“Queen The Greatest”: uma celebração de 50 dos maiores momentos da história do Queen até agora.
Esta semana, Queen: 1975 Bohemian Rhapsody – Making History
Uma jornada pelas maiores conquistas do Queen não estaria completa sem incluir a inovadora Bohemian Rhapsody. Mesmo quando a música foi criada no estúdio a banda acreditou que algo especial estava surgindo, mas o impacto que a música fez e continuaria a fazer foi além das expectativas, mudando a indústria musical para sempre.
Entregando à banda seu primeiro single de sucesso número um, ela se tornou a única música a vender mais de um milhão de cópias em duas ocasiões no Reino Unido, é a música mais transmitida do século 20 e em março de 2021 atingiu o extremamente raro padrão Diamante nos Estados Unidos, fazendo do Queen a primeira banda britânica a receber este prêmio.
Embora as semanas de trabalho árduo no estúdio para criar esta obra-prima sejam bem documentadas, ninguém poderia prever que apenas quatro horas passadas pela banda no Elstree Studios do Reino Unido no dia 10 de novembro mudariam o curso da história da música para sempre …
Brian May: “Para ser honesto, não estávamos muito entusiasmados em ir ao ‘Top of the Pops’ e subir naqueles pequenos pódios e meio que imitar a Bohemian Rhapsody. Teria sido realmente uma porcaria. ”
Roger: “Usamos uma unidade externa de transmissão de esportes para trazer suas câmeras para o Elstree (Studios), onde estávamos ensaiando. E poderíamos ir para a estrada e esse (vídeo) poderia estar no Top of the Pops e percebemos ‘uau’, você nem mesmo precisa estar aqui para promover seu disco agora … basta fazer um desses pequenos vídeos e isso é tem que ser o caminho no futuro. Fomos os primeiros a fazer isso. ”
Freddie: “É o primeiro vídeo que realmente teve algum efeito para realmente gerar vendas. Muitos vídeos provavelmente foram feitos antes, mas eles não vendiam discos. Acho que foi o primeiro que realmente funcionou. ”
Dirigido por Bruce Gowers e custando apenas £ 4500, a promoção de “Bohemian Rhapsody” é amplamente considerada por ter dado origem à prática de criar videoclipes.
As imagens dramáticas do vídeo se tornaram tão icônicas e reconhecíveis quanto a própria música. Não é nenhuma surpresa então que foi o primeiro videoclipe pré-1990 a ultrapassar a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube.
Próxima semana: Behind The Hits – Parte 1. Uma faixa celebrando todos os quatro membros da banda como compositores de sucesso. A Parte 1 examina cinco sucessos escritos por Roger Taylor.
Fonte: www.queenonline.com