A Night At The Opera: o convite real da rainha não poderia ser ignorado

Do título à música, A Night At The Opera é majestoso.

 

A turnê britânica para apoiar o lançamento de Sheer Heart Attack começou durante o outono de 1974, e depois de passar pela Europa e América, terminou no Budokan em Tóquio, Japão, em 1 de maio de 1975.

Entre o retorno da banda e o início de outra turnê no Reino Unido em 14 de novembro de 1975, o Queen gravou o álbum que os transformaria de grandes estrelas em superestrelas. O trabalho no quarto álbum do Queen, outro coproduzido pela banda junto com Roy Thomas Baker, começou em agosto de 1975, e só foi concluído pouco antes da data de abertura de sua turnê no Empire Theatre de Liverpool em 14 de novembro.

A Night At The Opera, como todos sabemos agora, é uma obra-prima. Tudo, desde seu título (emprestado do filme Os Irmãos Marx de 1935) até a música, a arte do álbum e toda a pompa e circunstância de todo o pacote é majestoso.

As 12 faixas que compõem A Night At The Opera quebraram confortavelmente a marca de 43 minutos e, assim como seu antecessor, a sequência desse disco cria uma dinâmica própria. Este é um álbum que deve ser ouvido na íntegra e não através da imprevisibilidade do jogo aleatório e do embaralhamento.

O Queen aproveitou ao máximo as 24 configurações de faixas que Baker trouxe para a mesa e, junto com o engenheiro, o falecido Mike Stone, que infelizmente faleceu em 2002, eles coletivamente criaram um ótimo disco de som. Ele abre com Death On Two Legs (Dedicated To…), uma carta aberta mal velada e áspera a um contato de empresário, que na verdade recebeu seus retoques finais imediatamente antes do lançamento. É uma das letras mais afiadas de Freddie, tão cruel que Brian May não ficou muito contente para sequer ter que cantar as palavras.

 

Lazing On A Sunday Afternoon de Freddie continuou a mostrar suas habilidades de tocar piano e sua crescente confiança nos teclados ajudou a tornar todo o álbum muito melhor.

 

Segue-se uma transição caprichada para I’m In Love With My Car, de Roger Taylor, uma ode à velocidade que um dia seria usado como base de som para um anúncio de TV da Jaguar, enquanto se oferecia como uma canção de amor séria.

 

Ela também foi usada como lado B de Bohemian Rhapsody, mas apenas depois que Roger supostamente se trancou em um armário no Sarm Studios até que os outros concordassem rindo.

Mais um novo terreno é quebrado por You’re My Best Friend, de John Deacon, que em 1976 se tornou a primeira composição do baixista a ser lançada como single do Queen, e um sucesso.

 

’39 de Brian May é sua primeira composição a aparecer neste álbum e é um número de viagem espacial de ficção científica que é um lembrete de seu interesse aprendido em astrofísica e astronomia em geral. Dado o estranho arranjo skiffle da canção, Brian pediu a Deacon para tocar contrabaixo, e o número foi incluído no set-list do Queen em 1976, tornando-se um favorito instantâneo do público.

 

Sweet Lady de Brian acentuou a diversidade quase intencional do Queen neste ponto de sua carreira, com sua seção rítmica ao vivo e rock thrash fortemente distorcido em 3/4 tempo.

 

Seaside Rendezvous, de Mercury, é outra faixa que mostra a inventividade da banda, já que Freddie e Roger fornecem uma seção de sopros executada apenas por suas vozes, juntamente com uma sequência de sapateado que eles executaram na mesa de mixagem com dedais sobre os dedos.

 

O segundo lado de A Night At The Opera começa com o longo The Prophet’s Song, de Brian, que foi inspirado, se é que essa é a palavra certa, quando ele estava febril com hepatite durante as sessões de Sheer Heart Attack. Uma peça pesada e mal-humorada, The Prophet’s Song foi a peça central ideal para a próxima turnê. Sua atmosfera bíblica sendo acentuada pelo uso do koto de brinquedo pelo guitarrista, um instrumento de cordas tradicional japonês mais comumente associado à música clássica experimental.

 

Love Of My Life é uma balada muito bonita, embelezada com a harpa de May, os delicados pratos de Roger e a guitarra acústica predominante da Gibson Hummingbird – coincidentemente comprada por Brian no Japão na primavera anterior.

 

Good Company, de Brian, é uma de suas sábias peças familiares – uma canção cheia de valores sonoros e reflexão madura. Gravado com o ukulele e sua confiável Red Special à mão, sua sobreposição imita uma sensação tradicional de banda de jazz.

 

E assim, para o colossal, o monumental (adjetivos mal podem fazer justiça a essa canção), Bohemian Rhapsody. Composta em seis seções, a maioria por Mercury em sua casa em Holland Park, essa foi a música que dividiu opiniões até mesmo dentro das fileiras. Certamente eles não poderiam esperar se safar com isso? Mercury estava certo de seus méritos, mas raramente dava muito em relação à estrutura lírica e às referências à ópera clássica, aos videntes do Antigo Testamento e aos personagens principais Scaramouche e Galileu.

Se pressionado, Freddie diria:

É uma daquelas músicas que tem uma sensação tão fantasiosa. Acho que as pessoas deveriam apenas ouvi-lo, pensar sobre isso e depois decidir o que ele diz a elas… Bohemian Rhapsody não surgiu do nada. Pesquisei um pouco, embora fosse uma ópera irônica e simulada. Por que não?

Mas se ele manteve seu raciocínio privado, a resposta do público foi incrível, especialmente quando ele astuciosamente deu uma fita de pré-lançamento para o amigo DJ, Kenny Everett, com um piscar de olhos: Mas você não tem permissão para tocá-lo no ar em sua totalidade. Naturalmente, Everett ignorou essa exigência, como Mercury sabia que faria, e tocou quatorze vezes em dois dias. A camada sobre camada dos vocais, os gongos e tímpanos – inferno, a própria parte operística da banda – esta é uma daquelas canções que toda a gente conhece, mas que uma vez ouvida de novo, mesmo em retrospectiva, ainda desconcerta e encanta.

Ironicamente, antes de lançá-lo como single, um executivo sênior da EMI estava convencido de que era muito longo e ele tentou convencer a banda de que ela precisava ser editada se tivesse alguma chance de obter alguma reprodução nas rádios.

Misturando o gloriosamente bombástico com o docemente simples, o solo de guitarra de May é um estrondo. Bohemian Rhapsody era muito coisa de Freddie e também seu tour de force, contendo elementos de obras em andamento de empreendimentos anteriores.

Como se a música não fosse visual o suficiente, ela foi acompanhada por um vídeo inovador e, embora tenha sido dito ser o single mais caro feito até então, ele se recuperou na íntegra.

 

E esse não era o fim do caso, e só havia uma maneira de segui-lo. Uma revisitada ao arranjo de May do Hino Nacional, God Save The Queen (certamente isso também não passou despercebido nos círculos do Sex Pistols); era algo que eles vinham usando como um final de turnê há algum tempo. Instrumental, multifacetada e estranhamente afetiva, May alcançaria uma espécie de ambição de vida muitos anos depois, quando a apresentou do telhado do Palácio de Buckingham para o Jubileu de Ouro da Rainha em 2002; foi também uma espécie de homenagem à versão de Jimi Hendrix de The Star-Spangled Banner.

 

E assim o álbum foi lançado em 21 de novembro de 1975 e, como resultado, o Natal pertenceu ao Queen. A turnê esgotada que havia começado uma semana antes do lançamento do álbum culminou com um show na véspera de Natal no Hammersmith Odeon que foi filmado e transmitido pela BBC no The Old Grey Whistle Test. Sua turnê norte-americana começou na quarta semana de janeiro e isso também provou ser um triunfo.

A Night At The Opera subiu para o número 4 na parada de álbuns da Billboard e Bohemian Rhapsody se tornou o primeiro single da banda no top dez na Hot 100 enquanto o Queen estava em turnê pela América.

Após a entrada de A Night At The Opera nas paradas britânicas em 15 de dezembro de 1975, havia muitas meias de Natal cheias com o álbum, e dois dias após o Natal, em 27 de dezembro, ele liderou as paradas.

Ele ficou lá durante o feriado de Ano Novo antes de ser substituído por Perry Como’s Greatest Hits por uma semana. O aumento nas vendas, no entanto, foi tão forte que o Queen voltou ao primeiro lugar por mais duas semanas. Enquanto isso, Bohemian Rhapsody ficou em 1º lugar na parada de singles do Reino Unido por nove semanas, começando em 29 de novembro e permanecendo lá até 31 de janeiro do ano seguinte. Como todos sabemos agora, mais tarde voltaria ao primeiro lugar em um momento muito menos feliz.

Fonte: https://www.udiscovermusic.com/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

www[3].jpg

Postado por - 30 de outubro de 2004 15
Roger Taylor em entrevista coletiva Roger em entrevista coletiva em Cologne, dia 29/10/2004

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *