudos e impossíveis para qualquer outro, principalmente voz masculina.

 

 

3️) Final anos 80 / Início 90 –

No período do solismo e da associação operística com Montserrat, Freddie mantém sua própria maneira de cantar, mas brinca consigo mesmo e com sua própria voz.

Passa de atmosferas de barítono, dignas de cantor de ópera, para se lançar em finais de Rock como em Barcelona, ou em interpretações como The Golden Boy, onde acompanha profissionalmente a sua metade artística, libertando também o Rock que estava preso nele.

Em The Miracle, a voz e o estilo permanecem intactos.

 

Em Innuendo exala uma lamentação dolorosa na vida, em que Freddie agora é dominado por fortes dores na garganta e que lentamente ele se entrega, para se afastar novamente.

 

A voz é incrível, incrivelmente intacta, volta à ser quase feminina, fina, aguda, parecida ao primeiro período, mas menos mergulhada em estereótipos.

O agudo vibra quase como um grito de dor, a aspereza está ausente ( para isso tinha que forçar de uma forma que já não era possível ), sem interrupções, sem momentos em que a voz quebra, simplesmente jorra por si com uma espiritualidade que, infelizmente, o teria envolvido completamente pouco tempo depois .

É um milagre ? Claro !

 

 

Fonte para base e composição de texto –

Queen, Don’t Lose Your Recension

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *