“Teo Torriatte” do Queen toca durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio

A música Teo Torriatte – originalmente escrito como um tributo aos fãs japoneses da banda – apareceu na cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio 2020, que começaram oficialmente no 23 de julho.

O Japão rapidamente levou o Queen em seu coração, sinalizando o início de um laço profundo que ainda perdura até hoje.

Já em 1974, no Japão, a Music Life Magazine começou a publicar fotos da banda e reportar seus álbuns. O estilo da música e a performance ao vivo imediatamente bateram um acorde, e em abril de 1975 o Queen embarcou em uma turnê de oito noites no Japão. Seu primeiro concerto em solo japonês aconteceria no famoso Nippon Budokan em Tóquio, uma arena dedicada às artes marciais e concertos, e é justo dizer que a banda não tinha ideia do que os esperava.

Roger Taylor disse:

“Sabíamos que havia algum tipo de demanda por nós lá e por isso marcamos até o final de uma turnê americana. Tivemos férias no Havaí e fazia sentido, então fomos lá. Chegamos ao aeroporto e de repente percebemos que estava em uma escala diferente do que imaginávamos – havia milhares de pessoas lá, só para nos receber. Normalmente, você não consegue esse tipo de coisa em lugar nenhum.”

Este primeiro encontro marcou o início de um profundo vínculo entre o Queen e o Japão, cada um deixando uma impressão duradoura do outro. Tanto que inspirou Brian May a escrever uma música em homenagem especial ao seu público japonês chamada Teo Torriatte. A canção foi originalmente apresentada no álbum A Day At the Races de 1976, contendo dois refrões cantados em japonês.

O diretor de discos Kaz Utsunomiya disse:

“Eles não esperavam que a banda aparecesse com uma música como Teo Torriatte, que é destinada principalmente para o mercado japonês. A banda tem músicas diferentes para o mundo inteiro, mas eu acho que Teo Torriatte você só pode ouvi-las no Japão. “

No dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Brian May publicou em seu Instagram para celebrar um momento “icônico” da cerimônia de abertura de Tóquio 2020, onde o hit do Queen, Teo Torriatte (Let Us Cling Together), tocou para marcar o início do evento esportivo. A canção de 1976 foi usada quando a tocha entrou no estádio, incluindo algumas das letras em japonês.

Logo depois, o músico explicou que um clipe que havia postado do momento havia sido “bloqueado” em alguns países.

Após a confusão, ele postou uma foto da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, revelando que se sentia “orgulhoso” por ter a música de sua banda usada durante o prestigiado evento esportivo.

Em vista de seus 2,8 milhões de seguidores, ele escreveu:

“(Aparentemente o vídeo que acabei de postar foi bloqueado em muitos territórios – então aqui está um único quadro) – estou me sentindo muito comovido e orgulhoso.”

“Essa é a minha música, e a gravação original do Queen dela deve ser usada para um momento tão icônico no Japão é uma honra incrível para nós.”/

Brian passou a postar letras da canção, celebrando o evento de união.

“Obrigado queridos amigos. Desejando-lhe uma celebração alegre e saudável do talento atlético”, escreveu ele.

“VAMOS NOS AGARRAR JUNTOS com o passar dos anos – Oh meu amor, meu amor… No silêncio da noite, deixe nossa vela sempre queimar – nunca percamos as lições que aprendemos.”

Brian terminou desejando aos seus seguidores japoneses boa noite em sua língua nativa.

“Com amor do seu amigo Gai-Jin – Bri”, escreveu ele.

A música original

A música na abertura das Olimpíadas

Fontes: www.express.co.uk e www.marseillenews.net

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *