Dissecando Lazing On A Sunday Afternoon

LAZING ON A SUNDAY AFTERNOON

 

Músicos

– Freddie Mercury: vocal principal, backing vocal, piano.

– Brian May: guitarra elétrica.

– John Deacon: baixo.

– Roger Taylor: bateria.

Álbum – A Night At The Opera.

 

Gravações

– Rockfield Studios, Monmouth, Wales: Agosto – início de Setembro de 1975.

– Sarm East Studios, Londres: Setembro – Novembro de 1975.

Produtores – Queen e Roy Thomas Baker.

Engenheiro de som – Mike Stone.

Engenheiros de som assistentes – Gary Langan (Sarm), Gary Lyons (Sarm).

 

Como uma continuação do poder bruto e da raiva que ricocheteiam na faixa de abertura do Álbum (Death On Two Legs), o Queen escolheu uma música menos perturbadora para o segundo lugar do disco.

Pode-se imaginar prontamente a surpresa de um fã de heavy metal que correu para comprar A Night At The Opera em sua loja de discos favorita, colocando o vinil de 33⅓ rpm em seu toca-discos, apenas para descobrir a segunda música –

Lazing On A Sunday Afternoon !

A música é uma clara descendente de Bring Back That Leroy Brown, que apareceu no 3° Álbum do grupo – Sheer Heart Attack. Essa justaposição de músicas é apenas mais um exemplo de como o Queen não é uma Banda de rock tradicional.

Trata-se de um grupo que não impõe limitações artísticas à si próprio, e que recorre à múltiplas fontes de inspiração para criar um rico catálogo musical.

A letra de Lazing On A Sunday Afternoon descreve uma semana típica na vida de um londrino tradicional – trabalhar na 2a, lua de mel na 3a e andar de bicicleta na 4a. O narrador, que dança uma valsa no zoológico na 5a feira, também afirma, não sem um toque de ironia –

 

Eu venho de Londres

Eu sou apenas um cara comum

Às 6as, eu vou pintar no Louvre

Em sua forma fantástica, a faixa retrata uma fatia suave da vida, acompanhada pelo estilo de jazz que Mercury tanto amava.

 

Produção

Como grande admirador do som do music hall, essa faixa permite que Freddie Mercury mostre toda sua destreza no piano.

Um piano Bechstein IV foi usado para as sessões de gravação de A Night At The Opera, pois era mais fácil para o cantor tocar e tinha um som mais flexível do que o famoso piano Hey Jude do antigo Trident Studios, que havia sido usado para gravar as faixas dos três primeiros Álbuns do grupo.

A música é uma das mais curtas do repertório do Queen, embora consiga deixar espaço para uma introdução de piano brilhante e saltitante e um majestoso solo de guitarra aos 0:59 segundos.

Como é possível incorporar tantos elementos, com tanta precisão, em uma peça que dura apenas 67 segundos ?

Aí reside a magia e o gênio por trás de tantas faixas do Queen !

Desde os primeiros segundos, o estranho efeito que cobre a voz de Freddie prende o ouvinte pelos ouvidos. Soa quase como se um megafone fosse usado na gravação dos vocais. O produtor desta faixa, juntamente com tantas outras, foi Roy Thomas Baker, que revelou que o efeito na voz de Freddie foi criado por ele cantando em um estúdio e depois transmitindo sua voz em um par de fones de ouvido, que foram então colocados em uma grande lata de geleia que também continha um microfone estático com um amplo espectro de captação de som.

Essa improvisação DIY dá à voz de Freddie Mercury sua sonoridade lo-fi ( low fidelity, ou seja, baixa fidelidade ), como se estivesse passando por um telefone antigo, com um som desprovido de todas as suas frequências graves.

Aos 0:30 segundos é implantado um efeito sonoro que será usado novamente no Álbum Jazz em 1978. Este som é de um sino de bicicleta, que ecoa a frase andar de bicicleta todas as 4as feiras à noite.

 

 

Nota – Abaixo, a versão de estúdio e uma ao vivo, onde se é perceptível o truque de voz de Freddie no estúdio.

Making off de Lazing On A Sunday Afternoon

 

Lazing On A Sunday Afternoon (Live in Boston 30/01/1976)

 

Versão Oficial

( A 1a foto é de Shinko Music Japan. )

 

 

– Fonte – Queen All The Songs – The Story Behind Every Track – Por Benoìt Clerc

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

There are 1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *