O Queen realmente aumentou o volume do Live Aid? – Por Sheila Pauka

Desfazend0 mit0s!


O Queen NÃO aumentou o volume no Live Aid.
Veja como realmente aconteceu !

▪️Por STEFAN KYRIAZIS
Express Co Uk
21 de Novembro de 2021.

➡️ O Queen NÃO aumentou o volume da mesa de som no Live Aid para roub@r o show. Era simplesmente impossível, de acordo com o único homem que sabe os motivos.

Então, como Freddie Mercury e a Banda soaram muito melhor do que quase todo mundo ?

▪️A lenda persiste, mas faz uma injustiça à Banda. A ideia é que o engenheiro de som de longa data do Queen – Trip Khalaf enganou com um truque s0rrateiro.

Até mesmo Brian May disse –

Enviamos nosso brilhante engenheiro para verificar o sistema, então ‘ ele definiu todos os limitadores para nós ‘. Estávamos mais barulhentos do que qualquer outra pessoa !

▪️O responsável pelo som de todo o Estádio no dia – Malcolm Hill – diz que era completamente impossível alguém aumentar o volume. Então, o que realmente aconteceu ?

▪️A verdade é que o Queen roub0u a cena porque eles eram melhores do que a maioria das Bandas da época de 02 maneiras principais.

▪️A empresa de Malcolm Hill – a Hill Pro Audio – estava encarregada dos sistemas de som no Estádio de Wembley para o Live Aid.

Malcolm Hil

– Sua empresa até recebeu uma carta formal da The County Hall London, elogiando-os por manter os níveis de som rígidos implementados e exigidos.

▪️Hill disse ao Express Online –

Ninguém no palco ou ao redor dele teria qualquer controle ou mesmo conhecimento da operação do sistema de som … O sistema era controlado por um rack do processador, à 100 metros de distância, no meio do campo, escondido e fora do caminho, ao lado da plataforma de mixagem.

Basicamente, era impossível para qualquer um aumentar o limite de som !

O SPL (nível de pressão sonora) é a medida objetiva para o nível do som, em vez do sentido subjetivo de ‘ volume ‘. É medido em decibéis, sendo uma escala logarítmica em que 0dB é o limiar de audição para um ser humano normal . Um show de Rock típico costuma atingir cerca de 100 dB, o que é 10.000.000.000 vezes mais potente do que o menor som que você pode ouvir.

Trip Khalaf merece crédito total por seu uso habilidoso e ótimo do sistema, mas não por quaisquer truq€es ou favoritismo ! ‘

 

 

Trip Khalaf

 

▪️Em termos leigos, o Queen não era realmente mais alto, mas ” soava ” mais alto. E o Queen soou melhor do que a maioria das outras Bandas em Wembley por duas razões muito impressionantes.

1️⃣ Em primeiro lugar, o talentoso engenheiro de som do Queen era um dos poucos que sabia como maximizar adequadamente a saída dentro dos limites para que o Queen soasse mais claro e mais alto.

Brian estava certo quando disse que Trip os fez soar mais alto.

Hill explica –

Trip Khalaf, do Queen, apenas caminhou até a mesa de mixagem, que nunca tinha visto antes em sua vida, montou tudo e o resto é história. Você não seria capaz de lançar Bohemian Rhapsody tão audível se o som deles não fosse enorme. 

Hill disse ao Express Online que The Who, Status Quo e Dire Straits eram realmente bons pelo mesmo motivo.

Mas muitos outras Bandas descaradamente não estavam tão bem preparadas e não tinham seus próprios engenheiros qualificados –

A falta de uma passagem de som realmente parecia derrubá-los e então eles entraram em pânico.

2️⃣ Havia um outro fator, é claro, que realmente diferenciava o Queen e estava acima do resto.

Hill acrescenta –

O Queen não veio e fez seu set normal, eles ensaiaram um set específico que funcionaria sem passagem de som e um slot de 15 minutos.

O organizador do Live Aid – Bob Geldof – e Brian May, reconheceram a compreensão precisa do Queen sobre a importância de entregar um conjunto repleto de sucessos adaptado ao evento e ao limite de tempo disponível para cada um.

▪️Empilhados em cima dos talentos extraordinários dos 04 homens no palco e do calibre de sua música, tudo estava perfeitamente combinado para provar que o Queen era o ato supremo do Estádio ao vivo da época.

▪️É divertido imaginar um pouco de truqu€s atrevidos – e funciona bem em um filme -, mas é muito mais gratificante saber que o Queen soou tão bem pura e simplesmente por causa do seu próprio talento envolvido.

▪️Nota 01 –

A carta endereçada à Malcolm Hill agradecendo por manter o som nos decibéis combinados, e diz o seguinte –

➡️ ” Diretor-Geral e Secretário do Conselho MF Stonefrost –

Para Casa Hollingbourne,
Malcolm Hill Associates, Hollingbourne,
Kent ME17 1QI

Querido Mike,

Ref. Concertos no Estádio de Wembley –

Por favor, encontre em anexo uma cópia do meu relatório sobre as medições de ruído feitas nos recentes concertos do Estádio de Wembley.

Os níveis de ruído nos shows de Bruce Springsteen foram significativamente maiores do que os níveis no show do Live Aid.

O concerto Live Aid reuniu as diretrizes GLC e os níveis de ruído de controle definidos no mixer.

Devo estender meus parabéns à você e sua equipe de som pela excelente produção sonora, dado o pouco tempo disponível para mudar de Banda para Banda.

Se você precisar de mais informações sobre este relatório, ou se eu puder ser de alguma ajuda no futuro, entre em contato comigo.

Com os melhores cumprimentos,

Jim Griffiths

▪️Nota 02 –

Este post foi uma colaboração conjunta de Cláudia Falci dos grupos Queen Net – Fã Clube do Brasil e Queen Eternamente e Sheila Pauka do grupo ??Freddie Mercury & Queen??.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *