A Técnica Musical de John Deacon

O lado musical de John Deacon e suas técnicas no baixo –

Molhando os dedos para tocar –

▪️Dono de uma maneira peculiar de se comportar no palco, John construía linhas de extremo bom gosto em seu instrumento. Usando quase sempre um Fender Precision Bass, fazia muito uso de notas agudas e melódicas que se integravam perfeitamente ao piano de Freddie.

▪️Freddie, com sua influência em música clássica, sempre abusava de notas graves e Deacon fazia o seu baixo encaixar com precisão nos arranjos ao piano.

▪️Uma das paixões de Deacon na música era a Soul Music e isso influenciou todo o seu jeito de tocar. Várias músicas do Queen levam essa marca registrada de John e seu baixo marcante. Um grande sucesso da Banda, que deixa isso bem evidente é a clássica Another One Bites the Dust, de 1980.

 

▪️Por causa desta influência da Soul Music e o direcionamento musical pretendido por John, chegaram à haver discussões acaloradas entre ele e Brian, por John insistir em gravar as partes de guitarra em suas composições, por achar que Brian não conseguiria imprimir o estilo pretendido por ele.

▪️John usava principalmente os dedos para tocar, embora às vezes usasse uma palheta. Porém, a saliva só funciona por um minuto e depois seca. Tem que continuar o show inteiro com esse gesto para evitar o efeito de ressecamento.

▪️Joseph Mazello ( John Deacon em Bohemian Rhapsody ) disse em entrevista em 2018 –

 

Como John não estava por perto, Brian me deu pequenas dicas sobre pequenas nuances que eu perdi, tipo, John costumava lamber os dedos às vezes quando tocava baixo porque seus dedos ficavam presos nas cordas. Ele me disse isso e comecei à incorporar isso toda vez que estava tocando.

▪️John Deacon é um dos roqueiros mais habilidosos de sua geração. Mesmo sendo extremamente tímido, é considerado um dos maiores baixistas do mundo do Rock.

 

Fonte – roadiemetal

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *